PSDB pretende manter Hildon e eleger Laerte Gomes, com Casa Civil vaga governo Marcos Rocha patina, maioria do eleitorado de Rondônia é de mulheres
Feriadão – Porto Velho amanheceu hoje (quinta-feira) com diminuto movimento de veículos e pessoas, bem abaixo do que ocorre normalmente. Governo do Estado, Assembleia Legislativa (Ale) e prefeitura estão com as atividades suspensas até a próxima segunda-feira (22) devido a decretos de ponto facultativo hoje (18) e, como amanhã (19) é Sexta-Feira da Paixão, feriado nacional os servidores públicos do Executivo, Legislativo Estadual e do município de Porto Velho ganharam um feriado prolongado. Os da Ale, ainda, com o dinheiro no bolso, pois o presidente do legislativo estadual, Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) pagou o salário de abril na última quinta-feira (17).
PSDB – Os tucanos tem a presidência regional da deputada federal Mariana Carvalho, mas quem realmente “dá as cartas” é o ex-senador Expedito Júnior, que durante muitos anos presidiu o partido em Rondônia, mesmo sem mandato, o que demonstra sua força partidária. Hoje Expedito está sem mandato, mas o partido tem o prefeito da capital (Hildon Chaves) e o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes, além de Mariana e do seu filho, Expedito Neto, que preside o PSD, mas é um aliado fiel na Câmara Federal.
Futuro – Nas eleições municipais do próximo ano Expedito pretende ampliar a força do PSDB e do seu grupo no Estado. Além da busca pela reeleição de Hildon Chaves, na capital, uma das metas é ganhar a Prefeitura de Ji-Paraná, segundo maior município e colégio eleitoral de Rondônia com 85.978 eleitores nas eleições de 2018. O presidente da Ale, Laerte Gomes é um político em ascensão e esperança dos tucanos na disputa pela sucessão municipal em Ji-Paraná. Caso o PSDB mantenha a prefeitura da capital com Hildon e seja vencedor em Ji-Paraná, Expedito tem uma ótima estrutura para disputar o governo do Estado em 2022, cargo que ele almeja há tempo.
Secretário – A falta de objetividade da administração do governo Marcos Rocha (PSL) é notória, flagrante. Pouco ou quase nada de relevância foi feito e, mesmo as questões mais simples, como resolver a situação dos agentes penitenciários, ainda, indefinida e favorecendo as dezenas de fuga e até ameaça de explosão de presídio se conseguiu solução. Sem nenhuma experiência na administração pública Marcos Rocha não se ateve que os secretários e assessores diretos são fundamentais. A equipe do governador está mais preocupada em “atender o patrão” que população.
Diálogo – Outro problema sério no governo do Estado é a falta de diálogo com a Assembleia Legislativa. Não que o líder do governo, Eyder Brasil (PSL) não queira, ou não tenha competência, mas não consegue, porque falta ao governo um chefe da Casa Civil. É ele quem realmente cuida do trabalho político promovendo diálogo e parcerias com o legislativo estadual, principalmente. Pedro Pimentel, que ocupou o cargo e foi para o Planejamento, sua área e responde interinamente pela Casa Civil é um ótimo técnico, mas o que ele entende de política o Pelé “entende” de bomba atômica. Sem alguém experiente na Casa Civil, Marcos Rocha terá muitas dificuldades, como está ocorrendo, para governar e continuará sofrendo críticas dos deputados em razão da falta de diálogo. Já dizia um político ativo de Rondônia: “ninguém administra um Estado suzinho”.
Respigo
As mulheres predominam entre o eleitorado de Porto Velho, onde votaram 334.529 pessoas nas eleições de 2018. Do total de votantes, 173.831 (51.96%) de mulheres e 160.667 (48,04% de homens) +++ Em Ji-Paraná, segundo colégio eleitoral do Estado a situação não é diferente da capital. As mulheres que votaram no município em 2018 somaram 45.035 (53,38%) e os homens 40.943 (47,62%) +++ No entanto a representatividade da mulher é diminuta na Ale com apenas duas mulheres: Rosângela Donadon (PDT-Vilhena) e Cássia dos Muletas (Podemos-Jaru). A situação melhora na Câmara Federal onde dos oito deputados três são mulheres: Mariana Carvalho (PSDB), Sílvia Cristina (PDT) e Jaqueline Cassol (PP), muito pouco para quem é a maioria do eleitorado de Rondônia +++ Amanhã (19) é feriado nacional quando se comemora a Sexta-Feira da Paixão. A coluna retorna na segunda-feira (22) +++ Quem está hoje mais bravo que cachorro de japonês é o jornalista Sérgio Pires, que assina a coluna “Opinião de Primeira” em “trocentos” sites de notícias, inclusive no Rondônia Dinâmica, porque o Internacional perdeu, nos pênaltis o Campeonato Gaúcho na noite de ontem (17) para o arquirrival Grêmio. Já o seu filho Vinícius, também jornalista, editor do RD e gremista roxo está com o sorriso de orelha a orelha.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
