Liminar concedida a Demóstenes pode favorecer Ivo Cassol

29 de março de 2018 727

E ainda, senador faz graves acusações contra presidente da Caerd e cobra ação dos MPs, que segundo Cassol, “estão inertes”

Cadê o Ministério Público?

Essa foi a pergunta feita pelo senador Ivo Cassol, em alto e bom som na tribuna do Senado Federal nesta quarta-feira durante sessão ordinária. “Aqui não é o Ivo Cassol quem está cobrando, é o senador da República”. Desde a noite da última terça-feira que Cassol resolveu “entornar o caldo” com os ministérios públicos Estadual e Federal, que segundo ele, “não se mexem diante de tantas denúncias e crimes cometidos pelo atual governo”, a quem o senador classificou como “uma quadrilha”. E as denúncias são gravíssimas e Cassol tem razão, o Ministério Público deixa Confúcio fazer o que bem entende e pouquíssimas (para não dizer quase nenhuma) denúncia foi feita contra o governo desde que Héverton Aguiar deixou o comando do MPE, o MPF então…

Chutando o pau da barraca

O senador chegou a engasgar quando acabou o tempo regimental, já que estava embalado cobrando as obras de saneamento de Porto Velho que foram iniciadas em sua gestão, mas uma denúncia descabida provocou a suspensão, que anos depois seria revista pelo Tribunal de Contas da União informando que não tinha nenhuma irregularidade. Enquanto isso, a presidente da Caerd, Iacira Azamor permanece no cargo, como diz o dito popular, “mais grudada que catarro em parede” e mesmo com sucessivas denúncias, cobranças, nada acontece e ela segue destruindo propositadamente a estatal com o claro e criminoso intento de privatiza-la a qualquer custo, sem medir as consequências, deixando a população sem os serviços da companhia.

E mais grave ainda

Cassol acusou Iacira Azamor diretamente de ter pedido propina a um empresário em Ji-Paraná. Se tudo isso não for motivo para que a Polícia e o Caex não amanheçam na porta da casa da dona Iacira, fica difícil saber o que mais é preciso.

Enquanto isso

A Assembleia Legislativa suspendeu o decreto do governador Confúcio Moura que criava 11 novas áreas de preservação ambiental no Estado, grande parte delas em propriedades produtivas, “feito sem nenhum estudo”, disseram os parlamentares. Esse foi o segundo revés que Confúcio levou na Casa em menos de duas semanas. O primeiro foi a tentativa de criar cargos comissionados na… Caerd, de Iacira Azamor com salários que variavam de R$ 8 mil a R$ 25 mil. A companhia está há quatro meses sem pagar os salários dos servidores estatutários alegando “falta de recursos”.

A greve continua

O Sindicatos dos Trabalhadores em Educação de Rondônia seguem na paralisação e nesta quarta-feira fizeram circular um material bem didático de “como explicar a greve para…”. Você vê no fim da coluna.

Olho no lance

Expedito Júnior pode mudar de mala e cuia para o PSD, de Gilberto Kassab, deixando o PSDB. O convite partiu do próprio Kassab mas ele está avaliando e não está nem perto de uma decisão. Porém, segundo o próprio Expedito, “tudo está sendo feito em comum acordo com Mariana Carvalho, inclusive sua permanência ou saída da legenda”.

Humanitário

Dias Toffoli concedeu habeas corpus humanitário ao ex-deputado federal Paulo Salim Maluf, que foi condenado a pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias por lavagem de dinheiro em regime fechado na Papuda. Agora, o ex-prefeito de São Paulo vai cumprir prisão domiciliar.

Luz amarela

A concessão de liminar que permitirá ao ex-senador Demóstenes Torres disputar as eleições em 2018 poderá servir de base para que Ivo Cassol siga o mesmo caminho. No caso de Demóstenes, ele foi cassado em 2012 por quebra de decoro parlamentar, e estava inelegível até 2027. Ele alegou que as interceptações telefônicas realizadas nas operações Vegas e Monte Carlo foram invalidadas pela Segunda Turma do STF em outubro de 2016. No Caso de Cassol não houve dolo e o Tribunal de Contas da União derrubou o principal argumento de sua condenação que era a fragmentação do processo licitatório. Nessa linha de raciocínio, as chances de Ivo obter uma liminar são grandes. Mas ai, quem resolve é o STF, e nem adianta os “especialistas” começarem o debate, quem resolve é ministro.

