Em Rondônia são quase mil km de porteiras abertas para o crime organizado

31 de agosto de 2018 724

A luz no fim do túnel

Se o pesquisador Thomas Lovejoy tem o enfoque científico mais exato sobre a Amazônia talvez o enfoque religioso mais preciso seja o do cardeal Cláudio Hummes, presidente da Rede Pan-amazônica, ao recomendar a misericórdia na ação de lidar com “a realidade, os clamores, os sonhos deste povo, seu sofrimento, sobretudo dos mais frágeis, indígenas, ribeirinhos e moradores das periferias e das cidades também”.

Difícil negar os apelos emocional e racional de levar em conta a sustentabilidade como o eixo do aproveitamento das riquezas naturais e da misericórdia para compreender necessidades amazônicas, sejam as pessoas enquadradas nas tarefas urbanas ou ligadas aos afazeres da floresta.

Além de encantar a platéia presente às atividades da Semana do Clima da América Latina e Caribe, realizada em Montevidéu, no Uruguai, o ministro brasileiro do Meio Ambiente, Edson Duarte, conseguiu unir bem os enfoques científico da sustentabilidade e humanista da misericórdia.

Duarte declarou que o Brasil obteve a redução de 2,6 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa nos últimos anos e não apenas cumprirá as metas estabelecidas no Acordo de Paris como deve alcançá-las antes do previsto. Ainda se vê alguma luz no fim do túnel.


Campanha atípica

Os rigores da legislação eleitoral com os gastos a crise econômica ainda reinante são os principais fatores de uma campanha atípica em 2018. Nos QGs dos candidatos a choradeira é grande com a parcimônia de recursos adotada para a temporada. O que se vê é que os candidatos ao governo e ao Senado vão usar mais mídias sociais e o horário gratuito nesta temporada.

Porteiras abertas

 Em Rondônia são quase mil km de porteiras abertas para o crime organizado - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Com 16,8 mil quilômetros de fronteiras com outros países em 11 estados e com uma população de quase 10 milhões em até 150 quilômetros das divisas fronteiriças, o Brasil pena a cada ano mais forte com as consequências do narcotráfico, tráfico de armas e contrabando. Em Rondônia são quase mil km de porteiras abertas para o crime organizado.

 Em Rondônia são quase mil km de porteiras abertas para o crime organizado - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Rodízio de presos

A Polícia Federal e o Departamento Penitenciário seguem o rodízio de presos da mais alta periculosidade nos presídios federais, de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO). Durante a semana, embarcaram em Catanduvas mais uma penca deles destinados a Porto Velho, divididos também para as outras penitenciárias. Teremos mais celebridades por aqui?

Mosca na sopa

E vai começar o horário gratuito, cara-pálidas eleitores. Uma verdadeira mosca na sopa para a opinião pública ao meio dia, nas próximas semanas, até as vésperas das eleições de outubro. Salve-se quem puder do engodo, lendo livros e assistindo filmes. Mas ao longo do tempo também teremos debates esclarecedores nas redes locais, o que pode ser uma diversão a parte

No Cone Sul

A coligação liderada pelo PDT/PSB/PP/PR, entre outras legendas pode providenciar a substituição do candidato a deputado federal Melki Donadon (Vilhena), pelo seu sobrinho Natanzinho, caso haja problema  perante o TRE. O Cone Sul rondoniense também conta com outro candidato forte na região, Evandro Padovani, apoiado pelo deputado Luizinho Goebel (PV).

Via Direta

*** Como uma prefeitura de Rondônia, penando com a falta de recursos para saúde, transporte escolar, água e esgoto, está pagando R$ 130 milhões em precatórios? *** Pois é, mesmo em tempos de crise, não se pensou em prioridades. E não se teve nem dó e piedade da população *** Trocando de saco para mala: é punhal da traição para todo lado nesta campanha eleitoral *** Já estão pintando denúncias de pastores evangélicos candidatos fazendo campanha dentro dos templos...

 

POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br