Ji-Paraná a nova Capital Política do interior, Lebrão obteve mais de 4,6 mil votos em colégio eleitoral de 11 mil votos, Luizinho Goebel é destaque no Cone Sul
Federal – Ji-Paraná tem hoje dois deputados na Assembleia Legislativa (Ale). Laerte Gomes (PSDB) se reelegeu e Airton Gurgacz (PDT), não. A partir de fevereiro do próximo ano a segunda cidade de maior importância terá, além de Laerte, também o cabo Jhony Paixão (PRB). Continuará com dois representantes na Ale, mas ganhou mais um senador (Marcos Rogério-DEM), que é deputado federal, eleito no último dia 7 e Acir Gurgacz (PDT), que tem mais 4 anos de mandato. A Capital Política do interior, que é Rolim de Moura, passará a ser Ji-Paraná, que também elegeu a vereadora Sílvia Cristina (PDT) deputada federal.
Federal II – A força política do interior em representatividade federal é Rolim de Moura, que hoje tem Ivo Cassol (PP-RO) senador-licenciado, Marinha Raupp (MDB-RO), Luiz Cláudio (PP-RO) e Expedito Neto (PSD-RO) na Câmara Federal. Cassol encerrará o mandato este ano e Marinha Raupp e Luiz Cláudio não conseguiram a reeleição. Jaqueline Cassol (PP), irmã de Ivo foi eleita, mas seu domicílio eleitoral é Cacoal, que perdeu Nilton Capixaba (PTB-RO), que ficou inelegível.
Governo – Afirmar que será o futuro governador de Rondônia é uma missão nada fácil. Expedito Júnior (PSDB) venceu o primeiro turno com quase 60 mil votos a frente do coronel Marcos Rocha (PSL). O candidato do PSL tem a seu favor o fenômeno eleitoral Jair Bolsonaro, que disputará a presidência da República em segundo turno com Fernando Haddad, do PT. Júnior é jovem, mas político experiente, que já foi senador e deputado federal. É a segunda vez que tenta governar o Estado (em 2014 perdeu para Confúcio Moura-MDB).
Deputado – Em setembro deste ano o município de São Francisco do Guaporé tinha pouco mais de 11 mil eleitores, número que não deve ter oscilado muito nas eleições do último dia 7. A jovem Gislaine Lebrinha (MDB) é a prefeita reeleita em 2016 com 88,12% dos votos válidos. Ela é filha do deputado estadual Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco), reeleito com 20.357 votos, o mais bem votado do Estado. Lebrão obteve 4.624 votos em São Francisco, o que demonstra a sua liderança e da filha Lebrinha. O segundo deputado estadual mais bem votado em São Francisco foi Ismael Crispin, do PSB, com 523 votos.
Capital – Porto Velho tem na Assembleia Legislativa (Ale), na atual legislatura seis dos 24 deputados. Além de Léo Moraes (Podemos), que se elegeu deputado federal, os demais concorreram à reeleição, mas somente dois se reelegeram: Anderson do Singeperon (Pros) e Aélcio da TV (PP). Mas a capital estará bem representada a partir de fevereiro do próximo ano, quando serão empossados os novos parlamentares, porque elegeu sete dos 24 deputados da Casa do Povo, com os dois reeleitos.
Respigo
O calor neste início de inverno amazônico (chuvas) está castigando a população de Porto Velho. Ontem (15) e hoje os termômetros estiveram em torno de 35 graus desafiando os ares-condicionados que não davam conta do recado+++ Faltam 12 dias para as eleições em segundo turno em Rondônia. Pelo menos em Porto Velho a mobilização dos cabos eleitorais, ainda, não é das maiores +++ O deputado Luizinho Goebel (PV-Vilhena) foi reeleito com 16.999 votos. E se consolidou como a maior liderança do Cone Sul, desbancando os Donadon, que há anos dominavam politicamente a região +++ Este ano Luizinho foi peça fundamental na eleição do prefeito Eduardo Japonês (PV) na eleição suplementar de junho último. Goebel é o nome em evidência para disputar a eleição a prefeito em 2020.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
