Residências do DER em processo de sucateamento, prefeito Hildon substitui secretários, por que os agentes não organizam o trânsito da capital?
Secretariado – O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) promoveu novas mudanças na sua equipe de trabalho. Desde a sua posse em janeiro de 2017, Hildon já trocou praticamente toda a equipe do primeiro escalão. As mais recentes são na Secretaria Municipal de Educação (Semed), saindo César Licório para a entrada de Márcio Antônio Cesar Ribeiro e na Secretaria Geral de Governo, onde Basílio Leandro de Oliveira substituiu Luiz Fernando Martins. Na semana anterior o advogado Edmir Monteiro Brasil Neto assumiu a Secretaria de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur) e o coronel da reserva, Amoan Itai Garret a Casa Militar. Mas virão mais mudanças em breve.
Trânsito – A Prefeitura de Porto Velho deve organizar o trânsito, ou ao menos tentar. Nos horários de pico (manhã, das 12h às 14h e à tarde) fica muito difícil circular pela área central da cidade. Às imediações dos colégios a situação fica mais crítica, porque os pais não podem levar os filhos 5 minutos, 10minutos, 15minutos antes à escola e chegam quase todos na mesma hora. Por que a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) não coloca agentes de trânsito para organizar o setor em locais de grande movimento em horários de pico? Onde não há semáforos, como no cruzamento da Duque de Caxias com a Tenreiro Aranha poderia um ou dois agentes coordenar o trânsito. Eles não são remunerados para isso? Não basta ficar na sombra de árvores ou marquises das lojas nos cruzamentos, multando.
Comissionados – Decreto publicado esta semana pelo governo federal muda critérios para contratação de servidores comissionados. Com os novos critérios, que serão aplicados a partir do próximo dia 15 pessoas que caírem nos critérios de inelegibilidade da Ficha Limpa, não poderão exercer cargos em comissão. Idoneidade moral e reputação ilibada; perfil profissional ou formação compatível acadêmica com o cargo ou função que irá exercer também estão entre os critérios para contratação. A medida também poderá servir de referência para que estados e municípios adotem os mesmos critérios, que certamente será inevitável em futuro próximo.
DER – O deputado estadual Dr. Neidson (PMN/Guajará-Mirim), propôs esta semana a formação de uma Comissão Especial com o objetivo de saber da real situação do DER e das Residências do interior. A iniciativa é oportuna, necessária. As estradas pavimentadas ou não do Estado estão sem as mínimas condições de tráfego isolando regiões, comprometendo o escoamento da produção agrícola e o trânsito das pessoas. O DER estaria sem recursos financeiros, o parque de máquinas sucateado e as Residências espalhadas pelo interior em precárias condições.
Residências – O deputado Adelino Follador (DEM-Ariquemes), que todas as semanas reclama da passividade do DER disse que a autarquia está tendo dificuldades, até para comprar lama asfáltica, para atender a demanda que é enorme, pois as rodovias que deveriam estar pavimentadas estão tomadas pelos buracos. As Residências instaladas em municípios polos estão em estado de abandono. Dificilmente o Estado terá condições de recuperar e adquirir máquinas e equipamentos para, pelo menos, melhorar as condições das rodovias. Se hoje a situação já é crítica, no verão (seca), que inicia no próximo mês de abril não se terá tempo hábil para recuperar a malha viária pavimentada (sic) e as de leito natural até o próximo inverno.
Respigo
Os institutos de meteorologia previam para a última quarta-feira (20) friagem em Rondônia. Mas o dia foi quente, porém hoje (21) pela manhã os termômetros marcavam 23 graus e por volta das 13h em torno de 27 graus +++ Há um movimento muito grande em torno da criação pelo governo do Estado de delegacias de polícia especializadas às mulheres, porque hoje existem cerca de meia dúzia. Não seria o caso de a delegacia de polícia normal atender homens e mulheres da mesma forma? +++ O tempo que ser perde cobrando, sugerindo e reivindicando delegacias especializadas, por que não o atendimento compartilhado? Impressiona o número de agressões a mulheres, em Rondônia com índices elevados sem que os marginais travestidos de “homens” sofram as devidas consequências +++ E a eleição suplementar em Candeias do Jamari, onde o prefeito Luiz Ikenohuchi (PSB) foi afastado pelos vereadores será realizada quando? O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não se manifestou, mas o prazo de 60 dias já está praticamente na metade.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
