Modernidade no Detran traz documento impresso em papel sulfite, campanhas educativas desapareceram, Cassol terá dificuldades com o eleitorado de Porto Velho
Detran – A chegada da modernidade no Detran-RO não trouxe benefícios para o usuário de veículo automotor. Hoje praticamente tudo é feito via internet, inclusive a documentação do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação, que podem ser apresentadas no telefone celular, apesar de custar uma grana considerável, tanto para pagar o IPVA como a CNH. A documentação do veículo, inclusive, caso o proprietário quiser impresso tem que se sujeitar a aceitá-lo em uma folha de papel sulfite comum, não mais em papel moeda como sempre foi.
Detran II – A autarquia é um dos segmentos do Estado que mais arrecada. Há tempos não se constata a realização de uma campanha de orientação educativa fornecendo o máximo de informações à população. Várias mudanças ocorreram na nova legislação de trânsito, que entrou em vigor este mês, inclusive na fórmula de pontuação da CNH, e o Detran de Rondônia, não se mobilizou para promover uma ampla campanha de esclarecimento. E certamente não é por falta de recursos financeiros. Seria importante, que os deputados solicitassem um balanço geral da situação do Detran, para que o contribuinte saiba para onde vai o grande volume de dinheiro arrecadado pela autarquia.
Eleições – Entre os nomes com amplas condições de concorrer ao governo do Estado nas eleições do próximo ano, quando também serão eleitos, além de governadores e vices, o presidente da República e o vice; uma das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas, está o do ex-governador Ivo Cassol (PP). Ele governou o Estado durante dois mandatos seguidos, está entre os nomes em condições de concorrer em 2022 e tem como maior desafio ampliar o eleitorado na capital, onde nem sempre conseguiu boa votação, pois se identifica mais com o interior, onde já foi prefeito de Rolim de Moura em dois mandatos seguidos, antes de eleger-se governador.
Capital – No seu projeto de buscar mais uma vez o cargo de governador de Rondônia, Cassol tinha um nome muito forte a vice no seu partido, a ex-vereadora de Porto Velho, Cristiane Lopes, do PP, que deixou uma reeleição aparentemente tranquila para concorrer a prefeita em 2020. Foi para o segundo turno com o prefeito Hildon Chaves (PSDB), que concorria à reeleição. Perdeu, mas é sempre um nome com força política respeitável na capital e estava na relação de nomes para concorrer como vice de Cassol, no caso do ex-governador e ex-senador viabilizar sua candidatura. Cristiane tem o perfil de voto que o grupo Cassol precisa em Porto Velho.
Podemos – Apesar da derrota na disputa pela prefeitura da capital, Cristiane demonstrou força eleitoral, pois deixou para trás nomes expressivos, como do professor da Universidade Federal de Rondônia-Unir, Vinícius Miguel (Cidadania) a sensação das eleições ao governo do Estado em 2018; advogado Breno Mendes (Avante) e coronel Ronaldo Flores (Solidariedade), dentre outros nomes com potencial nas urnas. Cristiane foi para o segundo turno, perdeu, mas deixou a marca de “boa de voto”. Recentemente ela anunciou seu desligamento do PP para assinar filiação ao Podemos, presidido no Estado pelo deputado federal, Léo Moraes, que deverá concorrer a governador. Por isso Léo não pretende fechar questão com Cassol. Cristiane certamente será o nome forte do Podemos para a Câmara Federal, no caso de Léo concorrer a governador e Cassol perdeu uma ótima candidata a vice.
Respigo
Quem tiver que utilizar a calçada, na rua Getúlio Vargas, no trecho entre as ruas Afonso Pena e 7 de Setembro, em frente da Fox Motos em Porto Velho é obrigado a andar pela pista de rolamento. É que a empresa de motocicletas colocou na calçada um boneco de propaganda inflável, que impede a passagem das pessoas +++ Onde está o pessoal da fiscalização da prefeitura? É o fim da rosca... +++ Ótima a participação dos times brasileiros Santos e Palmeiras pela Copa Libertadores e Recopa, respectivamente, pois esta semana foi possível constatar como está jogando muito bem o jovem time do Rei Pelé. Impressionante a personalidade dos garotos que vieram da base e não tomaram conhecimento do time do San Lorenzo, da Argentina e venceu por 3x1 com muita personalidade mesmo jogando na casa do adversário +++ E o Palmeiras venceu bem o Defensa y Justicia, também da Argentina pelo placar de 2x1. É o futebol brasileiro aos poucos retomando sua condição de melhor do mundo.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Um plano nefasto
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
