Relatório da ONU aponta ‘alto número de violações dos direitos humanos’ em protestos no Chile

Do Estadão:
O escritório da alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, divulgou nesta sexta-feira, 13, relatório em que aponta um “alto número de violações dos direitos humanos” cometidas pela polícia durante os protestos que ocorrem no Chile desde 18 de outubro.
“Essas violações incluem o uso excessivo e desnecessário da força que causou mortes e ferimentos, tortura e maus-tratos, violência sexual e detenções arbitrárias”, disse o documento de 30 páginas do Escritório de Direitos Humanos da ONU, cujos representantes ficaram no Chile durante três semanas em novembro.
O relatório apontou que “existem razões bem fundamentadas para acreditar que, desde 18 de outubro, foi cometido um elevado número de violações de direitos humanos”.
“Os carabineros falharam repetidamente em cumprir o dever de distinguir entre pessoas que se manifestaram pacificamente e manifestantes violentos”, informou o documento. Uma das questões que mais chamou a atenção dos especialistas foi “o número alarmante de pessoas com lesões nos olhos ou no rosto”, em razão do “uso desproporcional e, às vezes, desnecessário” de armas com balas de borracha.
(…)