PP, FD, PL e União Brasil já definiram chapas majoritárias, Podemos busca nomes a vice e ao Senado, segundo turno é inevitável em Rondônia
Eleições – Os nomes dos candidatos a governador de Rondônia já estariam definidos pelos principais partidos e federações. Nas convenções partidárias encerradas no último dia 5, o PP tem como candidato à sucessão estadual o ex-governador Ivo Cassol, o União Brasil, Marcos Rocha, que busca a reeleição; a Frente Democrática (PT, PV, PCdoB, PSB, Solidariedade, PDT) o ex-governador Daniel Pereira; Podemos o deputado federal Léo Moraes; Psol/Rede, Pimenta de Rondônia, PL o senador Marcos Rogério. Daniel, Rogério e Rocha já definiram os vices, Anselmo de Jesus, Flávia Lenzi e Sérgio Gonçalves, respectivamente.
Senado – O candidato da Frente Democrática para o Senado é Acir Gurgacz, que buscará a segunda reeleição. O PP tem a deputada federal e presidente regional do partido, Jaqueline Cassol na disputa da única das três vagas ao Senado e o PL o empresário de Vilhena, Jaime Bagattoli. Dentre os cinco candidatos com maior possibilidade de vitória, somente o Podemos, de Léo Moraes não tem nomes a vice e ao Senado, que deverão ser apresentados até o próximo dia 15. Psol e Rede definiram Pimenta de Rondônia (Psol) para governador e Michele Tolentino (Rede) a vice. O Republicano, que está fechado com o União Brasil, tem a deputada federal Mariana Carvalho, que está no segundo mandato concorrendo ao Senado. O partido está fechado com Rocha.
Lideranças – Rondônia tem hoje três dos candidatos, ou pré-candidatos –porque o prazo para registro terminará no próximo dia 15, mas as convenções já foram realizadas no período de 20 de julho a 30 de agosto– que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. Marcos Rogério, do PL, Marcos Rocha, do União Brasil e Ivo Cassol, do PP, que chegou na última hora e conseguiu viabilizar seu nome à sucessão estadual compõe o trio pró-Bolsonaro. Não se tem dúvidas, que teremos eleições a governador em dois turnos em Rondônia. Os nomes aprovados em convenções indicam, que Rocha, Rogério ou Cassol disputam uma das vagas ao segundo turno. Já Daniel Pereira é do grupo de partidos, simpáticos ao ex-presidente Lula da Silva, do PT, que compõe a Frente Democrática no Estado.
Equilíbrio – A princípio se esperava que Rocha e Rogério estariam envolvidos numa luta ferrenha para conseguir a vaga do centro-direita para segundo turno. A chegada repentina de Cassol, que estava inelegível provocou um abalo no segmento e está muito difícil saber, quem está com maiores chances de chegar ao segundo turno. Pesquisas para consumo interno, sérias e não para satisfazer grupos podem apontar com um mínimo de segurança a real situação. A certeza é que, dos três, um irá para o segundo turno. E que Daniel Pereira, da FD, navega com certa tranquilidade nas águas do segundo turno à espera do adversário, hoje indefinido. Quem negociar melhor no segundo turno e somar forças será o futuro governador, por enquanto, uma enorme interrogação.
Agro - A Confederação Nacional de Agricultura (CNA) projeta colocar na quarta-feira (10), mais de três mil produtores rurais no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, durante o ato de entrega do documento conhecido como “Encontro Nacional do Agro” revelando aos candidatos à presidência da República, senadores, deputados federais e estaduais a insatisfação do setor produtivo com a política desenvolvida pelo governo federal. Acompanha a caravana de Rondônia, o jornalista, José Luiz Alves, que produzirá matérias jornalísticas para o “Diário da Amazônia”, RONDONIA DINÂMICA e Rede TV! Rondônia. O evento por sua oportunidade e importância no contexto econômico, por certo, “vai marcar nos meios produtivos”, diz Hélio Dias, presidente da Federação Rural de Rondônia.
Respigo
Erramos. Na Opinião postada no sábado (6) com o título “Política é como nuvem. Você olha está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”, o nome correto da vice do senador Marcos Rogério (PL) é Flávia Lenzi, e não Flávia “Caetano”, como foi publicado +++ Fica a correção. Desculpe a nossa falha +++ O jovem suplente de deputado estadual, Aziz Rahal, do Patriota esteve na última semana em Porto Velho. Aziz mantém contatos com amigos trabalhando numa pré-campanha em busca de parcerias para o projeto político de concorrer a uma das vagas na Assembleia Legislativa nas eleições de outubro próximo. Para quem estava acostumado às temperaturas elevadas em Rondônia, sempre acima de 30 graus e sensação térmica de até 39 graus ficou surpreso com a chuva amena em Porto Velho, na madrugada e manhã de hoje (8) +++ Por volta das 12h os termômetros registravam 27 graus. E sensação térmica de 29 graus +++ A Escola do Legislativo, mantida pelos deputados estaduais e comandada pelo diretor-geral Fábio Ribeiro reiniciou as aulas na sua sede em Porto Velho, na manhã de hoje (8). Estão sendo ministrados cursos de Oratória, Atendimento ao Público e de Fotografia a dezenas de alunos +++ Os cursos têm duração de 20 horas/aula e atendem servidores da Ale-RO e de outros órgãos públicos (federal, estadual e municipal). Mais de 100 alunos participam dos cursos, que serão encerrados na sexta-feira (12) com entrega de certificados de conclusão.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
