Os “clássicos” regionais
O cenário político em Rondônia vai delineando verdadeiros “clássicos” regionais, o que poderá afirmar as atuais lideranças tradicionais ou renovar os quadros políticos rondoniense com caras novas. Em Vilhena e Cone Sul, Melki Donadon x Evandro Padovani x Japonês da Granja x Jean Mendonça: Rolim, Cacoal e Zona da Mata com Marinha x Jaqueline; Expedito Neto x Nilton Capixaba x Luis Claudio.
Na região central e Bacia Leiteira (Ji-Paraná, Ouro Preto e Jaru), Marcos Rogério x Carlos Magno x Silvia Cristina x Lucio Mosquini, no Vale do Jamari Tziu x Claudia Moura x Lucas Folador x Ernandes Amorim x Moreira Mendes.
Mas é na capital onde o bicho vai pegar. Aqui temos dois candidatos à reeleição que são Mariana Carvalho e Lindomar Garçon que vão se somar a predadores do nível de Leo Moraes, Mauro Nazif e Pastor Valadares, entre outros nomes em gestação.
Em toda eleição para Câmara dos Deputados despontam pelo menos três surpresas e algumas vezes desbancando favoritos que acabam na suplência. E muitas caras novas devem pintar no pedaço.
Só em janeiro
Em Porto Velho a conclusão das obras de alargamento da rua Duque de Caxias foi chutada para janeiro do ano que vem. Com as chuvas e o projeto seguindo até a rua Uruguai, no Embratel, cortando a BR-319, o que se vê é mais uma previsão furada. É coisa para março em diante. Os moradores da Duque de Caxias comemoram porque se salvaram do inconveniente corredor de ônibus, atribulação que continuará pela avenida Carlos Gomes.
A nova legislação
Os pilantras de plantão aproveitaram que ainda não estava vigorando a nova legislação que pune com rigor a falsificação das pesquisas eleitorais e largaram mais uma missa encomendada neste final de ano. Os políticos não se fazem de rogado em pagar sondagens nas quais sempre “lideram” as paradas, mesmo tendo despencado na vala comum. Como se vê, nada muda, eleição pós eleição.
Fazendo as contas
Leitores do jornal e internautas dos sites onde esta coluna é veiculada indagaram com que base o colunista atribui a alguns candidatos a reeleição à Câmara Federal poucas chances de sucesso. Explico: No caso de Luis Claudio (PR), porque foi lançado na sua base a candidata Jaqueline Cassol, rachando seus redutos. Não bastasse, ainda tem a postulação de Carlos Magno (PP) também interferindo no seu projeto.
Caso de Garçon
No caso do deputado federal Lindomar Garçon, um dos menos votados no pleito passado, seu sucesso nas urnas depende agora totalmente do apoio da Igreja Universal. Na capital, sua base atual, ele tem a concorrência de nomes poderosos como Mariana, Leo Moraes, Mauro Nazif, etc. Como não existe espaço para abrigar tantos tigres no mesmo capão, nosso maior papagaio de pirata de Rondônia estará em apuros em 2018.
Recordistas e favoritos
Temos alguns recordistas de votos e de mandatos nas eleições de 2018. A Câmara dos Deputados, temos a deputada Marinha Raupp que busca o sétimo consecutivo, lembrando que ela já foi a federal mais votada de todos os tempos. Para Assembleia Legislativa, o atual vereador Zequinha Araujo detém a maior marca de votos para deputado estadual. E para a condição de favoritos da temporada temos: Confúcio ao Senado, Mariana Carvalho à Câmara e Israel Neiva à ALE.
Via Direta
*** Com tudo em recesso pelo Natal e Ano Novo, o colunista que vos fala deseja a todos os melhores fluídos positivos para as festividades de final de ano *** Entro em recesso também, mas vou bisbilhotar os principais pólos regionais do interior nos próximos dias para auscultar o cenário político para o ano que vem *** O Incra encerrou o ano distribuindo 2 mil títulos de terra na conflitada região do Vale do Jamari *** A região foi priorizada devido aos episódios sangrentos nos últimos anos.
MAIS LIDAS
Equipe de Léo Moraes tem até réu confesso de fraude financeira
A explosão de filiados do PT em cargos de confiança
Comissão Eleitoral da OAB-DF recebeu 80 impugnações contra chapas
POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)
Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br