MBL insiste em Fake News e espalha vídeo mentiroso sobre Jaques Wagner

14 de agosto de 2018 232

Apesar de já ter sido punido pelo Facebook por espalhar Fake News, o Movimento Brasil Livre (MBL) insiste com a prática. Desta vez, o alvo das mentiras foi o ex-governador Jaques Wagner. O grupo de extrema direita espalhou um vídeo onde Wagner supostamente seria vaiado por três pessoas durante “trumpetaço” em apoio a Lula em shopping de Salvador.

O Fake News do MBL. Foto: Reprodução

O ex-governador, que nem aparece no vídeo, no entanto, não estava no local. Para o presidente do PT da Bahia, Everaldo Anunciação, a ação do MBL é um ato vinculado aos adversários da campanha eleitoral. “Está claro a vinculação partidária deles com o DEM. O Brasil inteiro sabe disso. Para nós, é desespero de quem percebe a derrotas que virá nas urnas” avaliou o petista.

A assessoria do ex-governador negou que Wagner estivesse no local durante o ato, tratando o fato como “falso”. “Acionaremos a Justiça exigindo direito de resposta contra o MBL, que vem ganhando notoriedade pela sistemática fabricação de Fake News”, apontou a assessoria do petista.

O trumpetaço em Salvador

De acordo com a assessoria do Shopping Barra, a manifestação foi pacífica, durou pouco tempo e a segurança do estabelecimento não precisou intervir. Apesar de não ter participado do ato, Wagner reafirmou “seu apoio às manifestações democráticas pela liberdade de Lula, que é um preso político”.

 

Veja abaixo, na íntegra, a nota veiculada pelo PT de Salvador sobre o assunto:

 

“FAKE NEWS CONTRA WAGNER É DESESPERO DE QUEM SENTE A DERROTA CHEGANDO” COMENTA EVERALDO ANUNCIAÇÃO.

 

Punido pelo Facebook por difundir notícias falsas, o MBL se juntou a apoiadores de Bolsonaro para, numa ação coordenada, espalhar um “fake news” contra o ex-governador Jaques Wagner, candidato ao Senado pelo PT da Bahia.

Internautas identificaram que a operação criminosa teve início na noite do último domingo (12/8), provavelmente para se contrapor ao “Trompetaço” ocorrido no dia anterior, no Shopping Barra, em Salvador, devido ao sucesso do evento e sua grande repercussão nas redes sociais.

No vídeo divulgado, em nenhum momento aparece a imagem de Wagner, que não estava no local. Nas imagens, cerca de três pessoas vaiam e gritam frases como “na cadeia, na cadeia”.

Para o presidente do PT da Bahia, Everaldo Anunciação, a ação do MBL é um ato vinculado aos adversários da campanha eleitoral. “Está claro a vinculação partidária deles com o DEM. O Brasil inteiro sabe disso. Para nós, é desespero de quem percebe a derrotas que virá nas urnas” avaliou o petista.

O que disse Wagner

“Alguns mal-intencionados aproveitam a internet para espalhar mentira e ódio. Agem inspirados pela lógica fascista de repetir uma mentira mil vezes e se notabilizaram como fábricas de fake news. O MBL é o maior exemplo disso, tanto que acabaram de ter centenas de páginas e perfis tirados do ar por compartilharem conteúdos falsos. Vou acionar a Justiça com pedido de Direito de Resposta e demais medidas cabíveis”, afirmou Jaques Wagner, candidato ao Senado.

O CAMINHO DA FAKE NEWS DO MBL:

Tanto a página oficial MBL no Facebook (https://www.facebook.com/mblivre/videos/2119178808334655/), quanto as páginas de suas principais lideranças compartilharam a notícia falsa, inclusive com o mesmo texto. O vereador Fernando Holyday postou o vídeo, afirmando que Wagner estava no evento (https://www.facebook.com/fernandoholiday.mbl/videos/2119197858332750/).

Outro líder do movimento, Kim Kataguiri, também divulgou o o fake news em sua página no Facebook  (https://www.facebook.com/kataguiri.kim/videos/2119230341662835/), repetindo o mesmo texto, o que reforça as suspeitas de uma ação orquestrada.

Outros expoentes da extrema direita também espalharam a notícia falsa ( https://www.facebook.com/alexandrefrota/posts/2178898455656998 ), a exemplo do ator Alexandre Frota, ligado ao candidato Jair Bolsonaro, recém filiado ao Patriota e candidato a deputado federal.

O site de extrema direita, “O Antagonista”, do colunista Diogo Mainardi, foi outro veículo utilizado para difundir a notícia falsa, compartilhando uma postagem da “RevistaBzz” e afirmando a presença de Wagner na falsa manifestação contra Lula.

Everaldo Anunciação presidente do PT na Bahia