Presidente da Ale-RO Marcelo Cruz abre fila de pré-candidatos em Porto Velho, os 95 anos da Pérola do Mamoré, quem é o prefeito de Candeias do Jamari?
Prefeito – Os órgãos de comunicação de Rondônia “bombaram” durante o dia-noite de ontem (terça-feira-9) com o anúncio, pelo Instagram, de o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (PRTB-PVH) da sua pré-candidatura a prefeito de Porto Velho, nas eleições municipais de outubro próximo, quando também serão eleitos vice e vereadores. Não há dúvida que o jovem presidente da Ale-RO é uma das principais revelações da política regional. Articulador, visionário, cumpridor de compromissos, habilidoso, Marcelo Cruz é um nome com força política suficiente para disputar a sucessão municipal na capital, onde ele já foi vereador e pavimentou sua caminhada rumo ao Legislativo Estadual. Com um partido na mão, no caso o PRTB, que tem como presidente o seu pai, Evanildo Ferreira, e a presidência da Ale-RO, Marcelo inicia um ousado plano para ser prefeito de Porto Velho.
Prefeito II – Formatar uma pré-candidatura a prefeito de uma capital com cerca de 350 mil eleitores não é tarefa fácil. Exige paciência, organização e liderança. Uma pergunta desafia aos mais experientes integrantes dos bastidores da política: por que já colocar o nome como pré-candidato se as convenções partidárias serão realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto? Faltam mais de Três meses, por que a pressa? Longe de ser um pitoniso, porém, como o presidente Marcelo Cruz está sempre caminhando à frente, até as convenções partidárias teremos muitas “idas e vindas” no processo político-eleitoral para escolha do futuro prefeito de Porto Velho, mas, desde ontem (9) ele é o primeiro pré-candidato à sucessão municipal da capital.
Guajará-Mirim – A “Pérola do Mamoré” de Rondônia, Guajará-Mirim, segundo município a ser criado no Estado, passa por situação difícil na economia. A Área de Livre Comércio, implantada na década de 90 não foi bem aproveitada, e hoje a cidade tem um comércio com a maioria das portas fechadas. Antes a movimentação em finais de semana era enorme e difícil de conseguir reservas em hotéis, todos lotados, para compras na Bolívia (Guayaramerin) e no livre comércio de Guajará. Hoje Guajará-Mirim está completando 95 anos de instalação da Comarca, a primeira de Rondônia e estão programadas várias atividades festivas, além de homenagem a desembargadora aposentada, Ivanira Feitosa Borges, primeira juíza de Rondônia com a presença do presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Raduan Miguel Filho.
Eleições – A sucessão municipal é destaque na política do município quase centenário de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia. E o PP, que está sendo reorganizado no Estado pelo ex (governador, senador e prefeito) Ivo Cassol, que preside o partido no Estado terá candidatura própria na maioria dos municípios de Rondônia e, a “Pérola do Mamoré”, está entre as prioridades do grupo liderado por Cassol. Fábio de Oliveira, o Netinho é empresário bem-sucedido na área de agropecuária, já foi vereador e presidente do legislativo municipal. Ele é pré-candidato a prefeito pelo PP, e já elabora um Plano de Governo tendo como algumas das prioridades a reordenação da saúde, educação e a área social do município, dentre outras prioridades administrativas.
Candeias – O município é recordista em troca de prefeitos nos últimos anos devido à morte e cassações de mandatos por corrupção. Nos últimos onze anos, já passaram pela prefeitura dez prefeitos e o atual Aussemir Almeida (PSB), permanecerá até a eleição suplementar de 9 de junho, quando será eleito o novo prefeito para um mandato-tampão até o final do ano, pois teremos eleições municipais (prefeito, vice e vereador) em outubro próximo. O prefeito (interino) é Aussemir, mas o ex, Valteir Queiroz, que foi cassado, estava esta semana reunido com representantes de uma empresa responsável pela limpeza pública no município, dentro da prefeitura, como se fosse o prefeito. Será que Valteir perdeu o mandato, mas continua mandando no Poder Executivo? E os vereadores, os “fiscais do povo”, o que estão fazendo? Aussemir é prefeito somente para assinar os atos e quem manda é Valteir? É o fim da rosca...
Respigo
Em Porto Velho são constantes os furtos de fios da iluminação pública. O mais recente foi na Estrada do Japonês, alvo de vandalismo essa semana +++ É difícil o flagrante de furto de fiação pública, mas é necessário que as autoridades apertem o cerco a esses marginais. Um bom começo seria uma fiscalização permanente em locais que compram esse tipo de material +++ Os ferros-velhos seriam um deles, e em Porto Velho têm muitos. Só não é admissível, que nossas autoridades aleguem que não saibam quem são os receptadores +++ O Inverno Amazônico, período de chuvas diárias e intensas está chegando ao fim em Rondônia. Mesmo assim, ainda chove com intensidade em todo o Estado, como em Porto Velho à noite toda de ontem (9) para hoje, quarta-feira +++ Há tempos não tínhamos na Assembleia Legislativa (Ale) um diálogo de alto nível como na reunião ordinária na tarde de terça-feira (9) entre os deputados Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná) e o Delegado Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes). Discutiram um assunto polêmico relacionado a (Educação), mas sem perder a linha, como verdadeiros parlamentares +++ Relembramos os bons tempos de deputados de elevada capacidade na tribuna, como Jacob Atallah, José Bianco, Amir Lando, Tomas Correia, Amizael Gomes da Silva, dentre outros, que deixaram saudades. A discussão Laerte/Camargo foi realmente gratificante a quem gosta de política na sua essência.