Pague a conta: PF investiga lotérica por desvio milionário na Caixa
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (1º/10), a Operação Pague a Conta, com o objetivo de investigar crimes de peculato contra a Caixa Econômica Federal na Baixada Fluminense.
Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência da investigada, em Duque de Caxias (RJ). Durante a ação, foram apreendidos dois celulares, um tablet, documentos diversos e um veículo modelo 2025 avaliado em mais de R$ 100 mil.
As investigações começaram em 2024, a partir de uma notícia-crime enviada pela própria Caixa. Segundo a denúncia, uma permissionária de uma lotérica teria deixado de repassar à instituição os valores arrecadados nas operações do estabelecimento. O rombo já ultrapassa R$ 1 milhão.
De acordo com a legislação penal, a permissionária, na condição de responsável por recursos da Caixa, é considerada funcionária pública por equiparação, podendo responder pelo crime de peculato.
Além da busca, a Justiça autorizou as quebras de sigilo bancário e telemático da investigada para rastrear movimentações financeiras e possíveis cúmplices.