Ex-secretário Pimentel assume área de saúde em Ji-Paraná, informações contraditórias sobre vacinação na capital; Raupp está ausente, mas não “morto” politicamente
Ji-Paraná –Certamente o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB) receberá muitas críticas por ter “importado” o ex-secretário de Saúde (Estado e do município de Porto Velho), Williames Pimentel. Ele é o novo secretário de Saúde de Ji-Paraná. Exigente, polêmico, organizado, “casca-dura”, mas eficiente, Pimentel certamente deixará sua marca de administrador enquanto estiver no comando da difícil pasta na administração pública. Obras, Cultura, Esportes são secretarias onde o titular, por mais incompetente que seja, não “apanha” tanto, mas Saúde e Educação são cargos complexos e cobrados diuturnamente pela população.
Saúde – Pimentel já disputou eleições a deputado estadual e duas vezes a prefeito de Porto Velho (2016 e 2020). Não se elegeu em nenhuma, em grande parte devido a sua maneira de agir: é direto nas cobranças e respostas, às vezes, rude. Talvez por isso não tenha conseguido sucesso no processo eleitoral, pois na maioria das vezes o eleitor gosta de ser bajulado, na verdade, enganado. Não há dúvida, que Ji-Paraná, mesmo tendo um secretário de Saúde “importado” ganhará muito na área, desde que Pimentel tenha condições de trabalhar à sua maneira, patrolando a burocracia, buscando ações efetivas e que realmente atendam os interesses da maioria da população, que muito depende da saúde pública. Sucesso.
Ética – O deputado Ismael Crispin (PSB-São Miguel do Guaporé) não é mais o presidente do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa (Ale). Seu mandato na presidência da comissão terminou no último dia 31 e, com a posse do novo presidente, Alex Redano (PRB-Ariquemes) a composição da Comissão de Ética e das Comissões Permanentes devem mudar, pois quem está na Mesa Diretora não pode presidir comissão. A saída de Crispin da presidência da Comissão de Ética é até, oportuna. É que a comissão analisa a situação do deputado Eurípedes Lebrão (MDB), de São Francisco do Guaporé, município vizinho a São Miguel onde ambos têm enorme influência eleitoral. Lebrão está sendo alvo da Comissão de Ética, porque é acusado de corrupção e foi alvo da Operação Reciclagem da Polícia Federal (PF) em setembro último. Até por uma questão de ética é recomendável, que Crispin fique fora.
Vacinação – Há tempos a coluna cobra da área de saúde da Prefeitura de Porto Velho a tabela de vacinação contra o coronavírus na capital. Vários vereadores estão publicando uma tabela nas redes sociais com o cronograma contendo idade e período de vacinação, inclusive com números de telefones para agendar. Alex Palitot (PTB) e Macário Barros (Podemos) são dois deles em que tivemos acesso à tabela. Ocorre que conseguir uma ligação nos 4 números, que estariam disponíveis, dois fixos e dois móveis é uma missão nada fácil e, quando se consegue, pasmem, a pessoa informa, que a tabela não é a oficial da Semusa e a real será anunciada nos próximos dias nos órgãos de comunicação. Os vereadores estão mentindo?
Raupp – A ausência de uma das maiores lideranças políticas do PMDB, hoje MDB de Rondônia, o ex-governador e ex-senador Valdir Raupp é sempre questionada nos bastidores da política. Raupp sempre foi um político participativo, carismático, de fácil relacionamento e, após a derrota na tentativa da segunda reeleição para o Senado em 2018, deixar a presidência do diretório regional do MDB, apesar da pandemia, que praticamente isola as pessoas há quase um ano desapareceu do cenário político regional. Pessoas ligadas a ele dizem que Raupp está “dando um tempo”, mas que “não abandonou a política”. Quando ele deixou o governo do Estado no final de 1998, assumindo José Bianco, muita gente apostava que era o fim da política para Raupp, que não conseguiu se reeleger. Engano. Como Fenix, Raupp se elegeu senador em 2002 e foi reeleito em 2010. Vamos aguardar as eleições de 2022...
Respigo
Quem depender de serviços da Prefeitura de Porto Velho no período de 15 a 17 próximo deverá antecipar suas ações. É que, mesmo não tendo Carnaval, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) editou decreto de Ponto Facultativo nos três dias +++ Funcionarão, apenas os serviços essenciais como coleta de lixo, plantão de saúde, Semtran, etc. Comércio e similares funcionarão normalmente +++ Estamos em pleno período de inverno amazônico (chuvas) e como ocorre todos os anos, a BR 364, principal rodovia federal de Rondônia está em boa parte tomada pelos buracos. O trecho entre Porto Velho a Cacoal com cerca de 500 quilômetros está com o trânsito comprometido e perigoso +++ Há anos a bancada federal (deputados e senadores) é cobrada para que seja feito um trabalho de restauração e não de tapa-buracos, mas pouco ou nada é feito. Com boa parte da pista esburacada os acidentes vão aumentando, um problema que deverá se agravar nas próximas semanas com o início da safra de soja no Estado +++ De positivo a expectativa da colheita do produto, que supera a média brasileira, que é de 60 sacas de 60 quilos por hectare. A média de Rondônia é de 65 sacas de 60 quilos por hectare.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Um plano nefasto
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
