Descaso das aéreas com Rondônia na Comissão de Transportes, professora pré-candidata a vereadora na capital, quem terá apoio da dupla Rocha-Chaves?

5 de abril de 2024 118

 Aviação – Rondônia está sendo prejudicada econômica, social e politicamente devido a irresponsabilidade, falta de compromisso com a sociedade das empresas aéreas que atendem (ou deveriam atender) o Estado. Gol, Azul e Latam cortaram voos para outros estados (seis para dois diários) desde a metade de 2023 e a situação continua sem solução. Os preços são absurdos e conseguir comprar passagem é quase o mesmo que ganhar na loteria. Politicamente somente o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) acionou judicialmente as aéreas. Já foram realizadas audiências de conciliação, mas a situação continua a mesma: os voos para outros estados não atendem à demanda mínima de passageiros, além de os custos abusivos.

Aviação II – A deputada federal de Rondônia, Cristiane Lopes (UB), da Comissão de Viação e Transporte na Câmara Federal esteve reunida esta semana com representantes da sociedade civil organizada em busca de solução para a situação, que é grave, pois Rondônia está praticamente isolada do tráfego aéreo comercial. Estiveram com a deputada Cristiane membros da Fecomércio, Acep, Facer e Associação Brasileira de Agente se Viagens de Rondônia e foi criada uma Comissão Especial para acompanhar o desdobramento da situação. Projeto da deputada abre espaços para que companhias aéreas sul-americanas operem na Amazônia Legal. Seria importante a Assembleia Legislativa (Ale), também criar uma Comissão Especial para buscar solução para o descaso das aéreas com Rondônia. Se a região não interessa às companhias aéreas, que abram espaços para outras empresas, mesmo estrangeiras.

Vereadora – Extrovertida, falante, elegante e muito querida junto aos colegas da Escola do Legislativo (EL), a professora (pedagogia, inglês) Dalva Cristina é uma das pré-candidatas a vereadora em Porto Velho nas eleições de outubro próximo. Ela faz parte de um grupo que está sendo organizado na capital visando eleger vários vereadores. Dalva tem mais de 30 anos de Rondônia e há mais de 20 anos é servidora pública estadual concursada. Ela disse, que a disputa por uma das 23 vagas de vereador será a sua primeira experiência político-partidária, mas garante, que está preparada para enfrentar as urnas e bem representar a população na câmara de vereadores, a partir do próximo ano.

Prefeito – O prazo está se esgotando e o dia 5 de maio, último dia para as filiações partidárias, para que candidatos possam concorrer nas eleições de outubro está chegando. E existe uma expectativa enorme sobre a sucessão do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que foi reeleito em 2020 e está no último ano do segundo governo e, lógico, pretende eleger seu sucessor. O nome da ex-deputada federal, Mariana Carvalho, que preside o Republicanos no Estado tem a sua preferência para uma pré-candidatura à prefeitura da capital, inclusive, contando com apoio do governador Marcos Rocha (UB). A parceria de Hildon e Rocha para um pré-candidato a prefeito de Porto é fundamental para quem tem pretensões de buscar o cargo.

Prefeito II - Um dos problemas para a parceria entre o governador Rocha e o prefeito Chaves é que o deputado federal Fernando Máximo (UB), o mais bem votado em 2024 (85.596) à Câmara Federal, que tem como meta política, desde a campanha vitoriosa à deputado federal, entrar na disputa pela prefeitura da capital este ano. Até amanhã (sexta-feira), muita “água ira rolar em baixo da ponte”, como diz um ditado popular, pois os bastidores da política estão muito concorridos na busca de nomes em condições de somar votos para as eleições municipais deste ano. E um dos assuntos de maior relevância seria o pré-candidato que teria o apoio da dupla Rocha-Chaves. As apostas estão abertas.

Respigo

Positiva a Audiência de Instrução Legislativa realizada pela Comissão de Saúde da Ale-RO, presidida pela deputada Cláudia de Jesus (PT/Ji-Paraná) na quarta-feira (3). Normalmente as audiências públicas são muito criticadas pela falta de objetividade, servindo mais para os bons oradores aparecerem, como disse o deputado Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes), somente para “soluções” “do nada para coisa nenhuma” +++ Vários assuntos não ligados a financeiros foram amplamente debatidos, ajustados e a Sesau (Saúde) ficou de buscar soluções para os problemas com ajuda dos sindicatos. A deputada Taíssa Sousa (PSC/Guajará-Mirim) também teve participação de destaque na audiência que durou mais de 5 horas e apresentou um projeto com sugestões para amenizar vários problemas da saúde pública +++ Palmeiras e Fluminense empataram em 1x1 nos jogos que disputaram com San Lorenzo (Argentina) e Alianza Lima (Peru), ambos fora. Já o Botafogo decepcionou e perdeu (3x1) para o Júnior Barranquilla (Colômbia) em cassa, no Nilton Santos.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)