Desfiliação de Sobrinho do PT não foi acaso, assessores de gabinete do deputado Lazinho também pedem desfiliação, a disputa pela compra da vacina contra o covid-19 em Rondônia
PT – A saída do ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, do PT, apesar de surpreendente, não ocorreu por acaso. A desfiliação ocorreu, após mais uma condenação judicial, apesar de conseguir se inocentar em outras. Não foi, apenas Sobrinho, que deixou o partido, mas toda a assessoria do deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT-Jaru) pediu desfiliação do diretório do PT e há informações, seguras, que o parlamentar está aguardando, apenas a janela, que proporciona mudanças partidárias para trocar de sigla. Só não recebemos a informação do futuro partidário de Lazinho e sua equipe.
PT II – A mesma fonte informou, que não houve surpresa dentro do partido, “pelo contrário, ocorreram comemorações, pois o deputado, na Ale, só representa ele mesmo”. O que teria motivado as desfiliações repentinas seria a possibilidade de o ex-presidente Lula disputar a presidência da República no próximo ano. A liberação de Lula teria forçado o afastamento de Sobrinho, assessores do deputado e futuramente Lazinho. Com Lula candidato certamente faltarão vagas para candidatos competitivos na chapa, com amplas chances de conseguirem sucesso nas urnas. Como a política atual é de fechar porteiras para garantir a reeleição e seu espaço na agremiação, mudar de partido para se manter donatário é o caminho.
Diárias – O mundo passa por situação crítica com o coronavírus há mais de um ano. Além da contaminação e número elevado de mortos o covid-19 também provocou um abalo considerável na economia mundial. Mas para muitos vereadores de Rondônia nem a pandemia conseguiu frear o festival de diárias totalmente fora de propósitos. Qual o motivo de vereadores se deslocarem de seus municípios para Brasília ou Porto Velho com menos de três meses de mandato? No entanto vereadores de Rolim de Moura “torraram” cerca de R$ 22 mil com diárias em fevereiro último. Somente Rony Ton (PTB) não participou da “farra”. Já em Cerejeiras os “nobres pares” receberiam auxílio-alimentação de R$ 600, mas acabam suspendendo (sic) o benefício, por tempo indeterminado, após ampla pressão da população. Mas outros vereadores de municípios de Rondônia estiveram “trabalhando” em Brasília recentemente, como dois de Cacoal com diárias dos cofres públicos. É o fim da rosca...
Vereadores – Seguramente o trabalho do vereador é o mais difícil na política. E também para se eleger, pois o fracionamento dos votos, muita das vezes até na família dificulta a eleição. E o vereador tem sempre, que conviver diretamente com a população, que sabe onde ele mora e, sempre bate à porta do representante do legislativo municipal em busca de apoio nas mais diversas áreas públicas, como saúde, saneamento básico, recuperação de ruas e estradas, segurança pública, dentre outras reivindicações. As cobranças da população são muitas e diretas, porque o vereador está quase sempre junto com o povo, mas nem por isso pode abusar com diárias desnecessárias como “passeios” a Brasília com a desculpa, que vai “reivindicar em favor da comunidade”. Talvez por isso, o importante cargo público, que tem via direta com o eleitor perde credibilidade a cada eleição em razão de ações questionáveis e fora da real função do legislador municipal.
Vacinas – A compra de 400 mil doses de vacina contra o coronavírus, na verdade 440 mil, pois a cada cem mil, dez mil vem de bonificação, pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), mobilizou o governo do Estado, que anunciou ontem (23) que adquiriu um milhão de doses de vacinas russas, a Sputnik V. Não se sabe se há bonificação como a adquirida por Hildon, mas a previsão de chegada é para a segunda quinzena do próximo mês de abril, o mesmo prazo para as compradas pelo prefeito. Bem diferente e correta a reação do governador Rocha, de os constantes e aterrorizantes vídeos nas redes sociais do seu secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, anunciando somente os problemas, pregando o caos, quando deveria apresentar soluções. Pelas previsões de Máximo o futuro emergente de Rondônia seria transformar o Estado num grande cemitério para enterrar o seu povo.
Respigo
O governo do Estado tem novo vice-líder na Assembleia Legislativa (Ale). O deputado Ismael Crispin (PSB-São Miguel do Guaporé) assumiu o cargo, antes ocupado pelo colega Jair Montes (Avante-PVH) +++ O deputado Luizinho Goebel (PV-Vilhena) recentemente assumiu a função de Líder do Governo, na Ale. Eyder Brasil (PSL-PVH) era o líder do governador Marcos Rocha (Sem Partido), antecedendo a Luizinho +++ Esta semana em Jaru já estão sendo vacinadas pessoas com idade acima de 70 anos. Em Porto Velho o ritmo é bem lento e estão sendo imunizados idosos com idade superior a 75 anos +++ O sistema online da Prefeitura de Porto Velho de inscrições para vacinação contra o covid-19 funciona com eficiência. Mesmo que a pessoa não esteja enquadrada na fase de vacinação, ela é comunicada que está fora da faixa etária e deve aguardar a nova etapa.
MAIS LIDAS
Maioria dos pós-graduados do Brasil veio da rede pública, aponta IBGE
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (13/6) para seu signo
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (18/6) para seu signo
Vereadores mudam Lei do Silêncio e possibilitam show do Guns N’ Roses
Conflito escala e Irã ataca Israel com dezenas de mísseis
