O CERCO TA FECHANDO : ZÉ DIRCEU PODE VOLTAR PARA CADEIA NA PRÓXIMA SEMANA
O ex-ministro José Dirceu pode estar com seus dias de liberdade contados nos dedos de apenas uma mão. O Tribunal Regional da 4.ª Região de Porto Alegre, o temido TRF-4 que confirmou a condenação do ex-presidente Lula, julgará os embargos apresentados por Dirceu na próxima quinta-feira, 19.
LEIA MAIS Apreensivo com o futuro, Dirceu fala dos milhões que estão com Lula
Por meio de comunicação eletrônica, o Tribunal informará ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato, se os desembargadores acolheram ou negaram os embargos apresentados por Dirceu. Em caso negativa, o petista poderá ter sua prisão decretada imediatamente.
No ano passado, José Dirceu havia sido condenado a uma pena de 20 anos e dez meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, na primeira instância. Na segunda instância, o TRF4 aumentou sua pena em 10 anos – atingindo um total de 30 anos e nove meses de prisão. Graças a uma divergência, Dirceu teve direito aos embargos que Lula não teve, por ter sido condenado por unanimidade pelos três desembargadores do Tribunal da Lava Jato.
LEIA MAIS “Os milhões que estão com Lula”, segundo Dirceu
No caso de Dirce, o relator do caso no TRF4, desembargador Gebran Neto, havia votado pelo aumento em dobro da punição a Dirceu, ou seja, 41 anos de cadeia. O resultado final ficou em 30 anos e nove meses. O petista foi condenado pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa por desvios na Petrobras.