Dificuldades para levar o eleitor às urnas, abstenção preocupa os candidatos, segundo turno dependerá da participação de Acir
Eleições – A partir da próxima segunda-feira (1º) os políticos terão a última semana para convencer o eleitor a votar. O problema não se resume, apenas em sensibilizar o cidadão a acreditar em suas propostas, mas acima de tudo conscientizá-lo da importância de votar, pois um dos maiores adversários dos políticos nas eleições deste ano, que elegerão presidente da República, governadores, dois dos três senadores Câmara Federal e Assembleias Legislativas é sobre a necessidade de o eleitor ir às urnas. O povo está desanimado.
Abstenção – Em Rondônia os três principais candidatos a governador, que lideram as pesquisas, ainda, não conseguiram demover boa parte do eleitorado resistente a votar. Expedito Júnior – “Esperança por um Tempo Novo” (PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas) desde as primeiras pesquisas do Ibope/TV Rondônia (Globo) e Real Time Big Data/SICTV (Record) lidera com folga. Acir Gurgacz - “Juntos por um novo tempo para Rondônia” (PDT, PSB, PP, PR, PTB, SD, PSDC e PTC) e Maurão de Carvalho - “Rondônia, Unidos Somos Fortes” (MDB/Podemos/PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV) se revezam na segunda colocação, quadro que, a princípio, dificilmente mudará até o dia das eleições, 7 de outubro. Os demais (são mais seis candidatos) aparecem nas pesquisas com menos de dois dígitos.
Inelegível – Existe possibilidade de as eleições a governador em Rondônia ser decidida no primeiro turno. Na condição de o candidato Acir Gurgacz não conseguir formalizar o registro da sua candidatura, que está pendente, porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou e ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na condição da liberação de Acir pelo TSE esta semana a disputa pelo segundo lugar definirá quem estará no segundo turno. No caso de Acir ter o pedido negado ele poderá disputar, mas com embargo e ou liminar, condição que favorecerá o primeiro colocado, no caso Expedito. Se os demais candidatos não somarem mais votos que Expedito, ele será eleito em primeiro turno. É a perspectiva do quadro atual.
Debate – Hoje (28) os candidatos a governador de Rondônia participam de debate na SICTV/Record, momento muito aguardado pelos candidatos e telespectadores, devido a sua importância no processo político estadual. É uma oportunidade ímpar em que o candidato tem para convencer o eleitor a acreditar em suas propostas e conseguir o voto. O horário é inusitado, das 17h20 às 19h20 e certamente deverá elevar os índices de audiência da SICTV no Estado durante o período.
Debate II – Além do que ocorre hoje na SICTV, na próxima semana teremos mais um importante confronto entre os candidatos a governador, que é o da TV Rondônia (Globo). É momento importante para que os postulantes a governar Rondônia a partir do próximo ano se identifique de forma direta com a população. Hoje pela manhã a informação era que o candidato Acir Gurgacz estava em Brasília, para tratar da regularização da sua pendência eleitoral junto ao STF e que provavelmente, não estará no debate de hoje. Se confirmada a ausência Acir terá enorme prejuízo na sua campanha, já fracionada por problemas com a Justiça Eleitoral.
Respigo
O trânsito de Porto Velho, que normalmente já é complicado estava, ainda, mais engarrafado hoje (28) no horário do almoço. Como governo do Estado, Assembleia Legislativa, prefeitura e órgãos paralelos funcionam em horário integral (7h30 às 13h30), na segunda-feira (1º) é ponto facultativo nas repartições públicas (estadual e municipal) e na terça-feira é feriado municipal (aniversário de Porto Velho, 104 anos) estava difícil circular na área central da capital devido ao elevado número de carros nas ruas e o mais complicado: quase todos com pressa +++ O deputado estadual Aélcio da TV (PP-PVH) candidato à reeleição esteve esta semana nos bairros São João Bosco e Santo Antônio, de Porto Velho mantendo contato com os eleitores. Ele e o filho Luan da TV (PP), vereador na capital comandam o grupo de formiguinhas e vão de casa em casa pedindo apoio +++ O senador licenciado Ivo Cassol (PP), que já governou Rondônia em dois mandatos percorre o Estado pedindo votos para seu fiel escudeiro, Carlos Magno, ex-prefeito e ex-deputado (federal e estadual), candidato ao Senado e para a irmã, Jaqueline, candidata a deputada federal. O segundo voto ao Senado Cassol pede para o senador Valdir Raupp (MDB-RO), candidato à reeleição +++ Raupp também governou Rondônia e hoje eles estão na mesma coligação, nas eleições deste ano. Raupp e Cassol são adversários políticos e não inimigos, a diferença é enorme.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