À francesa

Assim que Ivo Cassol começou seu discurso no Senado na terça-feira, Valdir Raupp, que sempre partiu em defesa de Confúcio Moura, arrumou um compromisso e saiu à francesa, “não tenho como faltar”, disse. Raupp havia falado pouco antes, cobrado um entendimento entre grevistas e o governo do Estado.

Confusão

A Polícia Federal “prendeu geral” em Humaitá, cidade no sul do Amazonas que fica a 200 quilômetros de Porto Velho, na última terça-feira. Os acusados estavam sendo investigados por “incitar a população a queimar a sede do Ibama e do ICmBio”, fato ocorrido ainda ano passado. Só que entre os presos estava o vereador Manoel Domingues Santos Neves, que segundo sua defesa, sequer estava na cidade na época dos fatos. E foi com esse argumento que o advogado Muryllo Ferri Bastos conseguiu soltar o vereador horas depois de sua prisão. Além dele foram postos em liberdade Rademacker Chaves (vice-presidente da Casa de Leis) e Aldemir Riça Júnior. Já o prefeito e o vice, seguem presos.

O episódio

Serviu para mostrar que mesmo em uma turma alucinada, é possível identificar os responsáveis e puni-los exemplarmente.

Falando em consequências

Atos tresloucados cometidos por militantes irresponsáveis, sejam eles de direita, esquerda, centro ou seja lá de onde for, devem ser rechaçados duramente por toda a sociedade. O que nos difere dos animais é a capacidade de raciocinar, ou seja, a gente pensa, logo existe, e fala. E falar é um meio de comunicaç!ao fantástico, tanto que as letras são consideradas “frias” daí a necessidade de sustentação oral pelos advogados em determinadas causas. Quem sai atirando coisas nos outros, ou disparando armas contra veículos são pessoas que não tem capacidade argumentativa e a arma dos ignorantes é a violência. Lamentável os rumos que nossa sociedade tem tomado.

Mosquito transgênico é liberado

Uma liminar da 20ª Vara da Justiça Federal em Brasília liberou a comercialização de insetos Aedes aegypti geneticamente modificados. A Anvisa vinha analisando a regulação do Organismo Geneticamente Modificado (OGM) OX513A, mas a análise foi suspensa pela ordem judicial. O OX513A é produzido pela empresa Oxitec.Os insetos geneticamente modificados são sempre machos e, ao copularem com as fêmeas, transmitem um gene que impede que seus descendentes cheguem à fase adulta. A empresa, que já produz os insetos em fábricas instaladas no Brasil, espera utilizá-los para reduzir a população selvagem do Aedes transmissor do vírus causador da dengue, zika e chickungunya. Segundo informações oficiais da Oxitec, mosquitos foram liberados em cinco locais, incluindo as cidades brasileiras de Juazeiro (BA), Jacobina (BA) e Piracicaba (SP), obtendo, como resultado, redução da população de Aedes aegypti selvagem de 82% a 99% em algumas áreas afetadas. A liberação da comercialização foi criticada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Segundo a professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), pesquisadora aposentada da Fiocruz e membro do Grupo de Trabalho Saúde e Ambiente da Abrasco, Lia Giraldo da Silva Augusto, “essa liberação não tem sustentação técnico-cientifica”.

EXPLICANDO A GREVE DE MANEIRA DIDÁTICA

Para um ESTUDANTE:

Sabe quando seus amigos combinaram na escola para juntar a galerinha na casa de um amigo, tomar tereré e ficar o final de semana em um parque aquático? Então, seu pai dá o dinheiro da sua cota, libera você para dormir na casa do seu amigo e tudo mais. Porém, no dia marcado, sua mãe está de TPM e brigou com a melhor amiga dela e diz que você não vai mais participar da atividade com seus amigos. E quando você fala que todo mundo foi liberado pelos pais e que todo mundo vai participar, sua mãe diz assim: MAS VOCÊ NÃO É TODO MUNDO!

