Filha de ex-prefeito é candidata a vice em Cacoal, drenagem para garantir navegação no Madeira, vice de Leo Moraes pode vir do segmento evangélico
Cacoal – Não há como negar que a reeleição do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD), a princípio, não seria das mais complicadas, devido à falta de adversários considerados “de peso político”. Com a realização das convenções o quadro ficou diferente, pois ele estará disputando a preferência dos eleitores em outubro próximo com mais dois adversários. Um deles o índio Almir Suruí, pelo PDT e o ex-deputado estadual, Celso Popó, do PL. os três concorrem com chapa “puro-sangue” com prefeito e vice do mesmo partido. O vice de Fúria é o advogado Tony Prado, de Suruí a Pastora Maura, e de Popó a advogada Gil Cardoso, filha de político tradicional de Cacoal e região, o ex-prefeito Divino Cardoso, que passou pela prefeitura em mais de um mandato e um empresário e político mais qualificados do Estado.
Cacoal II – Não há dúvidas que Fúria, pela sua experiência no processo político-eleitoral regional é o nome a ser batido nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) deste ano. Fúria sempre teve maioria na câmara de vereadores, posição fundamental para que um prefeito possa trabalhar com eficiência. Fúria também tem adversários no Parlamento Mirim, o que é fundamental para que uma administração seja eficiente e voltada para os interesses dos munícipes. A oposição, desde que não ultrapasse os limites da coerência é o equilíbrio na balança administrativa cobrando, colaborando e apresentando projetos, indicações, proposições. A participação do índio Suruí no processo sucessório de Cacoal, e do ex-deputado Celso Popó, que vem alicerçado com a vice de sobrenome Cardoso são a garantia de eleições disputadas no município. Quem viver verá...
Seca – A longa estiagem em Rondônia e no Amazonas vem dificultando a navegação do Rio Madeira, na ligação de Porto Velho a Manaus. Há semanas a navegação noturna foi suspensa e a diurna limitada com as embarcações transportando cargas mínimas, para s evitar encalhes devido ao baixo nível da água. Como a previsão de chuvas nas cabeceiras do Madeira são pessimistas, segundo a meteorologia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) está realizando um trabalho de dragagem e utilizando tecnologia avançada, que possibilita a remoção eficiente dos sedimentos e mantendo a profundidade necessária para a navegação..
Dragagem – O trabalho do DNIT no Rio Madeira está sendo realizado no trecho entre Porto Velho a Manicoré, no Amazonas com o objetivo de manter os canais seguros e eficientes para uma navegação tranquila. O Madeira é uma rota estratégica para o transporte de produtos como grãos e minério, vitais para a economia nacional. Graças a aplicação de tecnologia avançada no processo de drenagem é possível manter a profundidade mínima para uma navegação segura, apesar das condições adversas. O transporte fluvial Porto Velho/Manaus pelo Rio Madeira responsável por boa parte do abastecimento de alimentos e exportação de soja, milho e café, além de atender a população ribeirinha ao longo do trecho entre as duas capitais.
Vice – Estamos a dois dias para o encerramento do prazo para registro das candidaturas a prefeito, vice e vereador das eleições de outubro próximo. Porto Velho tem sete candidatos a prefeito já confirmados em convenções, que foram realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. Estão na disputa Leo Moraes (Podemos), Mariana Carvalho (UB), Euma Tourinho (MDB), Samuel Costa (Rede), Benedito Alves (Solidariedade), Célio Lopes (PDT) e Ricardo Frota (Novo). A maioria dos candidatos aprovados nas convenções não tinha registrado as candidaturas na Justiça Eleitoral. O prazo máximo é quinta-feira (15). A expectativa não está somente na confirmação dos registros das candidaturas, mas também sobre quem será o vice de Leo Moraes, que até o fechamento da coluna, por volta das 14h não havia sido divulgado.
Respigo
As sessões plenárias ordinárias da Assembleia Legislativa, que são realizadas às terças-feiras a partir das 15h, e nas quartas-feiras às 9h, ficarão limitadas a somente uma por semana. É que estamos entrando no período eleitoral e os deputados têm compromissos com seus cabos-eleitorais (prefeito, vice e vereador) na capital e no interior +++ A partir do próximo dia 27 as sessões serão somente às terças-feiras, às 9h. Caso tenhamos segundo turno, e, em Rondônia somente é possível em Porto Velho, o calendário permanecerá até o final de outubro +++ Grêmio e Fluminense jogam hoje (13) à partir das 18h no Couto Pereira em Curitiba. O Atlético Mineiro vai enfrentar o San Lorenzo no Estádio Nuevo Gasómetro, na Argentina, a partir de 20h30 pela Taça Conmebol Libertadores +++ O Corinthians enfrenta o Bragantino pela Sul-Americana, às 20h30. Todos os jogos são pelas oitavas de final de cada categoria.