Os nomes cogitados

20 de março de 2018 678

Nomes cogitados têm muitos para disputar o governo de Rondônia, um Estado com bons patamares de crescimento e as contas mais ou menos em dia. No entanto, no frigir dos ovos devem restar menos de meia dúzia para a empreitada. Alguns nomes já são sobejamente conhecidos, outros se lançando agora. Confiram as especulações do momento com as seguintes postulações: 1-Acir Gurgacz (PDT) 2-Maurão de Carvalho (MDB) 3-Expedito Júnior (PSDB) 4-Mariana Carvalho (PSDB) 5-Ivo Cassol (PP) 6-Pimenta de Rondônia (Psol) 7-Jorge Chediack (PC do B ) 8-Vinícius Raduan Miguel (Rede) 9-Heverton Aguiar (sem partido) 9 – Marcos Pereira (PT) 10-Augusto Pelúcio (PSL).

Nas últimas horas fala-se em uma grande aliança no Estado, acomodando-se uma série de situações, envolvendo quase uma dúzia de partidos e pelo menos quatro de ponta que tinham prováveis postulantes ao CPA. No puxa-estica, o vitaminado chapão está quase pronto, faltando as acomodações para as coligações para as cadeiras a Assembleia Legisaltiva e à Câmara dos Deputados, e neste sentido naturalmente cada partido puxa a brasa para sua sardinha.

Mas neste período pré-eleitoral, sem a definição ainda de quem sai e quem fica, com o processo de desincompatibilização e, ainda, o troca de partidos proporcionado pelo mecanismo denominado de “janela da infidelidade” ainda é prematuro acertar uma aliança que vai ter que sobreviver até as convenções de julho.

A largada do PDT

Com encontros regionais, a partir do dia 24 em Vilhena, o PDT dará sua largada para as eleições 2018. No encontro do Sul rondoniense, o partido receberá as filiações do ex-prefeito Melki Donadon – pré-candidato a deputado federal – e da deputada estadual Rosângela Donadon, que pleiteia a reeleição. Ambos são egressos do MDB. Uma grande festa está programada para Vilhena.

As perdas no MDB

Da bancada de seis deputados estaduais, o MDB já perdeu dois. Rosângela Donadon confirmou seu ingresso no PDT, Só na Bença também definiu sua saída, mas ainda não se sabe a sua nova agremiação. Assim o MDB desfez o chamado grupo da morte, onde alguns parlamentares fatalmente seriam prejudicados devido à chegada de dois medalhões, Williames Pimentel (Porto Velho) e Ezequiel Neiva (Cerejeiras) com baita estrutura de campanha.

Os predadores

Porto Velho, a capital de Rondônia, conta com oito representantes na Assembleia Legislativa, o equivalente a um terço das 24 cadeiras. Manter esta representatividade ou ampliar esta bancada é um desafio, mas já se sabe que algumas vagas vão trocar de mão, devido à existência de predadores vorazes na temporada. Pimentel, Chagas Neto, os vereadores Zequinha Araújo, Alex Palitot e Elis Regina são alguns deles.

As movimentações

A movimentação dos partidos começa a aumentar agora pelo Estado. Nesse sábado, o PP de Jaqueline Cassol e o PR do deputado federal Luiz Cláudio se reuniram em Rolim de Moura tratando das eleições de outubro. Na capital, o PT está montando sua chapa de candidatos com Lazinho da Fetagro (estadual), Anselmo de Jesus (federal) e a ex-senadora Fátima Cleide ao Senado.

O punhal da traição

Em Rondônia existe uma rotina de traições políticas, e isto vem desde as eleições de 1982. Na campanha a prefeito, de 2016, por exemplo, o MDB tinha compromisso de apoiar o então prefeito Mauro Nazif (PSB), cujo partido tinha indicado o vice de Confúcio na eleição de 2014, e chegou na hora da campanha pulou fora lançando Williames Pimentel, prejudicando a peleja da reeleição de Nazif.

Via Direta

*** Tratando-se do pleito 2018 ao governo do Estado a coisa continua embolada *** O PSDB tem como alternativa Mariana, a opção por Expedito e ainda uma aliança com Ivo Cassol (PP) ***Instâncias superiores do Diretório Nacional do Psol pedem mais uma vez a presença de Pimenta de Rondônia na peleja ao governo Estadual *** Se puder optar, ele disputa uma cadeira da Assembleia Legislativa, um alvo mais seguro, devido à sua projeção nas últimas campanhas.

 
POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br