PF mira prefeito de Ilhéus e aliado em operação contra corrupção

26 de setembro de 2024 82

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 26, uma operação na Bahia para investigar crimes de corrupção, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre (MDB), e seu candidato a prefeito, Bento Lima (PSD), são alvos de busca e apreensão, conforme a TV Globo.

A Justiça autorizou buscas na casa e no gabinete do prefeito Mario Alexandre.

Leia mais

Além de Ilhéus, a PF cumpre mandados em Itabuna, Vitória da Conquista, Salvador e Lauro de Freitas.

Na casa de um empresário investigado, os agentes da Polícia Federal encontraram mais de 700 mil reais em espécie.

As acusações

O prefeito Mario Alexandre é acusado de ter recebido propina em um contrato de serviços de coleta de lixo fechado de forma irregular pela Prefeitura de Ilhéus. As investigações se baseiam na delação premiada de um alvo de outra operação da PF, na qual foi apurado o desvio de dinheiro federal destinado ao enfrentamento da Covid no município.

Apesar dos indícios de irregularidades, o ex-procurador-geral do município Jefferson Santos, que também é alvo de buscas, deu o parecer favorável à contratação do serviço de coleta de lixo.

Segundo o delator, o prefeito de Ilhéus aceitou ficar com metade do lucro obtido pela empresa contratada ao fechar o acordo.

Ex-secretário de Gestão de Ilhéus e candidato a prefeito em 2024, Bento Lima era resistente em fazer a contratação porque, conforme o delator, ele recebia propina da empresa que seria substituída na coleta de lixo na cidade.

Mais um contrato negociado pelo prefeito de Ilhéus

Com o atraso na contratação, o prefeito Mario Alexandre articulou um outro contrato, no qual recebeu propina de uma empresa contratada para prestar serviços de terceirização de mão de obra na área da saúde.

Na delação premiada, o colaborador afirmou que os empresários beneficiados bancaram parte do valor de um carro comprado para a mulher de Mario Alexandre com o dinheiro de recursos federais.

O valor destinado pelos empresários para a aquisição da primeira-dama de Ilhéus é de cerca de 80 mil reais.

Fonte: Redação O Antagonista