Frente Democrática de Rondônia decide parceria visando eleições 2022, Psol deixa Frente e não aceita Vinícius Miguel, Hildon suando a camisa no apoio à 1ª dama Yeda
Dia D – Sem o Psol, que decidiu na última semana se afastar da Frente Democrática integrada pelo PT, PCdoB, PSB, Solidariedade e PV, o grupo político de Rondônia de apoio a Lula na sua caminhada em busca do retorno à presidência da República, estará reunido hoje em Porto Velho, para decidir o futuro, após a saída do Psol, que não concorda com a pré-candidatura de Vinicius Miguel e do deputado federal Mauro Nazif, ambos do PSB, presidido no Estado pelo parlamentar, ao governo do Estado e ao Senado, respectivamente. Hoje (13) a Frente tem reunião para decidir o futuro do partido e a direção do Psol, que pretende lançar pré-candidatura própria, disse que vai aguardar o que será decidido no encontro desta segunda-feira, para definir o futuro do partido no Estado, segundo o seu presidente regional, Pimenta de Rondônia.
Dia D II – O impasse na Frente Democrática, que inclusive provocou a reunião de hoje, surgiu, após Nazif se manifestar da sua disposição de concorrer à única das três vagas ao Senado, não para a reeleição e de Vinícius Miguel pré-candidato a governador. O acordado seria o ex-governador Daniel Pereira, presidente regional do Solidariedade concorrer ao cargo que já ocupou, Ramon Cujuí, presidente do diretório municipal de Porto Velho do PT ao Senado e o ex-deputado federal, Anselmo de Jesus, presidente regional do PT, a vice. As convenções partidárias estão se aproximando (20 de julho a 5 de agosto) e exigem um trabalho de formatação junto as lideranças regionais numa pré-campanha, por isso a reunião de hoje, que pode consolidar a Frente Democrática, ou rachá-la.
Pesquisas – Com as eleições chegando (menos de 4 meses) as pesquisas eleitorais já circulam com regularidade pelos sites de notícias e nas redes sociais. O Instituto Phoenix, o mais tradicional do Estado, do especialista na área, Juvenil Coelho tem divulgado pesquisas ao governo do Estado, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Lógico que são pré-candidaturas e mudanças deverão ocorrer até as convenções para escolha dos candidatos. É possível visualizar perspectivas para as pré-candidaturas a governador e ao Senado, mas com relação a deputados (federal e estadual) somente um trabalho regionalizado poderia espelhar, mesmo assim, parte do que poderá ocorrer nas urnas em outubro próximo. Bem diferente as pesquisas a governador e senador, cargos majoritários, que apresentam resultados com boas chances de se materializar nas urnas.
Expedito – O grupo liderado pelo ex-senador Expedito Júnior, que tem seu filho, o deputado federal e presidente regional do PSD, Expedito Netto, ainda não fechou questão sobre parcerias. A princípio Expedito é pré-candidato ao Senado, mas em inúmeras oportunidades, disse que poderá rever sua situação, se for para harmonizar o grupo em busca de se eleger o maior número de parlamentares para a Assembleia Legislativa (Ale) e Câmara Federal. Júnior adiantou, que não tem nenhuma objeção em ficar fora da disputa de cargos eletivos nas eleições deste ano e, sempre argumenta, que o deputado estadual e ex-presidente da Ale-RO, Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná) é o pré-candidato do grupo, assim como Expedito Netto a federal.
Trabalhando – Se depender do marido Hildon Chaves (PSDB), prefeito de Porto Velho no segundo mandato seguido, a pré-candidata a deputada estadual, Yeda Chaves, filiada ao União Brasil, partido que é presidido em Rondônia pelo governador Marcos Rocha, pré-candidato à reeleição não terá muitas dificuldades para atingir seus objetivos políticos. Além de a identificação muito próxima, que Yeda tem com as famílias dos bairros da capital, Chaves vem acompanhando a esposa na maioria das visitas, que ela faz ao interior nos finais de semana mantendo contatos com lideranças regionais, visando a organização da sua pré-candidatura ao parlamento estadual.
Respigo
Alexandra da Fetagro, secretária geral do PT em Rondônia está convidando para reunião da Frente Democrática integrada pelo PT, PSB, Solidariedade, PV e PCdoB, na Câmara Municipal de Costa Marques, na terça-feira (14). Na pauta debate sobre as eleições gerais de outubro deste ano com prioridade para a pré-candidatura de Lula da Silva a presidente da República +++ Nota-se no Estado uma movimentação muito maior dos apoiadores à pré-candidatura de Lula, que a de Jair Bolsonaro (PL). Os partidos de centro-esquerda demonstram, que estão bem mais organizados que os de centro-direita +++ Sexta-feira (10), sábado e domingo a friagem, como diz o rondoniense, quando a temperatura cai, obrigou a população a se agasalhar melhor. A previsão é que a temperatura diferenciada, sempre entre 29 graus durante o dia, e 19 graus na madrugada continue até terça-feira (14) +++ De hoje (13) até quarta-feira (15) está sendo ministrado curso de “Liderança em Alta Performance” na sede da Escola do Legislativo em Porto Velho. A disciplina tem duração de 12 horas/aula e está sendo aplicado das 8h às 12h.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
