Filas para inscrições na Escola do Legislativo da Ale, tambaqui de Rondônia na Fiesp, delegada alerta para os problemas da Polícia Civil
Cursos – A infinidade de cursos ministrados pela Escola do Legislativo (EL), que pertence à Assembleia Legislativa (Ale), que atende os servidores da Casa de Leis, câmaras de vereadores, prefeituras, executivo, judiciário, Ministério Público (federal, estadual) superintendências e órgãos públicos federal, municipal e estadual abre hoje inscrições para o público. A prioridade é para os servidores da Casa e familiares, mas as matrículas também são abertas à comunidade, que tem a Escola da Ale como ponto de apoio para enriquecer o seu currículo.
Matrículas – Em setembro serão ministrados 12 cursos. As inscrições para a comunidade estão abertas desde às 8h de hoje (27), na sede da EL na rua Major Amarantes, 390, antiga sede da Ale em Porto Velho. É solicitada na inscrição a doação de uma lata de leite em pó de 400g, que o Banco de Leite da Escola distribui a entidades beneficentes previamente cadastradas que atendam crianças acima de um ano de idade e idosos. Méritos para o presidente da Ale, Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), que prioriza a Escola dirigida pelo jovem Fábio Ribeiro, que além de qualificar o trabalho na área pública, ainda, enriquece o currículo da comunidade em geral.
Tambaqui – Na próxima quinta-feira (29) o peixe mais popular de Rondônia, o tambaqui deverá ganhar, mais uma vez, notoriedade nacional como ocorreu recentemente em Brasília, quando o saboroso peixe foi servido a centenas de convidados, inclusive ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). A realização do Rondônia Day na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) demonstrará o potencial da piscicultura do Estado a empresários paulistas dentre outros produtos. O presidente da Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), Francisco Hidalgo Farina fará a apresentação e a degustação do tambaqui na capital paulista.
Artesanato – Cacoal sediará no período de 30 de agosto a 1º de setembro a 4ª Feira Regional de Artesanato tendo como local o Complexo Beira Rio. No mesmo período ocorrerá a 2ª Festa do Café. Participarão artesãos de 11 municípios com trabalhos de crochê, biscuit, madeira, costura, macramê e decoupage, E.V.A., gesso, bordados e artesanatos indígenas. A coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro em Rondônia (PAB), Wéllida Sodré disse que a feira regional representa a unidade dos municípios, através da arte.
Delegacias – Preocupante o alerta da delegada da Polícia Civil, Rosiley de Lima na reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa na manhã de hoje (27). "Ou contrata, ou a gente fecha delegacias. Hoje mantemos delegacias com diárias e nem temos mais esse recurso. Desde julho, estamos sem recursos para as diárias e estamos fazendo um esforço conjunto. Essa é a nossa realidade”, disse ela. E também alertou para o efetivo de policiais civis. Segundo Rosiley, são necessários pelo menos mais 745 novos servidores entre agentes, delegados, peritos, escrivães e outros. É o fim da rosca...
Respigo
A violência e a criminalidade estão passando de qualquer limite do tolerável. Na madrugada de ontem (26) furtaram um sino com mais de 150 quilos da igreja Nossa Senhora de Fátima em Guajará-Mirim +++ As drogas que a cada dia mais se aproxima da comunidade, sem uma ação efetiva dos órgãos de repreensão desafiam as autoridades. E o Brasil não é único país onde cresce com enorme velocidade os índices de criminalidade +++ Oportuna a ação do professor, ator e jornalista, Geovani Berno de apoio ao colega jornalista e também professor, Santiago Roa, que se recupera de uma longa convalescência. No próximo dia 1º, às 19h no Teatro Guaporé, ele e sua equipe estarão apresentando a peça Confidências de um Espermatozoide Careca, com a finalidade de arrecadar fundos para o tratamento do colega Santiago +++ O conserto do semáforo da Avenida Farquar no cruzamento com a Avenida Imigrantes (BR 364) de acesso ao porto da capital que caiu devido a fortes ventos da última semana foi demorado. Apesar do local de movimento intenso, principalmente de carretas ao porto demorou pelo menos três dias, para que o problema foi resolvido criando uma série de entraves para quem tinha que, obrigatoriamente, passar pelo local, uma lástima.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
