Parceria Podemos e PSB abre a caminhada eleitoral na capital, deputados Jean e Lebrão são as lideranças do MDB no Estado, problema é juntar os cacos das eleições de 2018
Eleições – A parceria firmada entre os deputados federais de Rondônia Léo Moraes e Mauro Nazif, presidentes regionais dos Podemos e PSB, respectivamente, dá início a um quadro real de como serão as eleições a prefeito de Porto Velho. Uma chapa capitaneada pelo deputado Léo Moraes, que tem a simpatia e identificação com boa parte do eleitorado da capital e, respaldada por um candidato a vice indicado por Nazif, seria uma chapa com amplo apoio popular e em condições de disputar as eleições do próximo ano com enorme possibilidade de sucesso.
Força – Léo Moraes foi eleito vereador na capital em 2012 com 2.299. Dois anos depois se elegeu deputado estadual com 10.275 votos, a maioria na capital. No ano de 2016 disputou a eleição a prefeito com o atual chefe do executivo de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). Foi para o segundo turno, mas perdeu para Hildon. Em 2018 se elegeu deputado federal com 69.565 votos, sendo que, 46.985 (20,06%) do eleitorado de Porto Velho. Léo tem uma caminhada vitoriosa e, ainda, não completou nenhum dos mandados. A cada dois anos o povo o elegeu para cargos diferentes (vereador, deputado estadual e federal). A única eleição, que disputou e não venceu foi a prefeito em 2016, cargo que ele poderá exercer a partir de 2021, caso seja o vencedor nas eleições de outubro do próximo ano. O pontapé da sucessão municipal foi dado e ele tem muitas chances.
MDB – Após a votação pífia do senador Valdir Raupp (MDB) nas eleições de 2018, quando buscava a reeleição o partido ficou desestruturado no Estado e sem uma liderança de peso. Na convenção para escolha dos candidatos ao Senado e a governador para as eleições de outubro último ocorreu tumulto e quebra-quebra na sede do partido na capital. Na época Confúcio impôs a sua candidatura, “na marra”, se elegeu, mesmo não conseguindo uma votação expressiva e abandonou os demais candidatos, inclusive o majoritário, Maurão de Carvalho. Eram duas vagas e Confúcio superou o candidato do PSL Jaime Bagattoli por uma diferença de 18.284 votos. Caso Bagattoli tivesse trabalhado melhor sua candidatura, na capital, certamente estaria no Senado, hoje.
MDB II – Sem a união do partido, que ficou esfacelado, após a “pauleira” na convenção de agosto de 2018, que confirmou o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho, candidato a governador, o partido está à deriva em nível estadual e “amarrado” na capital. O presidente do diretório municipal de Porto Velho, Leandro Low, preocupado com as eleições municipais (prefeito e vereador) do próximo ano busca a união das lideranças do partido, para enfrentar a batalha do próximo ano. Não será missão das mais fáceis.
MDB III – Hoje, além de Confúcio, os deputados estaduais Jean Oliveira e Eurípedes Lebrão são os nomes expoentes do partido no Estado. Ambos foram reeleitos, que segundo os políticos é missão mais difícil que a eleição, com votações expressivas, o que demonstra a força eleitoral dos dois parlamentares. Lebrão (20.357 votos) e Jean (17.823) foram o primeiro e o segundo mais bem votados nas eleições de 2018. Na capital Jean contabilizou na reeleição 4.262 votos. Seu irmão, Márcio é vereador em Porto Velho. Além de mais bem votado no Estado, o deputado Lebrão somou 4.624 (57,96% dos válidos) votos em São Francisco do Guaporé sua base eleitoral. Espera-se que Jean e Lebrão sejam lembrados e respeitados como líderes partidários nas convenções municipais para definição das eleições a prefeito e vereador de 2020. Sem dúvidas são lideranças consolidadas, que devem ser ouvidas sobre qualquer ação futura do partido, que está fragilizado e necessitando se recompor, não somente em Rondônia, mas nos demais estados do País.
Respigo
Impressiona, mas não surpreende o número elevado de acidentes com motocicletas no perímetro urbano de Porto Velho. Na tarde de segunda-feira (8) num intervalo de duas horas ocorreram dois acidentes a menos de 200 metros um do outro, envolvendo motos +++ Um deles na Avenida Vieira Caula, no sentido bairro centro. Já no escurecer outro na Rio Madeira esquina com a Caula +++ Como sempre o abuso de motoqueiros que avançam semáforos, ultrapassam pela direita e excesso de velocidade. E a fiscalização e orientação, que tanto cobramos continuam sendo “objetos de luxo” no complicado e perigoso trânsito da capital +++ Servidores da Escola do Legislativo de Rondônia, braço educacional da Assembleia Legislativa (Ale) estarão participando de atividade pedagógica na próxima semana. A programação será desenvolvida nos dias 15, 16 e 17, das 8h às 12h na sede da Escola em Porto Velho.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
