Eleições em Ariquemes sinalizam equilíbrio, continua expectativa sobre eleição suplementar em Candeias do Jamari, Lazinho e Sobrinho são os “sobreviventes” do PT
Ariquemes – Em contato com lideranças políticas e empresariais de Ariquemes e tendo como tema as eleições a prefeito e vereador do próximo ano, a conclusão que dificilmente o atual prefeito, Thiago Flores (PSL), caso opte por concorrer à reeleição obtenha sucesso. O nome mais comentado nos bastidores da política em Ariquemes é do atual vice-prefeito, Lucas Follador (DEM), que foi muito bem votado a deputado federal (26.566 votos) em 2018. Quem também aparece com grandes chances de sucesso é o ex-deputado estadual, Tiziu Jidalias (Podemos), que somou 28.577 votos e está na primeira suplência. Tiziu somou 233 votos a mais que o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL), mas ficou na primeira suplência.
Redano – O deputado estadual Alex Redano, do PRB, não pode ser descartado numa disputa pela Prefeitura de Ariquemes, mesmo já tendo sido eleito presidente da Assembleia Legislativa (Ale) para o biênio 1921/22. Alex é hoje a maior liderança política de Ariquemes e da região. Ele foi vereador e presidente da câmara em vários mandatos, se elegeu deputado estadual em 2014 e se reelegeu em 2018 com a sexta maior votação do Estado (13.233). Sua esposa Carla é vereadora e presidente da câmara desde o primeiro dia do ano. Como diz o Rei Roberto Carlos em uma das suas canções: Redano “é o cara”. Quem viver verá...
Eleição – A preocupação dos moradores de Candeias do Jamari com o futuro do município é grande, após o prefeito Luiz Ikenohuchi (DEM) ser cassado pela câmara de vereadores em fevereiro último acusado de improbidade administrativa. O presidente da câmara Lucivaldo Fabrício (DC) assumiu e a Lei Eleitoral, diz que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem 60 dias para marcar data de eleição suplementar. No último dia 25 foram completados 30 dias do afastamento e esta semana Ikenohuchi teve rejeitada na justiça tentativa de retornar ao cargo, porque a cassação é de competência dos vereadores. Mobilização eleitoral na cidade há, e a professora Loreci Carnoski (PSB), é o nome mais comentado no caso de eleição suplementar.
Reeleição – Foram muitas as mudanças na equipe de trabalho do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) durante os quase 27 meses de governo. E pelo andar da carruagem não param, pois segundo o colunista do “Diário da Amazônia”, jornalista Carlos Sperança Neto, o prefeito Hildon teria assumido a condição de disputar a reeleição no próximo ano, que já estaria reduzindo a influência do ex-senador Expedito Júnior da sua administração e fumado o cachimbo da paz com o vice-prefeito, Edgar do Boi, que tem a língua mais comprida que a de lagarto, mas é um “pé de boi” para trabalhar. O tempo é o Senhor da razão’’.
Sobrinho – Recuperar a credibilidade do PT é o maior desafio dos seus membros mais tradicionais. Em Rondônia, após a morte precoce do ex-deputado federal Eduardo Valverde, em acidente da BR 364 a liderança de maior expressão é o deputado estadual Lazinho da Fetagro, de Jaru, que conseguiu se reeleger em 2018 com 14.908 votos, o quinto mais bem votado. Ele nunca demonstrou interesse em disputar a Prefeitura de Jaru, mas é um nome a ser considerado. O ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, que conseguiu se livrar de várias acusações é mais um “sobrevivente” do PT, partido que já dominou a política no País. Lazinho e Sobrinho são dois nomes que poderão ajudar o PT a “ressuscitar” em Rondônia.
Respigo
Certamente na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ale) de hoje (26), a partir das 15h o assunto predominante é sobre as rodovias e as estradas de leito natural do Estado, que estão sem condições de tráfego. As críticas e pedidos de recuperação das vias pelos deputados ocorrem desde o início da legislatura em fevereiro último +++ Realmente o DER tem que criar meios e formas de promover recuperação urgente da malha viária do Estado, seja pavimentada (sic) ou não. Há inclusive situações de isolamentos de comunidades +++ Servidores a Ale com o sorriso de orelha a orelha no dia de hoje. É que o pagamento salarial referente ao mês de março amanheceu na conta do pessoal +++ Reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) realizada em Brasília esta semana, dentro do Encontro Nacional dos Prefeitos elegeu a nova diretoria da entidade. Hildon foi reeleito para a vice-presidência de relacionamento com o judiciário.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
