Desafio do DER é recuperar as estradas estaduais, posse do prefeito eleito de Candeias Lucivaldo Fabrício no dia 6, governador deve fortalecer o PSL no Estado
Recesso – No Paraná, apesar do recesso legislativo (Assembleia Legislativa e câmaras de vereadores) os trabalhos nas Comissões Permanentes continuam normalmente. Ontem (24), por exemplo, ocorreram reuniões das comissões de Segurança Pública, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Finanças e Defesa do Consumidor. Como Rondônia, ainda, é um Estado em franca evolução econômica, social e financeira, em futuro não muito distante o Poder Legislativo estadual também deverá funcionar da mesma forma: recesso legislativo, mas nem tanto.
Tratores – O DER não está com o pátio de máquinas em condições de atender a demanda de recuperação e adequação das estradas no Estado, mas esta semana equipou as Residências Regionais de Porto Velho e Vilhena com tratores agrícolas, graças a recursos oriundos do Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habilitação (Fhita). Os tratores garantem às Residências melhores condições de trabalho ao DER na investida para reestruturação do sistema viário pavimentado e de leito natural, que está em precárias condições de uso, após as chuvas do inverno amazônico.
Candeias – Expectativa para a posse do prefeito eleito em Candeias do Jamari, no último dia 8, após a realização da eleição suplementar, Lucivaldo Fabrício (DC). Ele é o terceiro prefeito que assumirá o cargo no mandado 2017/2021, após o assassinato do prefeito eleito em 2016, Chico Pernambuco (PSB) e a cassação do vice, que assumiu com a morte de Chico, Luiz Ikenohuchi (DEM), pela câmara de vereadores. Lucivaldo responde interinamente pelo cargo de prefeito, porque era presidente da câmara e deverá assumir definitivamente no próximo dia 6 em companhia do vice, André Silva Bem, também do DC, que foi eleito com ele.
PSL – Não há dúvida que o partido político que mais cresceu, após as eleições de 2018, que elegeu Jair Bolsonaro presidente da República é o PSL. Por isso existe enorme expectativa para o seu desempenho nas eleições municipais (prefeito e vereador) do próximo ano. Em Rondônia a movimentação, ainda, não é das maiores e o partido tem apenas um representante na Assembleia Legislativa (Ale), o deputado Eyder Brasil, de Porto Velho, dentre os 24 deputados eleitos e reeleitos em 2018.
2020 – O governador e presidente regional do PSL Marcos Rocha é a maior expressão do partido em Rondônia. Não conseguiu a adesão de nenhum dos demais 23 deputados para o seu partido e tem o coronel João Chrisóstomo na Câmara Federal, onde Rondônia tem oito representantes. Chrisóstomo está rompido com Rocha. É muito pouco para a garantia de um governo seguro, pois o Poder Legislativo é fundamental para um bom desempenho do Executivo. A parceria, não a subserviência garante uma administração forte e esperada pelo povo, que votou no governador Marcos Rocha, de forma expressiva em 2018. Resta a Rocha fortalecer o partido nas eleições municipais do próximo ano. É o que se deduz.
Respigo
Porto Velho está bem vazia nos últimos dias devido as férias escolares e ao recesso no setor público (Assembleia Legislativa e Câmara Municipal). Há dias que não chove, o que é normal no período de inverno amazônico (seca) +++ A poeira no centro e nos bairros já faz parte do cenário de Porto Velho. A falta de chuvas é tanta que já é possível ver postes correndo atrás de cachorros +++ No Paraná o governador Ratinho Júnior (PSD) vem realizando um trabalho que agrada a maioria da população. As críticas às suas ações são mínimas, mesmo assim sem radicalismo e pelo andar da carruagem deverá fechar o ano com elevado índice de aprovação popular +++ Já o governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL) que pela primeira vez concorreu a cargo público, situação bem diferente de Ratinho Júnior, que, apesar de jovem tem uma vitoriosa carreira política vem conseguindo ajustar o Estado. Eleito no embalo do presidente da República Jair Bolsonaro, Marcos Rocha é um estreante na política e aos poucos vem conseguindo a credibilidade do povo, o que é bom para Rondônia.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
