Manaus: saúde recruta 2,5 mil profissionais

17 de janeiro de 2021 103

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (15), que estão sendo recrutados 2,5 mil profissionais da área da saúde. O objetivo é que eles estejam lá para ajudar no atendimento aos pacientes contaminados pelo novo coronavírus e hospitalizados em Manaus. 

Manaus enfrenta situação desoladora

Manaus enfrenta uma situação muito difícil, com hospitais lotados e falta de oxigênio para pacientes hospitalizados. Os profissionais de saúde que trabalham na capital disseram nunca ter visto uma situação semelhante antes. 

Ministério ainda não disse se os profissionais já chegaram à Manaus

De acordo com as últimas informações do ministério, 198 médicos, 562 enfermeiros, 1.212 técnicos de enfermagem, 313 fisioterapeutas e 253 farmacêuticos estavam convocados para trabalhar e auxiliar em Manaus. Todavia, essa é uma necessidade para dar conta do atendimento de toda a população. 

A agência Brasil esteve em contato com o ministério para averiguar se todos esses profissionais já chegaram até Manaus, mas ainda não houve resposta. 

Justiça Federal do Amazonas cobra plano do governo

Na sexta-feira (15), a Justiça Federal do Amazonas determinou que os governos do estado e federal apresentem, antes de mais nada, um plano para solucionar a falta de oxigênio, que tem feito falta e tem sido a causa da morte de pacientes com Covid-19.  

Familiares de hospitalizados protestam a decisão de transferência

O governo do Amazonas disse, ainda na sexta-feira, que 235 pacientes serão transferidos para outros estados do Brasil e para o Distrito Federal, ao passo que poderão receber atendimento adequado. Parentes desses pacientes ficaram intrigados, com medo de que eles não sobrevivessem à viagem. Em seguida, houveram protestos de pessoas em frente aos hospitais, que pediam por oxigênios e não pela ida dos parentes para outros estados.

Dados: Agência Brasil / imagens: Diário do Nordeste