Parlamentares dão exemplo de democracia, debate sobre ICMS define alíquota de 19,5%, ex-prefeito e José Guedes homenageado pela OAB-RO
Debates – A disposição de o Governo do Estado de ampliar a porcentagem de cobrança do ICMS de 17,5% para 23%, após projeto apresentado na Ale-RO e aprovado pela maioria absoluta dos deputados criou um clima tenso na Casa do Povo e junto a vários segmentos da sociedade. Um novo projeto reduzindo o aumento de 23% para 19,5% amenizou a revolta causada em empresários, produtores rurais, comerciantes, profissionais liberais, após alguns dias de turbulência na política regional. Na sessão ordinária na tarde de ontem (31), o governo apresentou uma nova proposta, de 19,5% e, após debates acalorados entre os parlamentares, inclusive com o auditório lotado, chegou-se ao consenso. Méritos para os deputados Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes), único que tinha votado contra e os demais colegas Taíssa Sousa (Guajará-Mirim) e Luizinho Goebel (Vilhena), ambos do PSC, que foram incisivos na crítica ao projeto anterior, que se transformou em lei, após publicação no “Diário Oficial”.
Debates II – Também não há como ignorar a importância de um Líder de Governo como o experiente Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), que foi extremamente habilidoso ao tratar da matéria, das mais delicadas, fazendo uma “ponte” segura entre Governo e parlamentares descontentes, além de o presidente da Ale, Marcelo Cruz (Patriota-PVH), que mais uma vez demonstrou, que juventude, não representa inexperiência. Ele coordenou com competência as negociações entre os parlamentares e o Governo do Estado nos bastidores e no comando dos trabalhos na presidência. Os debates, mesmo acalorados foram –e são– necessários, pois fazem parte da democracia, do Parlamento, mas o importante é chegar-se a um denominador, como ocorreu, para que as partes sejam favorecidas, não prejudicadas. Quando somente um lado sai beneficiado, certamente teremos problemas futuros.
“Sexta-feira” – Para a maioria dos funcionários públicos (federal, estadual e municipal) hoje é “sexta-feira”. A explicação é simples. Quinta-feira (2) é feriado nacional, Dia de Finados, quando se reverencia os mortos e a maioria das famílias vai aos cemitérios levar flores, rezar, orar e dedicar, espiritualmente, uma parte do dia a quem está em outro planeta. Em razão do feriado e de a necessidade de muitas pessoas viajarem para outros municípios –ou estados– o governador Marcos Rocha (UB), o presidente da Assembleia Legislativa (Ale) Marcelo Cruz (Patriota-PVH) e o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (Sem partido) decretaram Ponto Facultativo na sexta-feira (3) encurtando a semana, que muitos dizem ser um “coice de porco”. A publicação de ponto facultativo com antecedência, como ocorreu, também foi importante, para as pessoas se programem.
Desembargadores – O Tribunal de Justiça (TJ) de Rondônia elegeu os desembargadores Raduan Miguel Filho presidente, para o biênio 2024/2025; na vice Glodner Luiz Pauletto e corregedor-geral de Justiça Gilberto Barbosa Batista dos Santos. No discurso de posse, Raduan Miguel disse que buscará a realização de “uma gestão com a participação de todos os colegas para fazermos um bom trabalho”, que terá início no dia 1º do próximo ano. Na mesma oportunidade foi eleita a nova diretoria da Escola da Magistratura para os próximos dois anos com Alexandre Miguel como diretor e no cargo de vice-diretor o juiz de Direito, Johnny Gustavo Clemes.
Homenagens – O ex-prefeito de Porto Velho, o advogado José Guedes foi um dos homenageados no aniversário da promulgação da Constituição Federal (CF), pela Ordem dos Advogados do Brasil-OAB (RO). Guedes foi deputado federal constituinte e um dos fundadores em nível nacional do PSDB. Guedes afirmou que um dos itens da CF que mais chama a sua atenção e merece destaque é a conquista de o SUS, maior sistema de saúde pública do mundo, que garante amparo social a idosos com mais de 65 anos e a pessoas com deficiência. José Guedes destacou, que “o Poder Judiciário de Rondônia é referência para mundo e a OAB é partícipe na aceleração das decisões, na uniformização das decisões e no aperfeiçoamento do sistema eletrônico”. Assis Canuto, ex-vice-governador e um dos pioneiros de Rondônia também foi homenageado pela OAB-RO.
Respigo
O ex-deputado estadual, que também passou pelo comando do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RO), Aziz Rahal é o novo diretor de fiscalização da Agero. A Agero tem como atribuições fiscalizar, orientar e acompanhar as ações ligadas à energia, gás natural, petróleo, combustíveis, saneamento básico, comunicações, transporte intermunicipal de passageiros e terminais rodoviários, hoje, somente nas áreas de transporte intermunicipal e saneamento +++ Dois dos vários jogos do Campeonato Brasileiro mobilizam os esportistas na noite de hoje (1º). O Flamengo, que ainda aspira o título enfrenta o Santos, que está na beira do rebaixamento às 19h +++ Um pouco mais tarde, às 20h30 um jogo que praticamente poderá decidir o campeão brasileiro deste ano. Jogam no Nilton Santos, no Rio de Janeiro o líder Botafogo, e o vice-líder, o Palmeiras +++ O time alviverde está seis pontos atrás e o Flamengo, terceiro colocado, sete pontos a menos, que o Fogão. Vencendo, o Botafogo dificilmente perderá o título e, uma vitória do Verdão embolará o campeonato, que está na reta final.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
