Frente Democrática de Rondônia define parcerias esta semana, morosidade do Iperon nos processos de aposentadorias, pré-candidaturas a deputado em Ji-Paraná
Parceria – A Frente Democrática de Rondônia, que agrega sete partidos (PT, PSB, Solidariedade, Psol, Rede, PC do B e PV) estará reunida em Porto Velho no próximo dia 28, para definir os candidatos a governador, vice, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa visando as eleições de outubro próximo. Antes o presidente do diretório municipal do PT, de Porto Velho, Ramon Suruí, reunirá a cúpula do partido na quarta-feira (25) na sede da agremiação na capital, para definir o que será discutido no encontro de sábado e abrir uma pré-campanha de apoio à pré-candidatura de Lula à presidência da República. Faltam alguns detalhes para que a Frente Democrática seja efetivada e realizadas as primeiras ações políticas, ajustes que serão feitos durante os encontros.
Governo-vice-Senado – O bloco “abre alas” da Frente Democrática já estaria definido com as pré-candidaturas de o advogado Vinícius Miguel (PSB) a governador, ex-deputado federal Anselmo de Jesus (PT) a vice, e ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade) a senador. O acordo deverá ser efetivado no sábado (28). O projeto da Frente Democrática, no caso a efetivação das pré-candidaturas de Vinícius, Anselmo e Pereira, é posteriormente percorrer o Estado formatando parcerias para consolidar os pré-candidatos na capital e interior, e fortalecendo o pré-candidato do PT, Lula da Silva à presidência da República, tendo como vice o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB). É o PT em busca do caminho perdido nas eleições de 2020 (prefeito, vice e vereadores) e nas gerais de 2018 (presidente da República, govenadores e respectivos vices, duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas.
RRS – Amanhã (24) é feriado municipal em Porto Velho, dia da Padroeira do município, Nossa Senhora Auxiliadora. A paralisação dos trabalhos pelo servidor municipal na terça-feira não afetou as atividades políticas. Os deputados estaduais, por exemplo, estão com as atenções concentradas em Ji-Paraná, onde está sendo realizada desde sábado (21) a 9ª Rondônia Rural Show (RRS), maior feira de agronegócios e tecnologia do Norte do País, aberta no sábado (21), que será encerrada no próximo dia 28. A expectativa é de comercializar durante o período de feira cerca de R$ 3 bilhões e uma movimentação em torno de 200 mil pessoas devido à importância do evento, que mobiliza o Estado e não foi realizado em 2020 e 2021, devido a pandemia provocada pelo covid-19.
Iperon – As reclamações dos serviços prestados pelo Instituto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia-Iperon são constantes. A maioria se refere aos processos de aposentadorias, que não conseguem ter solução de continuidade. Há muitos casos com documentação totalmente regular, com nada a acrescentar, mas que não são concluídos. A burocracia, falta de vontade, inoperância, ou mesmo irresponsabilidade com o andamento dos processos são comuns. Pessoas que há tempos já poderiam estar aposentadas e cuidando do futuro devido à nova realidade, ficam aguardando pela boa (ou má) vontade de servidores, no mínimo, negligentes, que não dão andamento aos processos de aposentadorias. É o fim da rosca...
Deputado – Após deixar o PT e passar por alguns partidos, o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Hermínio Coelho, articula uma pré-candidatura a deputado estadual. De volta do PT Hermínio é pré-candidato a uma das 24 vagas na Ale-RO, nas eleições deste ano e, se depender da maioria dos servidores da Casa do Povo, uma das cadeiras já é dele. Na sua passagem pelo legislativo estadual, Hermínio ocupou a presidência da Casa e, devido a sua proximidade com o quadro funcional é sempre citado como “amigo do servidor”. Quem também tem amplo trânsito junto aos servidores do legislativo estadual é o ex-presidente, Carlão de Oliveira.
Respigo
A desistência do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ji-Paraná (dois mandatos seguidos), Jesualdo Pires, anunciada na última semana preocupa a cúpula do PSB de Rondônia, que tem como presidente do diretório regional, o deputado federal Mauro Nazif. Ele tem como meta persuadir Jesualdo a mudar de ideia, mas quem conhece o experiente político de Ji-Paraná, mais de 195 mil votos nas eleições ao Senado em 2018, sabe, que dificilmente ele irá reconsiderar sua decisão de se afastar da política +++ Três nomes em destaque na disputa por vagas na Ale-RO com domicílio eleitoral em Ji-Paraná. Além de Laerte Gomes (PSD), que é pré-candidato à reeleição, o ex-deputado estadual e ex-vice-governador, Airton Gurgacz (PDT) e o presidente da Câmara de Vereadores, Weliton Negão (MDB) são nomes em condições de sucesso nas eleições de outubro próximo +++ A ex-vereadora e candidata a prefeita nas eleições de 2020, Cláudia Regina (PT) é mais um nome com considerável poderio eleitoral. As chances são grandes de Ji-Paraná, a partir de fevereiro de 2023 ser a segunda maior bancada na Ale-RO, perdendo somente para Porto Velho.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
