Políticos articulam parcerias às eleições 2026, Nazif, Léo e Fátima candidatos à prefeitura, prefeitos Hildon e João fora das eleições em 2024
Prefeito – Os eleitos nas eleições gerais de outubro último, ainda, não foram empossados. Presidente da República, governadores e respectivos vices assumem no próximo dia 1º. Já Senadores e deputados (federais e estaduais) somente em 10 de fevereiro de 2023. Mas as eleições municiais, prefeito e vereadores, que serão realizadas em 2024 já mobilizam os dirigentes partidários, que trabalham nomes para concorrer aos cargos eletivos, pois faltam menos de dois anos para a escolha dos novos mandatários municipais. E a disputa promete ser das mais acirradas em Porto Velho, com colégio eleitoral superior a 330 mil eleitores, que não terá o prefeito Hildon Chaves (UB) na disputa, pois foi reeleito em 2020 para o segundo mandato consecutivo.
Prefeito II – Dois nomes com enorme potencial de voto na capital estão na lista dos prováveis concorrentes à sucessão municipal em 2024. Ambos são deputados federais e concorreram nas eleições de outubro último. Mauro Nazif, presidente do PSB estadual, que já foi prefeito de Porto Velho, não conseguiu se reeleger à Câmara Federal este ano, mas é sempre um nome expressivo na disputa da prefeitura. O deputado federal Léo Moraes, que preside o Podemos em Rondônia concorreu a governador nas eleições deste ano, mas não conseguiu se eleger. Ele já foi vereador na capital, deputado estadual e candidato a prefeito em 2016, pelo PTB. Chegou ao segundo turno, mas perdeu para Hildon Chaves, na época no PSDB.
PT – A ex-senadora Fátima Cleide, do PT, também é um nome que não pode deixar de ser lembrado, quando o assunto são eleições. Com a saída de Roberto Sobrinho, ex-prefeito de Porto Velho, em dois mandatos seguidos, do PT, o partido perdeu um pouco de sua força na capital. O presidente do diretório municipal, Ramon Cujuí foi o oitavo mais bem votado, com pouco mais de 7 mil votos nas eleições a prefeito em 2020. Há que se considerar, que a cassação de a ex-presidente Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Lula, prejudicaram muito o PT. Não se tem dúvida que o PT vem vitaminado com a eleição de Lula a presidente, para as eleições municipais de 2024, e Fátima, pela sua coerência e fidelidade, além da ótima passagem pelo Senado certamente é, hoje, o nome com maior poderia de votos na disputa pela prefeitura da capital.
Alicerce – Não há dúvida que a reeleição do governador Marcos Rocha (UB), deve-se em grande parte a ações efetivas na saúde, educação, agricultura, pecuária e na área social, dentre outros investimentos. O sucesso do “Prato Fácil”, refeição servida por restaurantes credenciados a R$ 2, que já atendeu mais de 1 milhão de pessoas de famílias em situação de vulnerabilidade até a primeira quinzena deste mês de dezembro, que estavam cadastradas no CadÚnico na capital e interior do Estado funciona muito bem. A Secretaria de Ação Social (Seas), comandada pela primeira dama Luana Rocha também tem os programas “Mamãe Chequei”, para atender grávidas, “Crescendo Bem” com transferência de R$ 100 mensais a crianças de 0 a 3 anos ou de 0 a 6 anos com deficiência. O Estado também tem “Governo na Cidade”, de preservação e recuperação de praças e logradouros; “Porteira Aberta”, de restauração de estradas vicinais. São alguns dos vários programas com abrangência social significativa, que colocam governo e povo ombro a ombro na busca de soluções para os problemas da população.
Prefeituras – Porto Velho e Ouro Preto do Oeste são os dois municípios de maior porte de Rondônia que não terão reeleição a prefeito em 2024. Em outubro último Hildon Chaves foi reeleito na capital e João Gonçalves Júnior (PSDB) em Ouro Preto. Mas em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, Carla Redano (Patriota), Isaú Fonseca (MDB), Adailton Fúria (PSD) e Flori Cordeiro (Podemos) respectivamente. Flori poderá concorrer a um novo mandato. Ele só assumirá no próximo dia 1º, porque o prefeito e vice anteriores, Eduardo Japonês e Patrícia da Glória, ambos do PV foram cassados por compra de votos nas eleições de 2020. Foi necessária eleição proporcional para eleger o novo prefeito e vice de Vilhena. Carla, Isaú e Fúria não deverão ter dificuldades para se reelegerem, e Flori, irá depender do seu desempenho, após assumir a partir de janeiro.
Respigo
Como estamos em período natalino é comum lojas, shoppings e até igrejas montarem o presépio, que simboliza o verdadeiro espírito natalino. O problema é que a maioria comete um erro comum, mas grave nas montagens dos presépios +++ Quase todos montam os presépios no início do mês de dezembro, 15 dia antes do Natal. E a maioria com Jesus já na manjedoura +++ Não que Jesus na manjedoura esteja errado, ocorre que ele nasceu no dia 25 de dezembro, Natal, não quando foi montado o cenário +++ É uma cena que a maioria dos visitantes não nota. Mas é uma prática quase que geral, que não é correta +++ A greve dos aeroviários, iniciada ontem (19) nos maiores aeroportos do Brasil já provocou atrasos de vários voos em Brasília, São Paulo (Guarulhos), Rio (Galeão), Confins (Belo Horizonte, Viracopos (Campinas) e Fortaleza. Pilotos e comissários de bordo querem ajustes salariais +++ A paralisação teve início ontem (19) e terá prosseguimento, segundo os grevistas, enquanto o problema não for solucionado. O movimento paredista tem horário para ser aplicado, sempre das 6h às 8h.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
