#DER – Comissão de Fiscalização e Controle ouve Ezequiel Neiva

27 de fevereiro de 2018 451

#DER – Comissão de Fiscalização e Controle ouve Ezequiel Neiva

 

 

O caso escabroso dos R$ 30 milhões, que o DER – Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de Rondônia destinou para a empresa chamada Ouro Verde, no governo Confúcio Moura (MDB), com objetivo de refazer a obra na Ponte de concreto de Ji-Paraná, já concluída no governo Cassol/Caúla. Fator este que despertou no deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN), na última sessão ordinária (21), a convocação do diretor já afastado do DER, Ezequiel Neiva, para a próxima terça-feira (27), a partir das 12h00 na Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa.

 A finalidade desta convocação à Neiva e os demais da Câmara Arbitral, é ouvir e analisar as justificativas quanto aos valores da obra faraônica da Ponte do Anel Viário de Ji-Paraná. A denúncia partiu do líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Hermínio Coelho (PDT).

Ajesuino_Comissao

Nesta sexta-feira (23), o Ministério Público do Estado de Rondônia afastou Ezequiel Neiva e bloqueou os bens do homem do governo e amigo dos chefes dos poderes. O deputado estadual Jesuíno Boabaid, solicitou do presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, o parlamentar Aélcio da TV (PP), a convocação imediata de Neiva e dos procuradores, os trâmites do processo de pagamento e do projeto arquitetônico da Ponte de Ji-Paraná.

Aélcio da TV é presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do poder legislativo rondoniense. O parlamentar é economista de formação acadêmica. É conhecido pelos colegas de plenário como um grande pesquisador do sistema financeiro. Há dois anos, Aélcio da TV, que não tem o costume de criticar secretários ou diretores do Governo do Estado, não mediu palavras para descrever o perfil e a conduta do ex-diretor do DER, Ezequiel Neiva. Na oportunidade, Aélcio destacou  que a direção do departamento é um atraso para administração Confuciana.

Aélcio da TV chegou a dizer que os diálogos com Ezequiel Neiva é “tudo na base da negociação ou da politicagem”. E disse mais – Suas conversas são sempre com objetivo de angariar apoio político e eu fico indignado com isso – desabafou o deputado do Partido Progressista Aélcio da TV à época.

A linha de defesa do Governo Confúcio na Assembleia Legislativa se manifestou através do líder do executivo no parlamento rondoniense, o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB). O tucano bom de bico destacou na tribuna da ALE a confirmação de Ezequiel Neiva e dos demais procuradores nesta terça-feira (27). Contudo, Laerte pediu para o colega Jesuíno Boabaid a anulação do requerimento exigindo a presença de Neiva. No entanto, o compromisso do governo com os deputados é a confirmação da cúpula do DER para a data proposta.

Entretanto, o processo legislativo vem realizando o seu papel fundamental para o exercício da democracia brasileira. Desenvolver leis em benefício à sociedade e fiscalizar o Poder Executivo. As atividades do legislativo de Rondônia estão apenas no começo. Essa foi a primeira semana de trabalho dos parlamentares do Estado.