Especialistas descartam bomba nuclear iraniana em poucas semanas

3 de outubro de 2024 47

Especialistas em armamentos nucleares afirmam que o Irã levaria até um ano para fabricar uma bomba nuclear utilizável, contrariando afirmações feitas no debate dos candidatos a vice-presidente dos EUA nesta terça, 2. A moderadora Margaret Brennan, da CBS, sugeriu que Teerã estaria a “uma ou duas semanas” de ter capacidade nuclear, o que foi prontamente desmentido.

Em matéria publicada pelo The New York Times nesta quarta, 2, o professor emérito da Universidade da Virgínia, Houston G. Wood, disse: “Não há perigo de que o Irã comece a explodir armas nucleares neste ano”. Segundo ele, uma vez que Teerã obtenha urânio suficiente, o desenvolvimento de uma ogiva levaria “meses, se não até um ano”.

O ex-diretor do laboratório de Los Alamos, Siegfried Hecker, também explicou que, além de produzir o combustível necessário, o Irã ainda precisaria dominar etapas avançadas de engenharia e metalurgia para moldar o material e criar o sistema de detonação.

Hecker estimou que o país levaria “muitos meses” para construir uma arma completa, e que a pergunta no debate “começou de maneira equivocada”.

Estudos anteriores, incluindo um relatório do Institute for Science and International Security, indicaram que o Irã poderia produzir combustível nuclear em poucos dias, mas transformar esse material em uma arma envolve um processo mais demorado.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) também sugere que Teerã ainda não possui um design viável para uma bomba nem um sistema confiável de detonação.

Fonte: Redação O Antagonista/ALEXANDRE BORGES