Lula travando tudo
O cenário sucessório do Palácio do Planalto continua travado por conta da indefinição da prisão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo já considerado inelegível, o petista insiste na candidatura e isto tem segurado algumas postulações como a de Ciro Gomes (PDT) – no aguardo de uma aliança – e enquanto a questão de Lula não for definida os candidatos da esquerda e centro esquerda encontram dificuldades na decolagem.
Sejam candidatos petistas para substituir Lula – o paulista Hadadd ou o baiano Jaques Wagner, por exemplo – ou Ciro Gomes acreditam que o apoio do ex-presidente será decisivo para que alcancem o segundo turno. Por isto aguardam com ansiedade um desfecho.
Se no cenário nacional as coisas estão deste jeito, em Rondônia todo mundo aguardava a desincompatibilização do governador Confúcio Moura (PMDB) para o vice Daniel Pereira assumir o poder. Mas o mandatário mudou tudo, numa grande reviravolta no cenário regional e fiará até o fim do mandato no CPA.
Na agenda
O senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT tem agenda programada para Porto Velho e nos municípios da BR neste final de semana. Entre tantos assuntos na pauta pedetista esta a formação das nominatas de candidatos para Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados e ao Senado da República, além da política de alianças para as eleições de outubro. O partido terá reuniões regionais no estado a partir do mês que vem.
Nas fronteiras
Não é a toa que o monitoramento das fronteiras brasileiras foi para o saco nos últimos anos. Estima-se que o governo federal cortou 54 por cento dos investimentos na defesa de nossas divisas. Só em Rondônia são mais de 1000 quilômetros de porteiras abertas para o crime organizado, predominando o tráfico de drogas, de armas, de produtos eletrônicos e o contrabando de cigarros e bebidas.
Casos de malária
O governador Confúcio Moura legará bons marcos nas suas duas gestões para seu sucessor. Na área econômica, seu primeiro governo detém o recorde de 11 por cento de crescimento enquanto o Pais patinava (era a época da construção das usinas), mais recentemente Rondônia saiu do ranking das cinco capitais mais atingidas pela malária na região amazônica. Os estados AM, AC, PA, RR e AP lideram as paradas.
As convenções
Os Democratas, de Marcos Rogério, José Bianco e Adelino Folador realizam convenções nacionais nesta quinta-feira para avaliar a candidatura presidencial do deputado federal Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados. Em Rondônia, o DEM chegou a acreditar que o governador Confúcio Moura deixaria o MDB para ingressar naquela legenda, mas o que se vê é que Confúcio ficará no MDB.
Três coelhos
Em mais uma armação ilimitada da política rondoniense, o MDB matou três coelhos com uma só cajadada. Obrigou o governador Confúcio Moura a não desistir do cargo, prejudicou o projeto do vice Daniel Pereira de disputar o governo e retomou centenas de cargos comissionados que estavam sendo descartados com a mudança de governo. A articulação foi feita pra beneficiar Maurão de Carvalho, pré-candidato ao governo e Valdir Raupp que temia a concorrência de Confúcio para o Senado.
Via Direta
* Semana de ebulição na política rondoniense, mas ainda bem longe de definições para quadro de candidaturas ao governo do estado e ao Senado **Novos nomes cogitados para disputar o governo de Rondônia e ao Senado, entre eles da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), a pedido do presidenciável Geraldo Alckmin ** O verão esta chegando e com isto o prefeito Hildon Chaves (PSDB) poderá recuperar sua popularidade perdida no inverno amazônico.
MAIS LIDAS
Equipe de Léo Moraes tem até réu confesso de fraude financeira
A explosão de filiados do PT em cargos de confiança
Comissão Eleitoral da OAB-DF recebeu 80 impugnações contra chapas
POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)
Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br