Fim das filiações e preparativos para as convenções, governador Rocha anuncia piso do Magistério, Bertolin e Samuel dispostos a concorrer em Porto Velho

9 de abril de 2024 63

 Filiação – O prazo para que pretendentes a disputar as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo encerrou no último sábado (6), à meia-noite. A partir de hoje (8) já temos mobilização dos dirigentes políticos para comporem suas nominatas, pois eleger o maior número de prefeitos e vereadores representa um forte alicerce para aas eleições gerais (presidente da República, governadores e vices, duas das três vagas de cada Estado e Distrito Federal no Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas). Quem participa diretamente da política, sabe que se eleger vereador não é uma missão das mais fáceis. A divisão entre o eleitorado é enorme, inclusive dentro de uma mesma família, pois cada um tem seus compromissos com o patrão, amigo, ou mesmo por dinheiro, como ficou comprovado em recente pesquisa do Instituto Phoenix, de Rondônia, onde a maioria dos entrevistados disse que vota por dinheiro.

Educação – Na última semana o governador Marcos Rocha (UB) anunciou que Rondônia aderiu a portaria do Ministério da Educação (MEC), que trata do valor do piso salarial nacional do Magistério. O valor mínimo é de R$ 4.580, de acordo com a portaria. Além de cumprir o piso, O Governo de Rondônia estendeu o benefício aos técnicos e analistas educacionais. Segundo a área de Comunicação do governo estadual, a extensão do benefício foi determinação de Marcos Rocha, que atenderá a quase 15 professores e mais de 8 mil técnicos e analistas. A princípio, estaria atendendo reivindicação do Sintero, sindicato da categoria para inclusão dos técnicos.

Guajará – A “Pérola do Mamoré”, que já foi importante centro comercial de Rondônia e hoje está abandonada, inclusive por falta de maior incentivo ao comércio local e opções de compra na Bolívia, está se preparando para o processo eleitoral de outubro próximo. O ex-deputado estadual Neidson Soares, com passagem das mais positivas na Assembleia Legislativa (Ale) anunciou na última semana, que é pré-candidato a prefeito de Guajará-Mirim. Para isso trabalhou forte no fortalecimento do seu partido, o PRTB, no processo de filiação que terminou no sábado (6) e liderando um grupo de filiados em condições de apresentar uma boa representatividade na Câmara Municipal a partir de 2025. Por isso o Dr. Neidson já trabalha forte na composição de a nominata a vereador, para que sua pré-candidatura a prefeito seja fortalecida.

Bertolin – Ex-secretário da Agricultura de Porto Velho, na gestão do ex-prefeito Mauro Nazif (PSB), ex-diretor da Sociedade de Portos e Hidrovias de Porto Velho (Shoph), no governo Confúcio Moura (MDB), e estava filiado ao PTB, que se juntou ao Patriota, originando o PRD, agora Bertolin está no PP, que é dirigido no Estado pelo ex-governador Ivo Cassol. Bertolin deverá disputar cargo eletivo em outubro próximo. Inclusive concorrer à Prefeitura de Porto Velho pois, além de bom articulador político tem representatividade perante a população da capital, inclusive na área rural, onde atuou como secretário da Agricultura. As chances são boas para que dispute a sucessão municipal.  Disse que ”está à disposição do partido”.

Vereador – Advogado, professor, apresentador de TV, o polivalente Samuel Costa está entre os novos filiados ao Rede e estaria disposto a enfrentar as urnas nas eleições de outubro próximo. Bom articulador político e experiente na política, onde foi candidato a vereador, Samuel Costa garante que aceitaria até uma candidatura a prefeito de Porto Velho, pois acredita que tem respaldo junto à população para reivindicar uma pré-candidatura à sucessão municipal, pois está na lista de “pré” à sucessão municipal com nomes como da ex-deputada federal Mariana Carvalho, que presidia o Republicanos no Estado e se filiou ao União Brasil, ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos), hoje no Detran-RO; ex-juíza Euma Tourinho (MDB), Vinícius Miguel (PSB),e  o PT possivelmente virá com a ex-senador Fátima Cleide, nome mais expressivo do partido na capital.

Respigo

Um dos assuntos predominantes nos bastidores da política em Porto Velho é sobre a possibilidade de uma parceria entre o MDB e o Solidariedade nas eleições de outubro. A ex-juíza Euma Tourinho, assinou ficha de filiação ao MDB na última semana com o propósito de formatar uma pré-candidatura à prefeitura da capital tendo como vice Benedito Alves, do Solidariedade +++ Euma nunca participou diretamente de um processo eleitoral, e, por praticamente não ter rejeição não deixa de ser um bom nome. Já Benedito era para candidatar-se ao Senado, com muitas chances em 2020, mas acabou sendo prejudicado com a indecisão de Acir Gurgacz, presidente regional do partido, porque estava inelegível e Benedito, que estava bem avaliado nas pesquisas, acabou não concorrendo e Acir não conseguiu a elegibilidade +++ Temperatura amena em Porto Velho no último domingo (7). Durante todo o dia e à noite os termômetros registraram 25 graus o mesmo ocorrendo com a sensação térmica, números raros em Rondônia onde geralmente a média é de 30 a 35 graus +++ Com o fim das filiações partidárias de pessoas que pretendam disputar as eleições de outubro, os dirigentes partidários se preparam para as convenções de 20 de a julho a 5 de agosto +++ No período serão definidos os nomes que estarão concorrendo a prefeito, vice e vereadores. A correria na elaboração das nominatas já é grande.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)