Presidente da Ale-RO Marcelo Cruz abre fila de pré-candidatos em Porto Velho, os 95 anos da Pérola do Mamoré, quem é o prefeito de Candeias do Jamari?
Prefeito – Os órgãos de comunicação de Rondônia “bombaram” durante o dia-noite de ontem (terça-feira-9) com o anúncio, pelo Instagram, de o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (PRTB-PVH) da sua pré-candidatura a prefeito de Porto Velho, nas eleições municipais de outubro próximo, quando também serão eleitos vice e vereadores. Não há dúvida que o jovem presidente da Ale-RO é uma das principais revelações da política regional. Articulador, visionário, cumpridor de compromissos, habilidoso, Marcelo Cruz é um nome com força política suficiente para disputar a sucessão municipal na capital, onde ele já foi vereador e pavimentou sua caminhada rumo ao Legislativo Estadual. Com um partido na mão, no caso o PRTB, que tem como presidente o seu pai, Evanildo Ferreira, e a presidência da Ale-RO, Marcelo inicia um ousado plano para ser prefeito de Porto Velho.
Prefeito II – Formatar uma pré-candidatura a prefeito de uma capital com cerca de 350 mil eleitores não é tarefa fácil. Exige paciência, organização e liderança. Uma pergunta desafia aos mais experientes integrantes dos bastidores da política: por que já colocar o nome como pré-candidato se as convenções partidárias serão realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto? Faltam mais de Três meses, por que a pressa? Longe de ser um pitoniso, porém, como o presidente Marcelo Cruz está sempre caminhando à frente, até as convenções partidárias teremos muitas “idas e vindas” no processo político-eleitoral para escolha do futuro prefeito de Porto Velho, mas, desde ontem (9) ele é o primeiro pré-candidato à sucessão municipal da capital.
Guajará-Mirim – A “Pérola do Mamoré” de Rondônia, Guajará-Mirim, segundo município a ser criado no Estado, passa por situação difícil na economia. A Área de Livre Comércio, implantada na década de 90 não foi bem aproveitada, e hoje a cidade tem um comércio com a maioria das portas fechadas. Antes a movimentação em finais de semana era enorme e difícil de conseguir reservas em hotéis, todos lotados, para compras na Bolívia (Guayaramerin) e no livre comércio de Guajará. Hoje Guajará-Mirim está completando 95 anos de instalação da Comarca, a primeira de Rondônia e estão programadas várias atividades festivas, além de homenagem a desembargadora aposentada, Ivanira Feitosa Borges, primeira juíza de Rondônia com a presença do presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Raduan Miguel Filho.
Eleições – A sucessão municipal é destaque na política do município quase centenário de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia. E o PP, que está sendo reorganizado no Estado pelo ex (governador, senador e prefeito) Ivo Cassol, que preside o partido no Estado terá candidatura própria na maioria dos municípios de Rondônia e, a “Pérola do Mamoré”, está entre as prioridades do grupo liderado por Cassol. Fábio de Oliveira, o Netinho é empresário bem-sucedido na área de agropecuária, já foi vereador e presidente do legislativo municipal. Ele é pré-candidato a prefeito pelo PP, e já elabora um Plano de Governo tendo como algumas das prioridades a reordenação da saúde, educação e a área social do município, dentre outras prioridades administrativas.
Candeias – O município é recordista em troca de prefeitos nos últimos anos devido à morte e cassações de mandatos por corrupção. Nos últimos onze anos, já passaram pela prefeitura dez prefeitos e o atual Aussemir Almeida (PSB), permanecerá até a eleição suplementar de 9 de junho, quando será eleito o novo prefeito para um mandato-tampão até o final do ano, pois teremos eleições municipais (prefeito, vice e vereador) em outubro próximo. O prefeito (interino) é Aussemir, mas o ex, Valteir Queiroz, que foi cassado, estava esta semana reunido com representantes de uma empresa responsável pela limpeza pública no município, dentro da prefeitura, como se fosse o prefeito. Será que Valteir perdeu o mandato, mas continua mandando no Poder Executivo? E os vereadores, os “fiscais do povo”, o que estão fazendo? Aussemir é prefeito somente para assinar os atos e quem manda é Valteir? É o fim da rosca...
Respigo
Em Porto Velho são constantes os furtos de fios da iluminação pública. O mais recente foi na Estrada do Japonês, alvo de vandalismo essa semana +++ É difícil o flagrante de furto de fiação pública, mas é necessário que as autoridades apertem o cerco a esses marginais. Um bom começo seria uma fiscalização permanente em locais que compram esse tipo de material +++ Os ferros-velhos seriam um deles, e em Porto Velho têm muitos. Só não é admissível, que nossas autoridades aleguem que não saibam quem são os receptadores +++ O Inverno Amazônico, período de chuvas diárias e intensas está chegando ao fim em Rondônia. Mesmo assim, ainda chove com intensidade em todo o Estado, como em Porto Velho à noite toda de ontem (9) para hoje, quarta-feira +++ Há tempos não tínhamos na Assembleia Legislativa (Ale) um diálogo de alto nível como na reunião ordinária na tarde de terça-feira (9) entre os deputados Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná) e o Delegado Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes). Discutiram um assunto polêmico relacionado a (Educação), mas sem perder a linha, como verdadeiros parlamentares +++ Relembramos os bons tempos de deputados de elevada capacidade na tribuna, como Jacob Atallah, José Bianco, Amir Lando, Tomas Correia, Amizael Gomes da Silva, dentre outros, que deixaram saudades. A discussão Laerte/Camargo foi realmente gratificante a quem gosta de política na sua essência.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
