PSB e Podemos unidos para disputar a prefeitura da capital, Lucivaldo eleito prefeito de Candeias do Jamari, Melkinho ou Rosani concorrem à Prefeitura de Vilhena
Candeias – Com um índice de abstenção elevado o prefeito interino, Lucivaldo Fabrício (DC) venceu a eleição suplementar realizada no último domingo (7) em Candeias do Jamari. Lucivaldo, que era presidente da câmara de vereadores assumiu a prefeitura com a cassação do ex-prefeito, Luiz Ikenohuchi (DEM), que era vice e estava no cargo, após a morte do ex-prefeito, Chico Pernambuco (PSB), eleito em 2016 e assassinado em março de 2017. No mandato 2016/20 Lucivaldo é o quarto prefeito a assumir o cargo. Ele foi eleito com 4.374 votos (35,67%). Valteir Queiroz (PMN) foi bem votado e obteve 3.923 votos (35,67%) e ficou em segundo lugar. O ex-deputado estadual Ribamar Araújo (PR) somou 2.663 votos (24,21) e Paulo Cadilak (PSTU) 38 votos (0,35%).
Candeias II – O município tem quase 17 mil eleitores e somente 11.380 compareceram às urnas e 5.595 deixaram de votar (32,96% de abstenção). Lucivaldo teve o apoio do grupo liderado pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual Lindomar Garçon, que muitos julgavam que estava “morto” politicamente, mas demonstrou que, ainda, está com fôlego eleitoral no município onde iniciou a sua vida pública. Lucivaldo, que é jovem e sem vícios dos políticos tradicionais (Garçon e Cia.) tiver condições de fortalecer Candeias e dar um Norte para a administração municipal poderá até se reeleger no próximo ano. Ele recebeu a confiança do povo, agora a expectativa é que faça a sua parte na saúde, educação, saneamento básico, estradas rurais, valorizar o servidor público.
Podemos/PSB – A saída do ex-governador Daniel Pereira do PSB, para assumir a presidência regional do Solidariedade em Rondônia não foi um ato comum. Daniel, que deixou de concorrer à reeleição a governador do Estado em 2018, após assumir o cargo em abril do mesmo ano, vago, porque Confúcio Moura (MDB), foi candidato –vitorioso– ao Senado em outubro último, porque tinha compromisso de apoiar o senador Acir Gurgacz (PDT), que não conseguiu registrar a candidatura preara sua candidatura a prefeito de Porto Velho em 2020.
Podemos/PSB II – O presidente do diretório regional do PSB, deputado federal Mauro Nazif, que já foi prefeito de Porto Velho está fechado com o jovem deputado federal Léo Moraes, que preside o Podemos no Estado, para a disputa da Prefeitura de Porto Velho em 2020. Léo disputou a prefeitura em 2016 e foi derrotado pelo atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB) em eleição atípica, mais ou menos como a do governador Marcos Rocha (PSL), quando o povo demonstrou que queria mudança. Rocha também contou com o fenômeno Bolsonaro, que facilitou a eleição ao governo. Com Mauro indicando o vice de Léo Moraes, Daniel ficaria fora da disputa direta, por isso a mudança para o Solidariedade. Quem viver verá...
Donadon – Em Vilhena a Família Donadon bota fé que a ex-prefeita, Rosani deverá ter condições legais para disputar a prefeitura nas eleições municipais (prefeito e vereador de 2020. Ela foi eleita em 2016, mas teve o registro da candidatura cassado em abril de 2018, quase dois anos depois das eleições. Foi marcada eleição suplementar e Rosani tentou, mas não conseguiu registrar a candidatura e foi eleito o atual prefeito, Eduardo Japonês (PV). Caso Rosani não consiga legalidade para concorrer no próximo ano, a bola da vez é o filho do casal Rosani/Melki, o jovem Melkinho. A família já teve Melki prefeito em Colorado do Oeste e Vilhena e os irmãos Natan, que já foi deputado federal e Marcos, estadual. A mulher de Marcos, Rosângela foi reeleita em 2018 à Assembleia Legislativa (Ale).
Respigo
O bicho está pegando e aumentando a cada dia a violência e a criminalidade. A propriedade rural de um cidadão, que também é dono de uma empresa de segurança foi invadida no início da noite de domingo (7) oito elementos armados +++ Renderam as pessoas que estavam na casa e levaram um trator Valtra, um caminhão caçamba MB, pá carregadeira caterpillar, caminhão caçamba MB, caminhão MB muck, motocicleta Titan 150cc, furadeiras, maquita, motosserra, celulares. A criminalidade continua desafiadora e coloca em xeque a segurança da população +++ O trânsito de Porto Velho é sempre motivo de críticas na coluna e isso não ocorre por acaso. A sinalização é deficiente, a fiscalização não existe, orientação zero e apenas a indústria de multas funciona com eficiência. Um exemplo da falta de responsabilidade dos membros da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran +++ No cruzamento das ruas Elias Gorayeb com a Calama, região das mais movimentadas da capital não tem nenhuma placa de cruzamento preferencial, no caso seria a Calama, para quem vem no sentido bairro/centro O problema é que a Elias é preferencial da Costa e Silva até a Calama e só não ocorreu acidente grave por sorte.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
