Master e BTA Finance: os laços que ninguém quer que venham à tona
Figuras do meio político e empresarial que se beneficiaram de transações heterodoxas envolvendo o Master torcem para que os vínculos do banco com uma instituição financeira em Dubai permaneçam discretos.
BTA Finance Limited / Linkedin
O executivo Humberto Coelho, do banco BTA Finance
Com sede nos Emirados Árabes Unidos, o BTA Finance Limited é apontado como uma ponte entre o Master e Dubai. O fundador do BTA é o português Humberto Coelho, que oferece, desde 2016, serviços de gestão patrimonial e investimentos.
Conta-se que, milagrosamente, dinheiro confiado ao Master no Brasil aparecia em contas de seus beneficiários em Dubai.
No portfólio do BTA, o Brasil está em destaque. Segundo a instituição: “Nossos especialistas vêm de diferentes formações no setor financeiro e nos mercados de capitais, e de localidades como Portugal, Brasil, Chipre/Grécia, Índia, entre outras”.
Fundador do BTA foi investigado no maior escândalo financeiro de Portugal
O fundador do BTA foi investigado no esquema relacionado ao Banco Espírito Santo (BES). O BES, que entrou em colapso em 2014, foi protagonista do maior escândalo financeiro da história de Portugal.
Humberto Coelho foi acusado de participar de um esquema de pagamentos a funcionários venezuelanos, com o objetivo de favorecer o banco em negócios com a petrolífera PDVSA.
Documentos judiciais dos Estados Unidos indicam que, já em 2010, Coelho efetuava pagamentos em Dubai a pessoas-chave envolvidas no esquema de corrupção na Venezuela.
Procurado, o BTA não respondeu ao pedido de entrevista.