Responsáveis por mais de 50% do PIB do Estado “na bronca” com Marcos Rocha, a revolta das colheitadeiras, onde estão as máquinas furtadas do DER?
Agronegócio – Os representantes do agronegócio que apostaram suas fichas na candidatura do coronel Marcos Rocha (PSL), na sua caminhada na disputa–vitoriosa– ao governo de Rondônia estão com o carrapato atrás da orelha temendo que ele não cumpra os compromissos alinhados com setor produtivo antes da campanha eleitoral. Eles se queixam publicamente que “os agentes penitenciários” que assessoram o governador eleito não permitem que eles apresentem suas sugestões ao futuro chefe do executivo. Blindaram o coronel.
Colheitadeiras – Não há como descartar a possibilidade de um rompimento entre o setor produtivo e o futuro governo de Rondônia, inclusive até com protestos e colheitadeiras expostas interrompendo o trafego na BR 364, se necessário for. Pode ser o fim de um relacionamento produtivo, que até então tem tudo para dar certo, mas que por insensibilidade política dos que cercam Marcos Rocha caminha na contramão da história. A falta de visão da administração pública fomenta problemas e não soluções.
Independência – O agronegócio representa 51% do Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia. É independente e sobrevive sem as benesses do governo. Será que o Poder Executivo resiste à ausência do apoio político do setor produtivo? Além de chuvas e trovoadas pode vir chumbo grosso por aí. Tudo pela falta de sensibilidade da maioria de um novo grupo que ganhou o governo no colo e não sabe ao menos embalá-lo.
Soja – Estudos de 10 anos atrás de uma multinacional, que investiu e continua investindo no setor produtivo agrícola em Rondônia já sinalizavam que o Estado em poucos anos seria produtor em potencial de grãos (soja e milho). Isso já ocorre hoje com a soja. Em 2017 foram produzidas 1,1 milhão/t e para este ano a previsão é de 1,4 milhão/t. Em praticamente todos os 52 municípios já se plantam soja e milho. O aumento de plantio da soja para este ano é 300 mil sacas, mas houve ampliação de área plantada de 340 mil.
DER – Na última semana mais uma pá carregadeira foi furtada do DER-RO. Já levaram máquinas com custos estimados em R$ 500 mil e R$ 200 mil cada uma, em 2013 e 2014 e, mesmo com denúncias, na época do servidor Nélio Dias Rezende elas não foram recuperadas. O governador era Confúcio Moura (MDB), hoje senador-eleito que pouca ou nenhuma importância deu aos fatos, inclusive no furto de caminhões, motores, câmbios, diferenciais, etc. Uma festa sem que os irresponsáveis fossem punidos. Espera-se que o governador Daniel Pereira (PSB) que está deixando o governo tome as devidas providências e exigir a recuperação da máquina furtada no bairro Areia Branca, em Porto Velho no último dia 15. De quem é a responsabilidade?
Respigo
Porto Velho às moscas desde o último sábado (22). Aeroporto Jorge Teixeira movimentado com todos os voos chegando e partindo lotados, inclusive no domingo +++ No Terminal Rodoviário da capital a situação era a mesma. Muita gente deixando a cidade rumando para o interior e a outros centros fora do Estado +++ As empresas tiveram que colocar ônibus extras para atender a demanda. A condição econômico-financeira da maioria da população não é das melhores, mas o povo está viajando +++ Amanhã é Natal, dia do aniversário da pessoa mais importante para o mundo, Jesus Cristo, mas poucos se lembram de parabenizá-lo. Que o Senhor que aniversária no dia 25 distribua bênçãos e muita saúde a todos, sem dúvida o melhor presente: Feliz Natal...
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
