Nas aldeias e quilombolas
Ainda na década de 80, a então deputada federal Raquel Cândido dizia que a maior parte da população de Rondônia estava envolvida diretamente ou indiretamente com drogas. Na mesma década foi desenvolvida a Operação Excentricc, pela Polícia Federal, destinada a combater o narcotráfico no Estado com apreensão de aviões, carros de passeio caminhões e embarcações dos chefões dos cartéis, e logo em seguida despontou a “bancada do pó.”
Por tudo isto, mais a estatística de que 70% dos presidiários estão envolvidos com drogas, não chegou a ser surpresa o levantamento da Sepoad sobre a existência de 679 mil usuários de drogas em Rondônia, o que representa quase 40% de uma população de 1.880.000 habitantes.
Embora haja indícios nas ruas, nos presídios, nos hospitais de que o percentual de consumidores de drogas seja elevado em Rondônia, não acredito nas estatísticas divulgadas. A meu ver bem exageradas. Mas o problema dos entorpecentes tem se agravado, e isto pode se constatar até na chegada das drogas nas aldeias indígenas e comunidades quilombolas.
Aliança nacional
Pelas articulações nas esferas partidárias a aliança firmada entre o PDT de Acir Gurgacz e o PSB de Daniel Pereira não será apenas em Rondônia. Também no âmbito nacional os dois partidos estão costurando coligação, tendo o presidenciável Ciro Gomes (PDT) na cabeça de chapa. Entre os pedetistas já foi confirmada a convenção nacional para ratificar a postulação de Ciro Gomes, que acontecerá dia 20 de julho.
No trecho
Nas peregrinações pelos bairros, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, leva consigo o governadorável Expedito Junior (por enquanto no PSDB), anunciando novos benefícios para a capital. Chaves destaca ao final do seu primeiro ano de mandato a ampliação da iluminação pública nos bairros, e para o ano que vem um ambicioso projeto de pavimentação para atingir 300 quilômetros ao longo da sua gestão.
Projeto Podemos
Um novo partido surgiu com o lançamento da sigla denominada Podemos, que substituirá o nanico PTN, levando boa parte das lideranças do Partido Verde (PV) e alguns contingentes do PSB. A nova legenda já nasce com um pré-candidato a presidente da República, que é o senador Álvaro Dias, e conta com a adesão do senador Romário (RJ), que entra na agremiação já com pinta de postulante ao governo do Estado do Rio de Janeiro.
Poder feminino
Desafiando o poderio das abelhas rainhas da política regional, as deputadas federais Mariana Carvalho (PSDB-Porto Velho) e Marinha Raupp (PMDB-Rolim de Moura), algumas “abelhinhas” de asas crescidas já estão no trecho para tentar destronar as campeãs de votos de Rondônia. São elas, Silvia Cristina (Ji-Paraná), Vera Paixão e Lisandra Rover (Vilhena), Ada Dantas (Porto Velho) e Cláudia Moura (Ariquemes).
Pela emancipação
Os eleitores da Ponta do Abunã, onde ficam os distritos de Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã, estão fazendo um pacto para votar apenas nos deputados estaduais, federais e senadores comprometidos com a emancipação da região. O mesmo ocorre em Tarilândia, também com o plebiscito já realizado, mas cujo município também não foi instalado. Ambos pugnam pela autonomia há 30 anos.
Via Direta
*** O ano vai acabando com mais patifarias políticas, como foi o indulto aos corruptos concedido pelo presidente Michel Temer *** Mas a medida será remodelada após a intervenção do Supremo *** Dividido nas últimas eleições, o PT de Rondônia, agora sob o comando do deputado Lazinho da Fetagro, se une para o pleito do ano que vem *** Pelo menos dois estaduais do PMDB deverão cair fora da legenda buscando acomodações em outras siglas para o pleito de 2018.
MAIS LIDAS
Equipe de Léo Moraes tem até réu confesso de fraude financeira
A explosão de filiados do PT em cargos de confiança
Comissão Eleitoral da OAB-DF recebeu 80 impugnações contra chapas
POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)
Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br