MDB polariza nas duas vagas ao Senado, julgamento de Acir pode decidir governo no 1º turno, Mary divide espaço político em Ariquemes
Senado – A disputa pelas duas vagas ao Senado em Rondônia vai se consolidando. A constatação ficou evidente na segunda pesquisa do Instituto Real Time Big Data, que tem parceria com a Record SICTV publicada no último dia 22. Confúcio Moura (MDB), que tinha 34% perdeu dois pontos; Valdir Raupp (MDB) permaneceu com 21%, Fátima Cleide (PT) caiu de 19% para 16%, Marcos Rogério (DEM) passou de 14% para 15%, Carlos Magno (PP) de 8% para 14% e Jesualdo Pires (PSB) subiu de 8% para 11%. Aluízio Vidal (Rede), Jaime Bagatolli (PSL) Pastor Edésio Fernandes (PRB) Fabrício Jurado (Novo) e Bosco da Federal (PPS) não chegaram a dois dígitos.
Senado II – Os candidatos Valdir Raupp, que concorre à reeleição e Confúcio Moura, ambos do MDB estão na liderança desde a pesquisa anterior. Raupp se manteve e Confúcio perdeu dois pontos entre as duas pesquisas. Fátima que está enfrentando problemas na Justiça Eleitoral perdeu três pontos; Marcos Rogério subiu um ponto e Carlos Magno foi quem apresentou melhor desempenho de uma pesquisa para outra: subiu seis pontos. Jesualdo Pires também está com 11% e antes estava com 8%. A concorrência pelas duas vagas é acirrada, mas o MDB continua sendo um partido de militância forte.
Assembleia – A ex-secretária de Estado da Agricultura (Seagri), Mary Braganhol deixou o cargo dentro do prazo para desincompatibilização para disputar vaga na Assembleia Legislativa (Ale), nas eleições deste ano. Mary tem domicílio eleitoral em Ariquemes, município que concentra o maior número de deputados estaduais na Ale (quatro representantes). Todos são candidatos à reeleição. Ela também atuou na Prefeitura de Ariquemes na área social e posteriormente na secretaria de agricultura e está filiada ao PSB. Está entre as favoritas na disputa das 24 cadeiras da Ale.
Governo – O futuro político visando o governo do Estado nas eleições deste ano depende do julgamento do senador Acir Gurgacz, que concorre a governador pela coligação “Juntos por um novo tempo para Rondônia” (PDT, PSB, PP, PR, PTB, SD, PSDC e PTC), pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (27). Caso obtenha sucesso Acir terá condições de disputar a segunda colocação, porque os indicativos sinalizam que Expedito Júnior – “Esperança por um Tempo Novo” (PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas) já estaria consolidado como o mais bem votado no primeiro turno, segundo pesquisas realizadas no Estado.
Governo II – No caso de a inelegibilidade de Acir ser mantida ficaria na disputa direta, apenas o atual presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, que concorre ao governo do Estado pela coligação “Rondônia, Unidos Somos Fortes” (MDB/Podemos/PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV). Expedito, Maurão e Acir vêm polarizando a sucessão do governador Daniel Pereira (PSB), e apesar de eleições apresentarem surpresas, pelas pesquisas e análise do quadro sucessório atual, o futuro governador estaria entre os três. Na hipótese de Acir ficar fora analistas políticos garantem que Expedito tem chances de vencer no primeiro turno, porque Maurão começou a crescer agora com chances de vencer no primeiro turno, caso consiga carrear os votos de Acir. Até quinta-feira a política no Estado estará entre os assuntos mais comentados nas redes sociais, imprensa e bastidores das eleições.
Respigo
Dados da pesquisa: foram ouvidas 1.000 pessoas entre os dias 17 e 18 deste mês de setembro com 3% de margem de erro e 95% de índice de confiança. A pesquisa está registrada no TSE RO08878/2018 +++ Em várias regiões de Rondônia há diariamente precipitações pluviométricas, indícios que o inverno (chuvas) está chegando. Ao mesmo tempo o rio Madeira está com o nível baixo e prejudicando a navegação +++ A expectativa é que chova na Bolívia para que o Madeirão retome seu leito normal. Até o transporte de combustível de Manaus a Porto Velho fica prejudicado +++ Impressiona o número de motoristas de Porto Velho, que transita sem utilizar o cinto de segurança. Não é um ato irregular, apenas dos jovens, mas principalmente pessoas mais idosas, que deveriam dar exemplo e que teimosamente não utilizam o equipamento obrigatório de segurança +++ O pessoal da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran deveria ser mais rigoroso com motoristas irresponsáveis que não utilizam o cinto de segurança. E também com motoristas e motociclistas que “furam” semáforos colocando em risco a segurança no trânsito.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
