Rocha e Maurão costuram parceria visando as Eleições 2022, Raupp livre para concorrer em outubro próximo, violência no campo preocupa o agronegócio em Rondônia

26 de abril de 2022 373

Maurão – Um grupo de pessoas influentes na política regional, confia no ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho, que recentemente assinou filiação partidária ao PTB, e acredita, que ele poderá compor com o governador Marcos Rocha, presidente regional do União Brasil, que é pré-candidato à reeleição. Maurão é um dos nomes mais expressivos da política regional. Foi o primeiro prefeito de Ministro Andreazza, deputado estadual em cinco mandatos e duas vezes presidente do parlamento estadual. Nas eleições de 2018 concorreu pelo MDB, sem apoio nenhum da cúpula do partido, após uma confusão na convenção para escolha dos candidatos e, mesmo assim ficou em terceiro lugar, perdendo a chance de disputar o segundo turno para o atual governador, Marcos Rocha, na ocasião no PSL, por 10.001 votos.  

Maurão II – Recentemente se comentou nas lides palacianas, que o presidente da Ale-RO, deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) poderia ser o pré-candidato a vice de Rocha, mas o assunto não teve solução de continuidade. Redano teria confidenciado a pessoas próximas, que poderá concorrer como pré-candidato ao Senado, ou mesmo à reeleição, não confirmando uma investida no processo majoritário, no caso a vice-governador. Hoje são crescentes os comentários, e a possibilidade é grande de Maurão compor com Rocha fechando uma pré-candidatura a vice-governador. Rocha e Maurão são do segmento evangélico, mas o ex-presidente da Ale-RO tem militância maior e mais abrangente, porque milita há muito mais tempo na política de Rondônia. A realidade é que a dobradinha poderá ocorrer. Quem viver verá...  

Senado – As eleições para escolha de um dos três senadores de Rondônia, que ocorrerão em outubro próximo ganham maior competitividade com a absolvição pelo
Supremo Tribunal Federal (STF), da acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro do ex-senador Valdir Raupp. Raupp presidia o PMDB, hoje MDB em Rondônia e teve problemas na convenção para escolha dos candidatos em 2018. O grupo de apoio a Confúcio Moura, que tinha deixado o governo para concorrer ao Senado, promoveu um quebra-quebra no dia da convenção, porque o ex-governador só teria vaga para concorrer a deputado federal e não ao Senado. Depois de muita confusão, agressões físicas e verbais os nomes de Confúcio e Raupp foram homologados para concorrerem ao Senado. Confúcio se elegeu e Raupp teve uma votação pífia, pouco mais de 80 mil votos e ficou sem mandato, porque não teve espaço no partido.  

Candidato? – Depois de dois mandatos seguidos no Senado, Raupp foi derrotado, perdeu o comando do partido, que ele organizou no Estado, inclusive construindo a sede em Porto Velho e não conseguiu mais um mandato a senador. Raupp sempre foi um político muito participativo e de enorme popularidade eleitoral, mas estava afastado devido a derrota em 2018 e, porque estava inelegível. Com a absolvição pelo STF, Raupp deverá retomar sua caminhada política em Rondônia e provavelmente disputar as eleições deste ano, ao Senado ou mesmo para a Câmara Federal. Resta saber, se a “nova” cúpula do MDB em Rondônia, liderada pelo senador Confúcio Moura, que disse publicamente, que não concorrerá à sucessão estadual este ano, abrirá espaço. Até as convenções (20 de julho a 5 de agosto) teremos uma posição se Raupp conseguirá ou não viabilizar a sua candidatura.  

Agronegócio – Apesar de estar entre as principais fontes de fomento econômico do País, o agronegócio vem enfrentando dificuldades, inclusive em Rondônia. Um dos maiores empreendedores do segmento de soja no Estado, disse recentemente, que hoje, “está muito difícil ser um empreendedor neste País”, devido à violência e instabilidade na área rural. Os produtores rurais do Estado estão mobilizados em busca de uma solução, para que possam continuar a produzir em quantidade e com qualidade, porém, tendo o mínimo de segurança para poder plantar, colher e comercializar a produção. O governo do Estado precisa investir mais e melhor na segurança pública, para garantir, que Rondônia possa produzir sem o temor de marginais travestidos de “agricultores” prejudicarem o trabalho, de quem garante alimento às mesas das famílias.  

Respigo  

Um dos mais importantes eventos político-econômico de Rondônia será realizado no período de 3 a 5 de maio na Assembleia Legislativa de Rondônia. O 3º Fórum dos Legisladores Municipais envolvendo vereadores, terá palestrantes de renome internacional e abordando temas da maior importância para vereadores, assessores, também aos parlamentares e membros dos seus gabinetes +++ A Escola do Legislativo (EL), que pertence a Ale-RO, está trabalhando ativamente no apoio à organização do fórum. O diretor-geral da EL, Fábio Ribeiro, há dias mobiliza boa parte equipe, que trabalha ajudando no evento, que fornecerá uma gama enorme de conhecimentos na área legislativa, para, além de vereadores e assessores, também a deputados e prefeitos devido ao nível elevado dos palestrantes e dos respectivos temas.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)