Quatro partidos devem formatar forte aliança em Rondônia, Fhemeron necessitando de doadores de sangue, eleições de outubro mobilizam lideranças regionais
Sangue – José Luciano Silva Martins, de Guajará-Mirim, sofreu um acidente automobilístico há dias e está internado, em estado grave em Porto Velho e necessitando de cirurgia marcada para quarta-feira (17) no Hospital de Base. Como a ação cirúrgica é delicada e de proporções é necessário muito sangue, e não há bolsas disponíveis, por isso a esposa de Luciano, a Danielly está pedindo a ajuda de todos que puderem doar sangue, fundamental para que seu marido seja salvo. O tipo sanguíneo é O+ (O positivo). Quem tiver condições deve procurar o banco de sangue ao lado do Hospital HB, na Avenida Jorge Teixeira 3.766, em Porto Velho na Fhemeron. Se tiver disposto a doar, seu ato será fundamental para salvar vidas, pois a Fhemeron está com estoque insuficiente para atender a demanda, que é grande neste final-início de ano.
Raspadinha – Para quem gosta de jogar na loteria a tradicional “Raspadinha”, a Lotex está de volta. A partir de março a Caixa Econômica Federal, segundo informações do Ministério da Fazenda (MF), voltará a comercializar o jogo que estava suspenso desde 2015 pelo Governo Federal. Decreto de agosto de 2023 regulamentou a retomada da loteria com os bilhetes sendo físicos e digitais. Até o final deste mês de janeiro o projeto de retomada da loteria será entregue ao MF e a previsão de comercialização até março próximo. Ao adquirir a “Raspadinha”, o comprador deve raspar uma película, quase sempre com uma moeda, e saber se ganhou um prémio que as lotéricas devem pagar em dinheiro. Se não tiver custo elevado, no mínimo será uma terapia com chances de o cidadão ganhar uma grana extra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eleições – Este ano teremos eleições municipais para escolha de prefeitos, vices e vereadores em todo o Brasil. A mobilização já é notória nos bastidores da política de Rondônia, seja em Porto Velho ou nos municípios do interior. Na capital ao menos dez nomes estão em condições de concorrer e, a maioria deles com muitas chances de sucesso. A expectativa é sobre o posicionamento do PT, que está bastante fragilizado e não conta com nenhuma das 21 cadeiras na câmara de vereadores, que a partir de 2025, terá mais duas vagas, já aprovadas para as eleições deste ano. Uma parceria com o MDB, hoje comandado pelo senador Confúcio Moura, muito ligado ao presente Lula da Silva e sua equipe de governo não está descartada. Há informações que as conversas estariam avançadas com o presidente do diretório do MDB de Porto Velho, ex-deputado estadual Williames Pimentel para uma parceria.
Parcerias – A mobilização para juntar MDB e PT na capital também poderia ter a adesão do PSB, hoje comandado pelo jovem político, Vinícius Miguel, advogado e professor universitário, que também tem muito prestígio no maior colégio eleitoral de Rondônia. No interior, pelo que se comenta, o trabalho conjunto entre o MDB e PSB já estaria sendo formatado, pois a proposta seria formar uma forte aliança com o PT e eleger o maior número possível de prefeitos e vereadores, para garantir um suporte para as eleições gerais de 2026, que além de presidente da República, duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas, também elegerão os governadores e respectivos vices. A meta é ter um nome forte da parceria para concorrer ao cargo, hoje ocupado no segundo mandato por Marcos Rocha (UB), de governador.
Parcerias II – Além de a possibilidade de juntar PT, PSB e MDB no Estado, também não se pode descartar o PDT, do ex-senador Acir Gurgacz, que sempre foi parceiro de Lula e tem como um dos objetivos se eleger governador. Não há dúvidas, que uma união entre PT, MDB, PSB e PDT em Rondônia seria uma parceria de enorme peso político, que já trabalharia nas eleições deste ano de forma conjunta para ocupar o maior número de prefeituras e cargos de vereadores possíveis, já garantindo uma base muito forte para 2026, fortalecendo a reeleição de Lula-presidente, que certamente não se elegeu para o cargo para permanecer somente este mandato. As eleições deste ano são fundamentais para o futuro político do PT, PSB, MDB e PDT. Quem viver verá...
Respigo
Lamentável as agressões verbais e ameaças de um PM contra equipes de sites jornalísticos, que estavam cobrindo intenso tiroteio entre policiais e marginais no Bairro Areal, em Porto Velho, no final de semana. O despreparado policial, que é pago com dinheiro do povo, pois é um servidor público tem como obrigação saber quais são seus direitos e obrigações, assim como os profissionais da imprensa +++ O Sinjor, sindicato da categoria em Rondônia e a Fenaj em nível nacional se manifestaram com Notas de Repudio. Seria muito importante uma Nota de Esclarecimento da PM, pois a agressividade gratuita do policial foi desnecessária, fora de propósito e intimidadora +++ O diretor-geral da Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (Ale), Alexandre Silva e sua equipe estão empenhados na elaboração da grade de cursos que serão oferecidos neste ano visando a capacitação dos servidores da Casa do Povo, mas também abertos aos demais órgãos públicos (federal estadual e municipal) e à comunidade com as vagas excedentes. Os cursos noturnos e nos bairros, que foram implantados em 2023 “serão mantidos e ampliados este ano”, segundo o diretor Alexandre.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