Neste caso, você representa os profissionais da educação e sua mãe é o CONFÚCIO.

Para um JOGADOR DE FUTEBOL:

Sabe quando o time vinha jogando bem e todas as segundas-feiras o dono do time fazia aqueles churrascos em que as garçonetes eram as coelhinhas da revista Playboy? Então! E nem precisava ficar trancado em quartos de hotéis três dias antes dos jogos, naquelas concentrações chatas. E a cada jogo vencido o “bicho” era de 50 mil reais para cada jogador. Só que, um belo dia, o dono do time chega e fala assim: Olha, o time continua jogando bem, mas um amigo meu de Goiás, chamado “Gênesis”, sugeriu que não pagasse mais o bicho e que o time ficará concentrado três dias antes dos jogos em hotéis sem TV nem internet, além do que os atletas terão seus celulares recolhidos, sendo que os atletas que não concordarem terão os salários suspensos.

Neste caso, os trabalhadores da educação são os jogadores e o dono do time é o CONFÚCIO.

Para um EMPRESÁRIO:

Sabe aquele período que a empresa está indo de vento em popa e que os lucros estão muito além do que era previsto? Então! A empresa é formada por cinco sócios e tudo é discutido claramente, antes de qualquer decisão. Entretanto, passado um tempo, a empresa recebe uma multa milionária do ministério do trabalho e outra da receita federal. Quando os sócios vão procurar entender a situação, descobrem que o sócio que cuidava do setor financeiro da empresa não pagava as contas, não recolhia os impostos corretamente e gastava o dinheiro da empresa com suas amantes, em lugares luxuosos, provocando a falência da empresa.

Neste caso, os quatro sócios são os trabalhadores da educação; e o quinto sócio é o CONFÚCIO.

Para um DEPUTADO:

Sabe aquele deputado que foi eleito com milhares de votos e que desempenhava um papel brilhante na assembleia, era reconhecido por todas as pessoas e tinha sua reeleição garantida? Pois é! Só que esse deputado tinha um assessor que cuidava da parte de documentos do deputado e deixou de prestar contas da campanha, esqueceu de avisar o deputado do prazo limite de renovar a filiação para a reeleição e deixou o deputado inelegível. Além disso, o assessor se filiou a um partido, disputou a eleição no lugar do deputado, foi eleito e não aceitou nomear o ex-deputado como assessor.

Neste caso, os profissionais da educação são o ex-deputado e o ex-assessor é o Confúcio.

Para um ADVOGADO:

Sabe aquele advogado muito bem sucedido e que se tornou milionário advogando para grandes grupos econômicos e ganhando projeção nacional? Então! Ele resolve participar de um encontro da OAB em Dubai e lá conhece uma advogada muito linda, que mora no mesmo estado que ele no Brasil, mas que ele não conhecia. Eles se apaixonam e casam logo depois de voltar ao Brasil. Com o casamento, ele passa metade de seu patrimônio para ela e depois de dois meses de casados, ela some de casa e nunca mais aparece. Ele busca saber a história e descobre que ela nunca foi advogada e que fez a inscrição naquele encontro em Dubai apenas para dar um golpe nele., além do que os olhos verdes eram lentes e a peruca loira era um disfarce. Ao sumir, ela levou 100 milhões de reais e mudou de identidade.

Neste caso, o advogado representa os trabalhadores da educação e a falsa advogada é o CONFÚCIO.

Para um TAXISTA:

Sabe aquele passageiro que fretou o táxi em Vilhena para levá-lo a Porto-Velho, dizendo que não podia viajar de ônibus? Então! Ele perguntou o valor do frete e o taxista informou que eram 5 mil reais. Ao chegar a Porto-Velho, o passageiro disse que tinha gostado muito do taxista e que a viagem foi muito boa e que, por isso, daria a ele 10 mil, sendo 5 mil de gratificação pelos bons serviços.  O taxista resolveu depositar o dinheiro em sua conta para não voltar com aqueles valores e correr risco de assalto, mas depois de esperar três horas e 47 minutos na fila do banco em PVH, o caixa informou para ele que todas as notas eram falsas e que chamaria a polícia para resolver o caso.

