PT, PSOL E PTSOL
1) PT: O PT surge em 78/79 e é oficializado em 1980. Apresentava-se como um partidoradical e esquerdista para os padrões dos PCs da época. O seu nome já demarcava uma posição de classe.
Pois bem, no crescimento parlamentar o partido começou a abandonar as bases trabalhadoras. E, por fim, a ânsia de levar oLula-lá fez com que o partido abandonasse a perspectiva classista e a luta contra o capital. Virou um Partido policlassista, conciliador e que não tinha o anticapitalista como meta. No máximo, pequenas políticas sociais e democracia.
2) Psol: contra isso, uma parte do partido se insurgiu desde o primeiro mandato de Lula e fundou-se o Psol. Retornariam as lutas contra o capital e assimilaram novas lutas.
E o que vemos hoje? Um Psol cada vez mais indiferenciável do PT. Um Psol que deseja ser o PT e, pior, um PT atual.
Faltou o balão com o pensamento do Lula: "Este é o filho que eu gostaria de ter"... |
Um Psol que lança o candidato a presidente com as bençãos do Lula. Com apoio até de mensagem de telão.
Que tem uma bancada de deputados federais que denunciam mais o golpe do que as bancadas petistas. Um Psol sem programa e sem rumo.
A única coisa conhecida é que não priorizam a luta contra o capital, a organização dos trabalhadores. Não passa de uma geleia geral tropicalista, que é pro mundo ficar Odara.
Enfim, esta é a esquerda em ascensão.
* sociólogo, doutor em Educação e professor da UFMG.
Boulos & psolistas: "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais"