Quem será o candidato governista ao Senado em Rondônia? Bolsonaro ou o filho Flávio decidirão, burocracia do governo do Estado inviabiliza agroindústrias
Senado – O assunto que atualmente mais mobiliza os bastidores da política em Rondônia é a sucessão ao Senado, quando estará na disputa uma das três vagas de cada Estado e do Distrito Federal. A de Rondônia, hoje é ocupada pelo senador Acir Gurgacz (PDT), que está inelegível e não concorrerá nas eleições gerais de outubro próximo. Em nível de Brasil temos dois pré-candidatos declarados à presidência da República, que são Jair Bolsonaro (PL), que buscará a reeleição e o ex-presidente Lula da Silva, do PT. Em Rondônia a discussão maior é sobre quem terá o apoio de Bolsonaro na disputa pelo governo do Estado e ao Senado. E os bastidores estão “fervendo” com cada grupo apresentando seus argumentos.
Senado II – Hoje temos o governador Marcos Rocha, presidente do União Brasil, bolsonaristas de carteirinha e o senador Marcos Rogério, que preside o PL em Rondônia, que foi destaque nacional na defesa de Bolsonaro na CPI do Covid-19, no Congresso Nacional, na disputa pelo governo do Estado. Ocorre uma “briga” entre Rocha e Rogério, para se saber quem terá o aval de Bolsonaro na campanha eleitoral. Mas o debate maior é para a escolha do nome, que estará fechado com o atual presidente na disputa pela vaga ao Senado: a deputada federal Mariana Carvalho, que deixou a presidência regional do PSDB para se filiar ao União Brasil, e o empresário Jaime Bagattoli, que foi candidato em 2018 e ficou na terceira colocação, bem perto do segundo colocado –e eleito– Confúcio Moura (MDB,).
Senador III – Até as convenções partidárias, que estão se aproximando (20 de julho a 5 de agosto), para escolha dos candidatos “muita água irá rolar embaixo da ponte”, diz o conhecido adágio popular. Mariana tem o apoio do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro. Flávio esteve várias vezes em Rondônia em visita não oficial. O senador é muito amigo da deputada federal Mariana Carvalho, e tem seu apoio numa pré-candidatura ao Senado nas eleições deste ano. Como ficará o empresário vilhenense Jaime Bagattoli (PL), partido de Bolsonaro, caso a informação se confirme? Ele é pré-candidato desde quando perdeu as eleições ao Senado em 2018, ocupando a terceira colocação, com pouco mais de 18 mil votos a menos que Confúcio Moura (MDB), que se elegeu com Marcos Rogério, na época no DEM, que foi o primeiro colocado. Até as convenções saberemos quem manda mais. Se for Bolsonaro, Bagattoli; se Flávio, Mariana.
RRS – A concentração das atividades políticas, sociais e econômicas de Rondônia estará concentrada a partir de sábado (21) em Ji-Paraná. É que o município sediará a 9ª Rondônia Rural Show (RRS), maior feira de agronegócios e tecnologia da região Norte, que não ocorria deste 2019 em razão da pandemia. A abertura da 9ª RRS será no domingo (22) com o hasteamento do pavilhão nacional no recinto do parque às 10h. A maior e mais importante feira de Rondônia será encerrada no domingo (28) às 18h. A expectativa de comercialização é de R$ 1 bilhão de negócios formalizados e previsão de cerca de 200 mil pessoas circulando pelo local durante os dias de feira.
Agroindústrias – A agricultura familiar, composta de pequenas indústrias está enfrentando problemas devido ao excesso de burocracia para abertura e regularização da documentação. E o problema estaria ocorrendo devido à falta de apoio do governo do Estado, que não facilita, mas complica o trabalho de regularização, segundo disse o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PSB-Jaru), na tribuna da Assembleia Legislativa (Ale), esta semana. Segundo ele, “falta agilidade na liberação de documentos”, além de negligência, que está prejudicando a industrialização familiar. O governador Marcos Rocha (União Brasil) precisa saber o que está ocorrendo com a “burocracia” administrativa de sua equipe, encarregada de liberar licenças, documentação, selos, taxas. É o fim da rosca...
Respigo
A próxima semana será prejudicada comercialmente em Porto Velho devido ao feriado municipal de terça-feira (24). Na data é comemorado o Dia da Padroeira do município, Nossa Senhora Auxiliadora +++ Como provavelmente os órgãos públicos municipais estarão fechados, não estaria descartado decreto de “ponto facultativo na segunda-feira (27) pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB). Quem tem negócios relacionados a prefeitura deve antecipar suas ações +++ Está sendo realizada uma campanha da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia-Glomaron para construção da Casa de Apoio Filhos de Hiran, às imediações do Hospital do Amor, em Porto Velho. O local terá mais de 3 mil metros quadrados de área construída e atenderá, gratuitamente, pessoas que necessitarem de atendimento no Hospital do Amor +++ Doações podem ser realizadas pelo telefone (69) 3223.1172 e também, através dos bancos do Brasil (Ag. 0102-3 – CC 78.887-2) e Sicoob-Portocredi (Ag. 3221 – CC 401.338-7. Iniciativa das mais importantes a dos membros da Glomaron no apoio a pessoas, que realmente carecem de uma ação real de amor ao próximo +++ A temperatura baixa desde a quarta-feira (18) em todo país chegou a Rondônia, como se noticiou na coluna de ontem. Hoje (19) a média durante o dia foi de 24 graus, mas a previsão para a noite/madrugada é de 16 graus.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