Neste caso, o taxista são os trabalhadores da educação e o passageiro era o CONFÚCIO.

Para um AGRICULTOR:

Sabe quando o funcionário da Secretaria de Estado da Agricultura do Governo da Cooperação visitou a propriedade de um senhor que produzia verduras, legumes e frutas para vender na feira? Então!  O funcionário do governo disse ao produtor que ele deveria preencher um formulário e que o governo faria uma avaliação e ele receberia de presente do governo um trator para ajudar nos serviços da agricultura, que seria abastecido pelo governo por 30 anos. O produtor preencheu o formulário e depois de três meses perdeu sua propriedade para o governo e precisou ser cadastrado no programa “Bolsa Família”, para viver e cuidar de seis filhos.

Neste caso, o produtor representa os trabalhadores da educação e o funcionário do governo que levou o formulário até ele era o Confúcio, disfarçado de fiscal.

Para um PASTOR:

Sabe aquele pastor que chega à cidade, faz um trabalho brilhante, ganha popularidade e se torna a referência política e religiosa do local? O povo pede conselhos a ele, pede orientações, convida para casamento da filha e tudo mais. Após sete anos que este pastor chegou ao local, a polícia faz uma operação e descobre que ele era membro do PCC, cumpriu pena por estupro e está usando identidade falsa, para fugir de uma condenação por latrocínio.

Neste caso, o povo da cidade representa os trabalhadores da educação. Advinha quem é o pastor??

Para um CAMINHONEIRO:

Sabe aquele caminhoneiro que ganhou do governo de Rondônia um caminhão novo e completo, para que ele deixasse de ser empregado da empresa que o explorava e passasse a tocar a vida, sem nenhum problema, todos os dias na estrada? Após passar por Vilhena antes de os profissionais da educação fecharem a BR 364, ele seguiu feliz para Porto-Velho, mas acabou parando no outro local de fechamento que era em Candeias. Alegando que estava com pressa, ele tentou furar a barreira, mas os policiais presentes ao local impediram a ação e solicitaram que ele mostrasse os documentos. Na revista, ficou comprovado que o caminhão era roubado e que a carga que estava coberta eram cinco toneladas de cocaína, mas, ao ganhar o caminhão de presente, o apressado motorista não olhou a carga nem os documentos. Adivinha que falsificou os documentos e preparou a carga!!

Neste caso, os trabalhadores da educação são os que fecharam a BR mesmo e não pergunte quem roubou o caminhão e falsificou os documentos…

Para um CANTOR SERTANEJO:

Sabe aquele cantor sertanejo que tem como principal referência de seu trabalho a dupla Theodoro e Sampaio e que idolatra as Irmãs Galvão e participa de todos os shows que eles fazem? Então! Ele participa de um concurso de música sertaneja e moda de viola no programa da Ana Maria Braga e o prêmio é ficar três meses acompanhado de seus ídolos na casa que o Neymar tem em Mangaratiba, com direito a ouvir seus ídolos todos os dias. Ele ganha o concurso!! Quando ele chega ao local, seus ídolos não estão e ele é obrigado a ficar o mesmo período ouvindo a “cantora” Jojô Todinho “cantar”  o clássico “Que tiro foi esse?” todos os dias para ele.

Neste caso, o cantor sertanejo representa os profissionais da educação em greve o a Jojô Todinho é o CONFÚCIO

 

Então entenda que o Governo da Cooperação criou várias leis e prometeu aos profissionais que neste governo tudo seria diferente, porque a educação seria prioridade. Se sua atividade não está entre as citadas, não tem problema, basta você fazer as devidas substituições e comparações. Se depois de ter lido cada exemplo, você ainda não entendeu os motivos da greve, então não precisa você se identificar, porque você é o CONFÚCIO!!

Por causa disso é que A GREVE CONTINUA!!!!

PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)

Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .