GENTE DE RONDÔNIA. JERÔNIMO GARCIA DE SANTANA.

"Filho de Lúcio Garcia Santana e Julieta Vilela Veloso, é advogado formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1963. Após militar no Movimento Revolucionário Oito de Outubro ingressou no MDB sendo eleito deputado federal em 1970, 1974 e 1978. Com a reforma partidária efetuada no governo João Figueiredo ingressou no PMDB e foi candidato a senador em 1982 sendo derrotado, porém, pela votação maciça dos nomes do PDS. Eleito prefeito de Porto Velho em 15 de novembro de 1985 e empossado no primeiro dia do ano seguinte, renunciou ao cargo em maio de 1986 a fim de disputar as eleições de novembro nas quais foi eleito governador de Rondônia. Tendo cumprido integralmente o seu mandato tentou retornar à política como candidato a governador pelo PPR em 1994 e deputado federal pelo PFL em 1998, porém não obteve êxito."
Chegou em Porto Velho como advogado e encontrou a cidade em rebuliço devido a expulsão dos garimpeiros de cassiterita de suas "catas" e a expulsão do Território Federal pelas forças armadas, na mesma hora abraçou a causa dos garimpeiros e viu crescer sua popularidade que terminou o levando a primeira vez a Câmara Federal, sendo reconduzido mais duas vezes.
Deixou de votar no projeto de lei que tornava o Território em Estado por não aceitar que o governador disse indicado e sim através de eleições direta.
Foi o primeiro prefeito eleito da Capital do novo Estado e o primeiro governador eleito do Estado.
Por tudo isto e muito mais, o homem da Bengala (como o chamavam seu correligionários e seguidores), JERÔNIMO SANTANA É GENTE DE RONDÔNIA.
*O Grupo Saudosismo Portovelhense tem por seus princípios fundamentais o respeito a à memória e à história de pessoas vivas ou mortas.