RETROCESSO SEM FIM: ATÉ O ENSINO RELIGIOSO ESTÃO EXUMANDO!!!
16 de dezembro de 2017
951
Leio que acaba de ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação a nova Base Nacional Comum Curricular, definindo o que os 35,8 milhões de estudantes das redes pública e privada do Brasil deverão aprender em cada etapa de sua vida escolar na educação básica (ensinos infantil e fundamental).
Tudo leva a crer que o ministro da Educação Mendonça Filho aprovará integralmente o textículo.
A pior mudança, de longe, é a imposição da obrigatoriedade do ensino religioso no ensino fundamental. Estaremos, passo a passo, voltando à Idade Média? Parece.
Espero que se pretenda apenas obrigar as escolas a oferecerem ensino religioso a quem quiser cursar tais aulas. Caso contrário, tal disposição será inconstitucional, à medida que vai se chocar três vezes com o Art. 5º da Constituição Federal:
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...
![]() |
E a palmatória, vai ser adotada de novo? |
O número de religiões existentes no Brasil é enorme: católica apostólica romana, católica ortodoxa, batista, luterana, presbiteriana, metodista, Assembleia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Universal do Reino de Deus, Evangelho Quadrangular, Deus é Amor, Adventista do Sétimo Dia, Testemunhas de Jeová, mórmons, espiritismo, umbanda, budismo, candomblé, messiânica, judaísmo, neopentecostais, esotéricas, indígenas, islamismo, bahaísmo, hare krishna, hinduísmo, taoísmo, xintoísmo, seicho-no-iê, etc.
Impor a qualquer aluno, de qualquer idade, a presença obrigatória em aulas de outras religiões que não a professada por ele e respectiva família violentaria irremediavelmente sua liberdade de crença. E, claro, não há a mínima possibilidade de cada escola do Brasil dar aulas sobre cada religião do Brasil.
Então, se este arcaísmo for mesmo implementado, que pelo menos se reconheça, como no passado, o direito de os alunos se retirarem da classe quando se for abordar uma religião que não seja a sua.
E, como a coisa seria praticamente inadministrável, que também não haja exigência de comparecimento nem de nota em tal disciplina.
Veem-me à mente dois versos antológicos do canadense Neil Young: "E uma vez que você tenha ido, não pode voltar / Quando está saindo do azul e entrando nas trevas".
Veem-me à mente dois versos antológicos do canadense Neil Young: "E uma vez que você tenha ido, não pode voltar / Quando está saindo do azul e entrando nas trevas".
Após notícia tão deprimente, o antídoto: uma música para indignar carolas.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
POLÍTICA
19 de agosto de 2025
Um plano nefasto
GERAL
15 de agosto de 2025
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (1°/8) para seu signo
ENTRETENIMENTO
1 de agosto de 2025
