“Dias de sirenes e mísseis”, diz chefe do BrC sobre rotina em Israel
O secretário-executivo do Consórcio Brasil Central (BrC), José Eduardo Pereira, relatou momentos de tensão vividos por ele e a comitiva brasileira que estava em Israel durante o início do conflito com o Irã.
De acordo com ele, foram dias consecutivos de tensão e várias idas ao bunker do hotel onde estava hospedado com outros brasileiros do BrC.
“Nós corremos debaixo de sirenes muito fortes, as sirenes tocam no celulares, no hotel e na cidade. A partir do primeiro dia, foram dias seguidos de sirenes e mísseis, uma escalada cada vez maior do conflito, e o pessoal abrigado no hotel”, contou em vídeo feito a pedido do Metrópoles.
Assista ao relato do secretário-executivo do BrC:
Dias de tensão
O Governo de Israel instruiu os brasileiros a correrem para o bunker diante de qualquer situação que pudesse causar insegurança. “Foram dias tensos e inusitados porque estávamos vivendo diretamente com o perigo e desconhecido”, disse José Eduardo.
De acordo com o secretário, 40 pessoas fazem parte da delegação brasileira. A agenda seria cumprida entre 7 e 14 de junho, mas a estada dos brasileiros foi alongada em Tel Aviv devido ao início dos bombardeios.
“Estávamos na última noite e iríamos para o Brasil, quando fomos surpreendidos na madrugada com um conflito, de uma forma muita forte. O conflito já estava bastante escalado, com troca de mísseis”, explicou o secretário-executivo do Consórcio do Banco Central.
Após conversas do Governo de Israel e a Embaixada do Brasil, foi costurada a ida para a Jordânia, onde o grupo chegou nessa quarta-feira (18/6). A comitiva será separada em grupos para que todos possam estar em território brasileiro nos próximos dias.
Veja quais secretários do DF estavam em Israel:
- Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social do DF;
- Marco Antônio Costa Júnior, secretário de Ciência e Tecnologia do DF;
- Rafael Bueno, secretário de Agricultura do DF; e
- Thiago Frederico de Souza Costa, secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF.
Ida a Israel
A comitiva visitou Israel a convite do governo do país que levou os brasileiros para conhecerem entidades públicas e privadas de diversas áreas, como tecnologia e agricultura. Quatro secretários do DF embarcaram para Israel na missão oficial, junto a autoridades de outros estados.
O Consórcio Brasil Central, que organizou a viagem, disse que o grupo foi recepcionado e acompanhado pela Embaixada do Brasil na Jordânia, “que prestou total assistência à delegacia brasileira neste novo ponto de apoio”.