Fim das filiações e preparativos para as convenções, governador Rocha anuncia piso do Magistério, Bertolin e Samuel dispostos a concorrer em Porto Velho
Filiação – O prazo para que pretendentes a disputar as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo encerrou no último sábado (6), à meia-noite. A partir de hoje (8) já temos mobilização dos dirigentes políticos para comporem suas nominatas, pois eleger o maior número de prefeitos e vereadores representa um forte alicerce para aas eleições gerais (presidente da República, governadores e vices, duas das três vagas de cada Estado e Distrito Federal no Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas). Quem participa diretamente da política, sabe que se eleger vereador não é uma missão das mais fáceis. A divisão entre o eleitorado é enorme, inclusive dentro de uma mesma família, pois cada um tem seus compromissos com o patrão, amigo, ou mesmo por dinheiro, como ficou comprovado em recente pesquisa do Instituto Phoenix, de Rondônia, onde a maioria dos entrevistados disse que vota por dinheiro.
Educação – Na última semana o governador Marcos Rocha (UB) anunciou que Rondônia aderiu a portaria do Ministério da Educação (MEC), que trata do valor do piso salarial nacional do Magistério. O valor mínimo é de R$ 4.580, de acordo com a portaria. Além de cumprir o piso, O Governo de Rondônia estendeu o benefício aos técnicos e analistas educacionais. Segundo a área de Comunicação do governo estadual, a extensão do benefício foi determinação de Marcos Rocha, que atenderá a quase 15 professores e mais de 8 mil técnicos e analistas. A princípio, estaria atendendo reivindicação do Sintero, sindicato da categoria para inclusão dos técnicos.
Guajará – A “Pérola do Mamoré”, que já foi importante centro comercial de Rondônia e hoje está abandonada, inclusive por falta de maior incentivo ao comércio local e opções de compra na Bolívia, está se preparando para o processo eleitoral de outubro próximo. O ex-deputado estadual Neidson Soares, com passagem das mais positivas na Assembleia Legislativa (Ale) anunciou na última semana, que é pré-candidato a prefeito de Guajará-Mirim. Para isso trabalhou forte no fortalecimento do seu partido, o PRTB, no processo de filiação que terminou no sábado (6) e liderando um grupo de filiados em condições de apresentar uma boa representatividade na Câmara Municipal a partir de 2025. Por isso o Dr. Neidson já trabalha forte na composição de a nominata a vereador, para que sua pré-candidatura a prefeito seja fortalecida.
Bertolin – Ex-secretário da Agricultura de Porto Velho, na gestão do ex-prefeito Mauro Nazif (PSB), ex-diretor da Sociedade de Portos e Hidrovias de Porto Velho (Shoph), no governo Confúcio Moura (MDB), e estava filiado ao PTB, que se juntou ao Patriota, originando o PRD, agora Bertolin está no PP, que é dirigido no Estado pelo ex-governador Ivo Cassol. Bertolin deverá disputar cargo eletivo em outubro próximo. Inclusive concorrer à Prefeitura de Porto Velho pois, além de bom articulador político tem representatividade perante a população da capital, inclusive na área rural, onde atuou como secretário da Agricultura. As chances são boas para que dispute a sucessão municipal. Disse que ”está à disposição do partido”.
Vereador – Advogado, professor, apresentador de TV, o polivalente Samuel Costa está entre os novos filiados ao Rede e estaria disposto a enfrentar as urnas nas eleições de outubro próximo. Bom articulador político e experiente na política, onde foi candidato a vereador, Samuel Costa garante que aceitaria até uma candidatura a prefeito de Porto Velho, pois acredita que tem respaldo junto à população para reivindicar uma pré-candidatura à sucessão municipal, pois está na lista de “pré” à sucessão municipal com nomes como da ex-deputada federal Mariana Carvalho, que presidia o Republicanos no Estado e se filiou ao União Brasil, ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos), hoje no Detran-RO; ex-juíza Euma Tourinho (MDB), Vinícius Miguel (PSB),e o PT possivelmente virá com a ex-senador Fátima Cleide, nome mais expressivo do partido na capital.
Respigo
Um dos assuntos predominantes nos bastidores da política em Porto Velho é sobre a possibilidade de uma parceria entre o MDB e o Solidariedade nas eleições de outubro. A ex-juíza Euma Tourinho, assinou ficha de filiação ao MDB na última semana com o propósito de formatar uma pré-candidatura à prefeitura da capital tendo como vice Benedito Alves, do Solidariedade +++ Euma nunca participou diretamente de um processo eleitoral, e, por praticamente não ter rejeição não deixa de ser um bom nome. Já Benedito era para candidatar-se ao Senado, com muitas chances em 2020, mas acabou sendo prejudicado com a indecisão de Acir Gurgacz, presidente regional do partido, porque estava inelegível e Benedito, que estava bem avaliado nas pesquisas, acabou não concorrendo e Acir não conseguiu a elegibilidade +++ Temperatura amena em Porto Velho no último domingo (7). Durante todo o dia e à noite os termômetros registraram 25 graus o mesmo ocorrendo com a sensação térmica, números raros em Rondônia onde geralmente a média é de 30 a 35 graus +++ Com o fim das filiações partidárias de pessoas que pretendam disputar as eleições de outubro, os dirigentes partidários se preparam para as convenções de 20 de a julho a 5 de agosto +++ No período serão definidos os nomes que estarão concorrendo a prefeito, vice e vereadores. A correria na elaboração das nominatas já é grande.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
