Mudanças de partidos somente em março com a Janela Partidária, como funciona a fidelidade partidária, a importância do cargo de vereador
Fidelidade – A chegada de janeiro marca o início de um ano eleitoral, pois teremos eleições gerais para escolha do presidente da República, governadores, uma das três vagas ao Senado de cada Estado e do Distrito Federal, além de deputados federais e estaduais e os políticos se movimentam cedo. Apesar do período de férias a mobilização é notória nos bastidores da política. O recesso parlamentar envolvendo Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais será encerrado no final deste mês. Outro assunto emergente entre os políticos é de a possibilidade da troca da sigla partidária, dentro da legalidade, sem a perda de mandatos, por exemplo. É a fidelidade partidária.
Fidelidade II – No período de 1º a 31 de março próximo políticos poderão mudar de partido sem complicações com a Justiça Eleitoral. É a chamada Janela Eleitoral. Em Rondônia há vários casos de políticos mudando de partido, por questões ideológicas ou pessoais, situação que poderá mudar o cenário político-eleitoral para as eleições de outubro próximo. Um exemplo é do ex-prefeito de Ji-Paraná, e ex-deputado estadual Jesualdo Pires, que poderá deixar o PSB e se filiar ao PSD, presidido no Estado pelo deputado federal Expedito Netto. Hoje, Jesualdo certamente é o nome mais comentado entre os dirigentes partidários, para concorrer a vice-governador, ao governo do Estado e também para a única vaga ao Senado. Ele é bom de voto, pois foi deputado estadual, tem dois mandados seguidos como prefeito de Ji-Paraná, segundo maior e mais importante município de Rondônia com cerca de 90 mil eleitores. Nas eleições gerais de 2018 somou mais de 195 mil votos na disputa de vaga para o Senado.
Fidelidade III – Outro caso explícito é do deputado estadual Lazinho da Fetagro, que tem domicílio eleitoral em Jaru, e sempre foi militante ativo do PT. Nos últimos meses teve problemas com o diretório estadual e deverá aproveitar a Janela Eleitoral de março próximo para se filiar a outro partido político, provavelmente o PSB, presidido em Rondônia pelo deputado federal Mauro Nazif. Lazinho pretende concorrer em busca de mais um mandato, que seria o terceiro, já que foi reeleito em 2018 para o segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa. Caso confirme sua filiação ao PSB, Lazinho manterá suas ações políticas de esquerda, como sempre foi na sua militância no PT e sempre foi um parlamentar bem atuante.
Reeleição – Existe expectativa e questionamento sobre a reeleição dos deputados estaduais. O parlamento estadual de Rondônia é composto de 24 deputados e pelo que tudo indica todos, sem exceção, estarão concorrendo a um novo mandato. Boa parte das 24 cadeiras é ocupada, hoje, por deputados com trabalho consolidado junto aos eleitores e com apoio da maioria dos prefeitos e vereadores, que foram eleitos e reeleitos nas eleições de novembro de 2020. Vários vereadores de Porto Velho já se manifestaram, que estarão na disputa por vagas na Ale-RO, por isso, já é possível notar considerável movimentação na política regional. O candidato a deputado estadual depende muito do apoio de prefeitos e vereadores, pois são eles que estão em contato permanente com o eleitor. O ano promete.
Saúde – O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Alex Redano (PRB-Ariquemes) conseguiu a liberação pelo governo do Estado, de recursos financeiros no valor de R$ 100 mil para o município de Rio Crespo, na região do Vale do Jamari, que serão aplicados pela prefeitura na área de saúde. Segundo Redano, "a saúde sempre requer mais atenção e investimentos, em especial nos tempos de pandemia, como o que, ainda, atravessamos. Esse recurso que buscamos junto ao Governo para apoiar o município vai ser importante para abastecer as unidades de saúde de Rio Crespo". A busca de recursos via governo do Estado pelo presidente da Ale, Alex Redano é constante, “pois sabemos das dificuldades dos municípios, mais acentuadas na área de saúde, devido a pandemia”.
Respigo
É tradição vereadores de Porto Velho se elegerem a cargos eletivos de maior relevância. Avaliando casos mais recentes, destaques para Mariana Carvalho e Léo Moraes, que presidem, respectivamente o PSDB e Podemos em Rondônia e hoje são deputados federais +++ os deputados estaduais Alan Queiroz (PSDB), Anderson Pereira (Pros), Jair Montes (Avante), Jean Oliveira (MDB), Marcelo Cruz (Patriota) e Ribamar Araújo (PL) também já passaram pela vereança na capital. O vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho (PSDB) foi vereador e presidente do legislativo municipal +++ A jovem e pujante Rondônia está de aniversário hoje (4). O Estado está comemorando 40 anos de instalação.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Um plano nefasto
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
