EUA em risco? Elon Musk alerta para possível falência frente à dívida trilionária
247 – Em recente declaração divulgada pela rede social X, o empresário Elon Musk afirmou que os Estados Unidos podem “ir à falência de fato” caso não seja alterada a trajetória de crescimento de sua dívida nacional. As informações são da agência de notícias russa TASS, que noticiou as falas de Musk após ele comentar uma publicação do mercado regulado de previsão Kalshi sobre o nível de endividamento norte-americano.
“Precisamos resolver isso ou iremos à falência de fato.”
Foi dessa forma direta que Elon Musk externou sua preocupação com o cenário econômico dos EUA. Ainda segundo a TASS, o endividamento do país ultrapassou, pela primeira vez, a marca de US$ 36 trilhões em 15 de novembro – patamar que acende um sinal de alerta em especialistas e investidores de todo o mundo.
Discussões sobre a dívida em ascensão
A evolução da dívida nacional norte-americana tem sido alvo de debate nos últimos meses, especialmente após sucessivos aumentos do teto de gastos serem aprovados pelo Congresso dos EUA para evitar um calote. O tema ganhou repercussão dentro e fora do país, mobilizando políticos, economistas e influenciadores, que divergem sobre qual seria a melhor forma de frear a expansão desse passivo colossal.
Nos bastidores políticos, alguns integrantes do governo defendem ajustes fiscais e cortes em gastos considerados menos prioritários, enquanto opositores pedem mais austeridade em todas as frentes de despesa. Investidores, por sua vez, temem instabilidades no mercado, sobretudo se uma eventual crise da dívida afetar o dólar, historicamente reconhecido como uma moeda de reserva global.