Governo do Estado acelera controle e combate à violência, Banda do Vai Quem Quer promove adesivaço, Prato Fácil implanta sistema de biometria
Tiroteio – Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) trocaram tiros com marginais na tarde de domingo (14), na Avenida Brasília com o Beco Inajá no Tucumanzal em Porto Velho, com um suspeito sendo baleado, três presos e armas de fogo apreendidas. A operação teve até ajuda do helicóptero do Núcleo de Operações Especiais (NOA). O baleado foi levado ao Pronto Socorro João Paulo II e os comparsas ao departamento de flagrantes. Esses elementos fazem parte de um grupo que exibiu um vídeo em redes sociais as armas de fogo que foram apreendidas durante a operação. Impressiona a ousadia dos marginais, que desafiam o contingente policial Militar e Civil praticando furtos, roubos e matando pessoas com indícios de “queima de arquivos”, diariamente na capital e interior do Estado.
Segurança – Devido ao elevado índice de criminalidade na capital e no interior, o Governo do Rondônia reuniu as forças de segurança para discutir como combater com maior eficiência as ações violentas de grupos criminosos. Na sexta-feira (12) foi inaugurado no residencial Morar Melhor, em Porto Velho, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). A unidade é dotada de tecnologia de ponta concentrando as ações de combate e controle da criminalidade na capital. É uma das poucas existentes no Brasil e facilita o trabalho das policiais em locais, onde é maior a violência e a criminalidade visando um atendimento preventivo-ostensivo rápido e eficiente. O Centro Integrado, segundo o comandante geral da PM, coronel Régis Braguin, “faz parte de mais uma fase escalonada da força empregada contra a criminalidade em Porto Velho”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carnaval – Foi das mais concorridas a plotagem de adesivos da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) na sede do maior bloco de Carnaval da Região Norte, realizada no sábado (13) em Porto Velho. O adesivaço ocorreu das 9h às 11h com enorme participação e formação de filas de veículos. Na oportunidade também foi comercializado o abadá da BVQQ com o custo de R$ 50, que garante ao folião a participação em cordão de isolamento com toda a segurança que o evento precisa. A tradicional camiseta está à venda na sede na Rua Joaquim Nabuco durante o horário comercial. No dia do desfile, 10 de fevereiro, a presidente da BVQQ, Siça Andrade estará oferecendo um coquetel a convidados na sede, às 15h e posteriormente todos estarão concentrados na Praça das Três Caixas D´Água para o início do desfile às 17h.
Detran – Na tarde de domingo (14) o Detran-RO lançou a campanha educativa permanente “Respeite o meu espaço”, no Espaço Alternativo em Porto Velho e nas cidades de Ariquemes, Guajará-Mirim, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Espigão D'Oeste e Cerejeiras. A campanha é realizada com parcerias de entidades públicas e privadas e visa conscientizar, que no trânsito, “os maiores devem cuidar dos menores”, segundo a diretora da Escola Pública de Trânsito (EPT), Junaia Freitas. Para o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, a campanha servirá de “integração dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), fortalecendo o compromisso do trabalho em parceria com objetivo de reduzir os sinistros, preservando vidas. Ser responsável no trânsito é dever de todos”.
Prato Fácil – Um dos programas de maior sucesso do Governo do Estado, o Prato Fácil, que atende famílias carentes na capital e no interior do Estado está mais funcional com avanço tecnológico no sistema de cadastramento otimizando o atendimento, reduzindo filas e minimizando riscos de fraudes com a utilização da biometria. O projeto-piloto já foi lançado em Vilhena, no mês de junho em um restaurante credenciado, que fornece em média 300 refeições/dia (almoço), das segundas-feiras às sextas-feiras. O trabalho também foi realizado em Porto Velho em 28 restaurantes conveniados com a Secretaria de Ação Social (Seas), comandado pela primeira dama, Luana Rocha. Em dois anos o programa já serviu 2,3 milhões de refeições em 38 estabelecimentos no Estado com o favorecido pagando R$ 2, seja pelo alimento servido no local, ou marmitex. O favorecido deve estar cadastrado no CadÚnico do Estado.
Respigo
Na última semana abordamos uma situação política em Rolim de Moura envolvendo, dentre outras pessoas, o prefeito Aldo Júlio, que não decidiu, ainda, se será candidato à reeleição nas eleições de outubro próximo, e também sobre pessoas ligadas ao “Grupão”, que reúne vários partidos. Citamos, erroneamente, que Aldo é do MDB +++ Quando ele foi eleito em 2020 estava no MDB. Mas hoje está filiado ao União Brasil, do governador Marcos Rocha +++ Provavelmente teremos sessão extraordinária esta semana na Assembleia Legislativa (Ale) para apreciar matérias de urgência do Poder Executivo. A expectativa é que será na terça-feira (16) ou na quarta-feira +++ As sessões ordinárias serão retomadas no dia 20 de fevereiro. Após a passagem do Carnaval, afinal de contas, ninguém é de ferro +++ A notícia é do sempre bem informado jornalista Roberto Kupê em sua coluna “Zona Franca”. Segundo ele, o prefeito de Porto Velho e presidente da Associação dos Municípios de Rondônia-Arom, Hildon Chaves (PSDB) adquiriu na última semana a concessão da Band TV em Rondônia.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
