Futura inquilina da Prefeitura de Ariquemes será mulher, vice-prefeita de Alto Alegre do Parecis na Assembleia Legislativa, queimadas mobilizam Governo do Estado

21 de agosto de 2024 54

Ariquemes – Como era esperado o ex-vereador de Ariquemes, Rafael O Fera (Podemos), cassado pelos seus colegas de parlamento municipal, está inelegível e não poderá concorrer a prefeito, como ele pleiteava, nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. O desembargador Daniel Lagos ao analisar o Agravo de Instrumento da câmara de vereadores, reverteu a suspensão do Decreto Legislativo 001/2023, que cassou o vereador Rafael O Fera, ação que o deixaria elegível para as eleições deste ano. Com isso a cassação foi mantida e o desembargador Lagos destacou que, apesar das dúvidas levantadas sobre o processo, o Judiciário deve apenas assegurar o cumprimento das normas legais sem interferir nas motivações políticas da câmara de vereadores.

Ariquemes II – Sem a participação de Rafael O Fera na sucessão municipal as eleições a prefeito ficam polarizadas com as participações de Carla Redano (UB), que busca a reeleição e a candidata do MDB, Agna Souza, que tem o apoio do senador Confúcio Moura, que já foi prefeito em duas oportunidades em Ariquemes e hoje é o político de maior expressão do MDB no Estado. Ariquemes, antes de Carla já teve uma mulher no comando do município, Daniela Amorim, que também foi deputada estadual. Carla é a segunda mulher a administrar o município e, após as eleições de outubro, o domínio no Executivo municipal permanecerá com o sexo feminino: Carla se reelegendo ou Agna conseguindo a vitória.

Parecis – A vice-prefeita de Alto Alegre do Parecis, Fabiane Alves da Silva, eleita pelo PSB, esteve na manhã de hoje (21), na Assembleia Legislativa (Ale) e manteve contato com o deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno). Fabiane veio a Porto Velho tratar de assuntos de interesse do município junto ao Governo do Estado nas áreas de saúde, educação, estradas, assistência social. A longa estiagem deste ano em Rondônia preocupa prefeitos, vereadores, Governo do Estado e os demais segmentos da população, porque a quase três meses não chove, somente algumas precipitações em regiões isoladas, como em Porto Velho no último final de semana, mas insuficiente para amenizar a crise hídrica com os rios secando e aumentando os problemas com a saúde, pois o tempo seco favorece a doenças pulmonares em idosos e crianças. Por isso lideranças políticas buscam os deputados para garantir recursos e apoio para os municípios.

Campanha – Os candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições de outubro devem acelerar os trabalhos na busca dos votos junto aos eleitores. A campanha está liberada desde a sexta-feira (16), e ainda, não se nota na maioria de os candidatos, em Porto Velho, ações efetivas junto aos eleitores. As eleições em primeiro turno serão realizadas no dia 6 de outubro. Estamos a 41 dias da população de a maioria dos municípios brasileiros escolher seus novos governantes. Em boa parte dos municípios os prefeitos e vereadores são candidatos à reeleição e no município mais importante de Rondônia. Em Porto Velho disputam os votos do eleitorado sete candidatos, sendo que quatro deles em condições de chegar ao segundo turno, segundo pesquisas, porque dificilmente as eleições na capital serão decididas no primeiro turno. Mas os demais não podem ser descartados, porque o eleitorado de Porto Velho, é bastante versátil.

Queimadas II – Na última semana o governador Marcos Rocha (UB) esteve reunido com vários órgãos em busca de solução para as queimadas criminosas que estão poluindo o meio ambiente, fomentando doenças pulmonares e prejudicando os pousos e decolagens em Porto Velho. O Estado tem seis bases de combate a incêndios com grupo de policiais (Verde Rondônia) para, se necessário for prender os criminosos. Criada em junho deste ano, o grupo já registrou mais de 11 mil ações preventivas, cerca de 2,7 mil combates a incêndios, 370 averiguações e aplicadas 33 multas. “Com ações preventivas de combate a incêndio, resgate e salvamento, o CBMRO, opera todos os dias em 17 unidades no estado”, disse o Comandante Geral dos Bombeiros de Rondônia, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira.

Respigo
Não foi apresentado publicamente, até o momento, nenhum Plano de Governo dos candidatos a prefeito de Porto Velho de revitalização da Avenida 7 de Setembro, principal artéria da cidade. Os comerciantes estão reclamando há tempos de as dificuldades do funcionamento do comércio na região e o fechamento de inúmeras lojas +++ O estacionamento é limitado, devido ao corredor de ônibus no lado direito da avenida. Há tempos estamos sugerindo o fechamento da 7 de Setembro de as imediações do Prédio do Relógio, onde hoje é a prefeitura, até a Avenida Marechal Deodoro +++ Teríamos o fomento do comércio varejista na região, que seria revitalizado, e a retomada do desenvolvimento da área. Porto Velho é uma metrópole e um Calçadão seria um local de comércio forte e de lazer para as pessoas.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)