Mais de 81 mil doses de vacinas ainda não foram aplicadas

A conta da quantidade de vacinas entregues pelo governo do estado aos municípios indica que as aplicações estão em ritmo lento. Rondônia tem apresentado elevado índice de contaminação com superlotação de leitos, a ponto de transferir pacientes para outros estados. A imunização é a forma mais segura de baixar os índices de contágios e de mortes pela covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus.
De acordo com o que foi divulgado ontem (8) pela Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária), o estado já recebeu 107.008 doses de vacinas, que foram repassadas de imediato aos municípios. Pelas estatísticas de vacinas aplicadas, até o domingo (7), apenas 25.300 doses chegaram a ser aplicados nas pessoas de grupos de riscos. As outras 81.708 doses ainda não contavam nos relatórios.
Apesar da urgência de efetuar o plano de vacinação, a maioria das doses ou continuavam nos estoques das secretarias municipais, ou foram aplicadas e não aparecem nos registros. O caso é grave no contexto de controle imunológico durante uma pandemia. Até ontem (8), nenhum órgão fiscalizador se manifestou em cobrar respostas de onde estariam a maioria das doses das vacinas.
Rondônia já recebeu quatro lotes de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.